Inpa lança primeira revista de difusão científica
19 de junho de 2009 - 07:25
A revista “Ciência para Todos” resulta do projeto de popularização da ciência, implementado pela atual diretoria do instituto
Parte da comemoração dos seus 55 anos, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) lança nesta quinta-feira sua primeira publicação de difusão científica voltada para a população.
“Este projeto responde a uma necessidade de revelar a importância do que se faz no Instituto, demonstrar à população que o Inpa existe para desenvolver melhores condições de vida para todos, através da produção científica”, explica Adalberto Val, diretor do Inpa.
O projeto de socialização da pesquisa científica possibilita a compreensão de que o Inpa é patrimônio do povo brasileiro e, por isso, deve prestar contas de seus resultados. E a revista inicia o cumprimento desta importante tarefa.
Divulgo, logo existo
Quando completou 21 anos de fundação, em 1971, o Inpa lançou a publicação que até hoje circula nos mais respeitados circuitos acadêmicos mundiais.
A Acta Amazônica possui centenas de fascículos lançados, sendo uma das publicações mais importantes do Inpa. Mas por ser escrita por cientistas, sua linguagem não contempla de modo pleno a população.
Levou tempo, mas esse público agora pode ter acesso às informações científicas em uma linguagem mais simples: Revista de Divulgação Científica “Ciência para Todos”. Em 50 páginas, jornalistas profissionais e estudantes de jornalismo escrevem, de forma livre e literária, sobre as mais variadas pesquisas e trabalhos realizados no Instituto.
São 11 reportagens especiais ilustradas, assinadas por Ana Célia Ossame, Hemanuel Jhosé, Lisângela Costa, Leila Ronize, Mário Bentes, Tabajara Moreno, entre outros.
Outro evento de lançamento acontece no dia 22, às 9h, durante um café da manhã na sede da livraria Valer, na Rua 24 de Maio, Centro de Manaus.
(Assessoria de Comunicação do Inpa)
Fonte: Jornal da Ciência 3786, 18 de junho de 2009.