Ipen faz 52 anos e inaugura equipamento com tecnologia de ponta

29 de agosto de 2008 - 11:49

Ciclotron consumiu R$ 3,6 milhões em investimentos

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), de São Paulo, Unidade de Pesquisa vinculada à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCT), completa 52 anos de fundação amanhã (28).

Faz parte da programação de aniversário a inauguração de uma outra unidade do cíclotron, equipamento voltado à produção de radiofármacos para a medicina nuclear. O cíclotron é um acelerador de partículas utilizado na produção do flúor marcado com glicose (ou simplesmente FDG), fármaco radioativo empregado em exames oncológicos, cardiológicos e neurológicos de alta qualidade. Com investimentos de R$ 3,6 milhões, o cíclotron tem previsão de entrar em funcionamento até o final deste ano.

O Ipen caracteriza-se pela multidisciplinaridade das atividades que desenvolve nas áreas de saúde, meio ambiente, aplicações de técnicas nucleares, materiais, segurança radiológica, reatores nucleares e fontes alternativas de energia. O conhecimento gerado por seus pesquisadores e técnicos resulta em produtos e serviços de alto valor econômico e estratégico para o País.

Em associação com a Universidade de São Paulo (USP), a instituição mantém um programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) avaliado com grau de excelência pela Capes.
(Assessoria de Imprensa do Ipen)

Fonte: Jornal da Ciência 3585, 27 de agosto de 2008