Lançado o Guia das Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais
26 de janeiro de 2010 - 07:10
O Guia das Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), foi lançado em parceria com o GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), em São Paulo, dia 15 de dezembro. A Fundação Banco do Brasil e a Fundação Odebrecht, junto com o Instituto Camargo Corrêa, também participaram desta ação. O Guia tem como objetivo oferecer aos dirigentes de fundações e institutos empresariais uma referência para a adoção das melhores práticas de Governança em suas organizações, consolidando as orientações do IBGC e as práticas do GIFE sobre o tema.
O secretário executivo da Fundação Banco do Brasil, Alfredo Leopoldo Albano Junior, acompanhou o lançamento em São Paulo. “Para a organização do terceiro setor, em especial as fundações e institutos de origem corporativa, o Guia se apresenta como importante referencial para os órgãos de gestão, controle e fiscalização destas instituições”, destaca.
O conselheiro do IBGC, Alberto Whitaker, afirma que o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto é uma referência para o mundo corporativo. No entanto, devido às peculiaridades do terceiro setor, tornou-se necessário um guia específico para as organizações do segmento.
“Os princípios básicos da Governança Corporativa, como transparência, equidade, responsabilidade corporativa e prestação de contas, podem ser aplicados no mundo corporativo e nas organizações do terceiro setor”, explica Whitaker, acrescentando que, mesmo assim, é necessário um olhar mais específico para que organizações não governamentais possam adotar as melhores práticas de Governança.
O projeto se concretiza 15 anos após o nascimento das duas organizações realizadoras e sinaliza dois importantes avanços da sociedade civil brasileira, ocorridos neste período e intensificados nos últimos anos. O primeiro é o crescimento da sociedade civil organizada, que engajou empresas no papel tanto de financiadoras como de realizadoras de investimento social privado. Já o segundo é a importância, cada vez maior, que passou a ser conferida às práticas de Governança, como importante instrumento de autorregulação em todos os setores.
De acordo com a presidente do Conselho de Governança do GIFE, Denise Aguiar, este lançamento é o primeiro passo de um longo processo. “Queremos que o Guia seja lido por todos, seja usado no dia-a-dia das organizações e se torne referência, contribuindo efetivamente para uma transformação”.
Faça download da versão PDF do Guia em http://bit.ly/guiagovernanca
Mais informações
Fundação Banco do Brasil
Gerência de Comunicação e Mobilização Social
Portal: www.fundacaobancodobrasil.org.br
Twitter: www.twitter.com/fundacaobb
Endereço eletrônico: bruno.maciel@fbb.org.br / isabela.vargas@fbb.org.br / david.telles@fbb.org.br / larissa.leite@fbb.org.br
Telefones: (61) 3310.1974 / 3310. 1951 / 3310-1923 / 3310-1989
Fonte: Fundação Banco do Brasil, 28 de desembro de 2009.