Ibict apresenta técnica de permacultura na SNCT
29 de outubro de 2008 - 10:32
Até 26 de outubro, visitantes podem conferir estande, que terá acompanhamento em linguagem de sinais para os deficientes auditivos
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) apresenta na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre até domingo (26), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), uma dinâmica Infantil da Permacultura.
Trata-se de uma experiência do Instituto de Permacultura: Organização, Ecovilas e Meio Ambiente (Ipoema), uma ONG que busca ampliar a efetiva participação da sociedade civil na construção do modelo de desenvolvimento sustentável proposto pela permacultura. O objetivo é mostrar, ensinar e difundir esta ciência.
Nos sete dias de evento, qualquer pessoa pode visitar o estande, onde há, inclusive, acompanhamento em libras, linguagem de sinais para os deficientes auditivos.
A permacultura significa cuidado com a terra, com as pessoas, com a distribuição dos excedentes. É a elaboração, implantação e manutenção, no que se chama design permacultural de ecossistemas produtivos que mantenham a diversidade e estabilidade dos ecossistemas naturais, promovendo energia, moradia e alimentação humana de forma harmoniosa com o ambiente. Pautada em uma nova concepção de relações socioeconômicas, a permacultura será apresentada das 9h às 19h.
O Ipoema mostra três trabalhos de educação interativa, sendo um deles uma maquete, onde os visitantes podem ver como funciona uma chácara com base na permacultura. Outro reproduz uma árvore do cerrado, com o objetivo de sensibilizar e contribuir para a conservação da natureza. O terceiro trabalho é um túnel, com a representação das várias camadas do solo, bem como alguns exemplos da vida que o habita.
Em roteiro por escolas do DF, a bióloga Mônica Passarinho Mesquita ministrará a palestra Tudo o que você nem sabia que queria saber sobre permacultura. Mônica faz parte do Instituto Ipoema e trabalha com educação ambiental e com o ensino formal.
(Assessoria de Comunicação do Ibict)
Fonte: Jornal da Ciência 3625, 22 de outubro de 2008.