Ipea apoiará redes de pesquisa
11 de setembro de 2008 - 10:20
Por meio de portaria da Secretaria de Assuntos Estratégicos no âmbito da Fundação Instituto e Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), publicada no Diário Oficial da União de no dia 3, foi criado o Apoio a Redes de Pesquisa (Proredes)
O objetivo é implementar redes entre instituições de pesquisa ou representativas de pesquisadores, planejamento e de estatística, visando a integração de ações e de pesquisas em áreas temáticas definidas no planejamento estratégico do Ipea, com ênfase na aplicação de resultados focados na sustentabilidade do desenvolvimento social e econômico brasileiro.
Também é objetivo do apoio viabilizar a realização de pesquisas nas áreas de economia e desenvolvimento, de acordo com linhas específicas definidas pelo Ipea, em consonância aos seus programas e ações, alinhados aos eixos estratégicos. Será, ainda, incrementado o intercâmbio do Ipea com instituições congêneres nacionais e internacionais, a busca e troca de conhecimentos e experiências para internalizá-las à realidade brasileira.
Outros objetivos da iniciativa são: propiciar a disseminação das informações geradas pelas redes instituídas à sociedade, estimulando o amplo acesso e a efetividade das pesquisas aplicadas; contribuir para a formulação das políticas sociais, econômicas e ambiental do país, alinhados às estratégias de governo e de Estado, bem como o estabelecimento de objetivos e padrões de excelência para a pesquisa; e incentivar a publicação e disseminação dos artigos relacionados à investigação científica nas áreas social, econômica e ambiental ou áreas afins.
As diretrizes e normas do Proredes serão estabelecidas pelo Ipea. O apoio será concedido por meio de cotas de bolsas concedidas a instituições participantes.
Veja a íntegra da portaria em https://http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=2&data=03/09/2008
(Gestão C&T, 761)
Fonte: Jornal da Ciência 3592, 05 de setembro de 2008.