Instituída Rede Nacional de Segurança da Informação e Criptografia
17 de outubro de 2008 - 08:29
SBPC e Academia Brasileira de Ciências (ABC) indicarão membros do comitê diretor
O Brasil conta agora com uma Rede Nacional de Segurança da Informação e Criptografia (Renasic). A instância foi criada por meio de uma portaria publicada na edição do dia 7 do Diário Oficial da União.
Entre outros objetivos, a Renasic deverá promover o avanço científico-tecnológico no país da segurança da informação em geral; e da criptografia e defesa cibernética, em particular.
A rede terá como órgão de coordenação central o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e será composta por um Comitê Diretor, por um Comitê Técnico-Científico, por Laboratórios Virtuais, e por Grupos de Trabalho.
O Comitê Diretor deverá, entre outras atribuições, apreciar as propostas de ações apresentadas pelo Comitê Técnico-Científico no que diz respeito ao provimento de recursos humanos à Renasic, incluindo-se a solicitação de bolsas e auxílios à pesquisa oferecidos pelo CNPq, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e por outras entidades de fomento.
Vão compor o Comitê Diretor: dois representantes do GSI, sendo que um o presidirá; um representante da Casa Civil da Presidência da República; um representante do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações (Cepesc), unidade da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); um representante dos órgãos de fomento, indicado pelo ministro de Estado da C&T; um representante das entidades associadas; e dois pesquisadores de renome na área científica ou tecnológica indicados em lista tríplice pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
(Gestão C&T, 772)
Fonte: Jornal da Ciência 3619, 14 de outubro de 2008.