ITA recebe primeiro protótipo de turbina a gás desenvolvido no Brasil

24 de novembro de 2009 - 06:14

Ontem (18), a Vale Soluções em Energia (VSE) doou ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), o primeiro protótipo de turbina a gás desenvolvido no Brasil, a TVSE1000. O equipamento, que custou R$ 1,7 milhão, gera 1 mil quilowatts de energia, que corresponde ao fornecimento para uma cidade de três a quatro mil pessoas, e reduz em até 40% o índice de poluição, se comparado com os geradores de usinas termoelétricas.
 
     Além disso, a VSE também assinou um convênio com o ITA para a criação do curso de mestrado profissional em turbinas a gás que disponibilizará 20 bolsas financiadas pela Vale. O acordo prevê ainda a ampliação das instalações do ITA, que terá um custo de R$ 50 milhões, permitindo dobrar a capacidade de formação de engenheiros dos atuais 120 para 240 ao ano, a partir de 2010.     
 
     O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, esteve presente na solenidade e disse que a ciência brasileira vem contribuindo com o progresso do país e com a geração de empregos qualificáveis. Para Rezende, o grande desafio do Brasil é criar uma nova matriz energética. “O país precisa de uma cadeia verde em termos de produção de energia”, afirmou.
 
     O ITA é uma instituição associada à ABIPTI.

     (Com informações do MCT)

 

Fonte: Gestão C&T Nº 881, 19 a 22 de novembro de 2009.