Lançado novo manual de marcas do INPI

12 de março de 2012 - 14:00

      O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) disponibilizou um novo manual para usuários de marcas. O documento está adaptado ao e-Marcas 2.0, sistema de certificação digital lançado no final do ano passado.
     Disponível na íntegra neste
link, a publicação explica o que é propriedade de marca e traz informações sobre os valores de registro, além de abordar os procedimentos para efetuar o protoloco eletrônico. De acordo com a insituição, a ideia é facilitar o acesso dos cidadãos ao tema.
     O e-Marcas 2.0 foi um importante instrumento para elevar os pedidos de marcas em 2011, que atingiram recorde histórico, com cerca de 153 mil solicitações. Trata-se de uma alta de 15%, quando comparado com 2010. Além de mais ágil e segura, a nova ferramenta também contribuirá para a implementação dos pedidos multiclasses e em cotitularidade – requisitos para atuar no protocolo de Madri.
     (Com informações do INPI)

Fonte: Gestão C&T Nº 1120, 8 a 11 de março de 2012.