Instituto Nacional de Tecnologia inaugura novo laboratório
19 de agosto de 2008 - 11:16
Novo laboratório permitirá maior controle da qualidade de implantes ortopédicos
Um passo importante rumo à certificação dos implantes ortopédicos comercializados no país será dado nesta segunda-feira, 18 de agosto, com a inauguração do novo Laboratório de Avaliação de Artigos Médico-Hospitalares/Implantes do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT).
O evento será conduzido pelo coordenador geral de média e alta complexidade da Secretária de Atenção a Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, Joselito Pedrosa, e pelo representante do MCT, César Luciano Oliveira, da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), marcando o esforço interministerial para minimizar os riscos à saúde da população envolvendo estes produtos. A má qualidade dos implantes ortopédicos também tem representado altos custos ao Ministério da Saúde.
A inauguração marcará ainda a abertura do I Workshop da Rede Multicêntrica de Avaliação de Implantes Ortopédicos (Remato), que acontece nos dias 18, 19 e 20 de agosto, no INT, no RJ.
Coordenada pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into/MS), a Remato pretende, através do evento, selar a interação entre os setores governamentais e instituições científicas e tecnológicas que integram seus trabalhos. A Rede conta com os investimentos de R$ 10 milhões, através dos ministérios da Ciência e Tecnologia (Finep/Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT) e da Saúde (Fundo Nacional de Saúde – FNS).
O INT fica na Av. Venezuela 82, na Praça Mauá, no centro do RJ.
(Com informações da Assessoria de Comunicação do INT)
Fonte: Jornal da Ciência nº 3578, 18 de agosto de 2008