Homenagem ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

11 de fevereiro de 2024 - 10:00

Dia 11 de Fevereiro, é celebrado em todo o mundo, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Neste dia, destacamos o poder feminino que transforma nosso mundo através da pesquisa e inovação. Gostaríamos de manifestar nossos mais sinceros parabéns a todas as pesquisadoras, representadas aqui por cinco brilhantes cientistas da Universidade Estadual do Ceará que estão pavimentando o caminho para um futuro mais brilhante e livre da desigualdade de gênero:

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, Mestrado em Fitotecnia com área de concentração em virologia vegetal pela Universidade Federal do Ceará-UFC, Doutorado em Bioquímica pela UFC e pós-doutorado em Bioquímica de Proteínas e Biologia Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) no Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no Departamento de Nutrição, Coordenadora do Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular-LBBM e professora permanente no Programa de Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia.

É Graduada em Química Industrial, Mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutora em Química – University of London e realizou Estágio de pós-doutorado na Universidade de Aveiro em Portugal. Atualmente, Professora Titular da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e bolsista de produtividade do CNPq. Atualmente orienta alunos dos Cursos de Doutorado em Biotecnologia da RENORBIO, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) e em Ciências Naturais (PPGCN).

Doutora em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico – Lisboa em cooperação com a Universidade de Málaga – Espanha. É professora Adjunta do Curso de Física e membro do conselho LAIS – Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é membro do comitê científico da Rede Nacional de Combustão (RNC) e presidente da Câmara de Inovação da FUNECE. Participa também do Comitê Técnico do Programa Federal Rota 2030 – Linha V (Biocombustíveis, Propulsão à combustão e Segurança veicular).

Graduada em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará. Pós-graduada em Gestão da Qualidade em Serviço de Alimentação. Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário Fametro. Pós graduação em Musculação, Nutrição e Atividade Física. Pós-graduada em Psicomotricidade. Mestre em Nutrição e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Professora substituta da área de Alimentação Coletiva na UECE. Graduanda em licenciatura de Química (UECE) Doutoranda em Biotecnologia – RENORBIO (UECE).

Graduada em nutrição pela instituição Centro Universitário Unifanor Wyden. Possui experiência na prospecção e caracterização de biomoléculas naturais com atividade biológicas de interesse clínico, sobretudo no diabetes mellitus tipo 2 e estresse oxidativo. Pesquisadora do Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular e do grupo de pesquisa intitulado Inovação Biotecnológica em Saúde, onde também desenvolve trabalhos utilizando o modelo animal Danio rerio (peixe-zebra). Doutoranda em biotecnologia, com ênfase em saúde, pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO).

Às nossas cientistas da UECE, nosso mais profundo respeito e admiração. Vocês não apenas fazem a diferença; vocês são a diferença em nossa sociedade.