Governo do Ceará investe R$ 12 milhões na compra de radar meteorológico

18 de março de 2009 - 05:57

Aparelho auxiliará pequenos agricultores com informações mais precisas

Com o objetivo de modernizar o monitoramento das informações relativas ao tempo e solo do Ceará, o Governo investirá neste ano mais de R$ 12 milhões na compra e instalação de um radar meteorológico no Estado. Com os dados obtidos pelo aparelho, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) poderá auxiliar pequenos agricultores com informações mais precisas e assim contribuir para a agricultura no Estado, além de alertar órgãos como a Defesa Civil sobre os eventos meteorológicos.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2) pelo governador Cid Gomes, durante o I Workshop sobre Monitoramento, Previsão e Aviso Antecipado de Eventos Meteorológicos Severos em Fortaleza.

Segundo o governador, a compra do radar dará mais suporte a Funceme, que atualmente já conta com 549 pluviômetros distribuídos em todo o Ceará. “De forma direta essa estruturação contribuirá favoravelmente para a economia do Estado, já que os agricultores terão informações mais precisas em relação ao melhor período para plantio”, destacou Cid Gomes.

A instalação do radar já está em fase de montagem e deverá ser implantado ainda este ano. O aparelho ficará localizado no município de Quixeramobim, no Sertão Central, para o governador um ponto estratégico que abrangerá todo o Estado e até parte de estados vizinhos como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí, já que seu raio de abrangência e de até 300 km.

Essa troca de informações com as outras localidades, por meio do radar, vai ao encontro de um dos objetivos do evento desta segunda-feira, que é discutir a proposta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de unir esforços para estabelecer um Centro Virtual de Monitoramento, Previsão e Vigilância de Fenômenos Meteorológicos Severos para a América do Sul.

Com a instalação do Centro, haverá uma maior integração e troca de informações entre os países para monitoramento e alerta de eventos meteorológicos que podem auxiliar no trabalho da Defesa Civil em socorro a população afetada.

Para o diretor do Inmet, Divino Moura, os países menos desenvolvidos só têm a ganhar com a instalação do Centro e com a troca de informações, já que “ficarão no mesmo patamar que centros meteorológicos de países desenvolvidos”, destacou Moura.

Durante o evento, o governador se disponibilizou em dá condições para a instalação do Centro em local físico no Estado e destacou a importância dessa iniciativa. “A Funceme é um órgão já consolidado no Ceará e por isso com valiosa fonte de dados. Assim como podemos passar informações também é fundamental que tenhamos informações de tecnologias vizinhas”, ressaltou o governador.

O Workshop sobre Monitoramento segue até quinta-feira (5), no Hotel Luzeiros (Avenida Beira-Mar, 2600 – Meireles), com apresentação de trabalhos relacionados ao monitoramento, prognóstico, alerta e vigilância de fenômenos meteorológicos extremos. Participam do evento representantes de 15 países da América do Sul, América Central e Europa.
(Assessoria de Imprensa do Governo do Ceará)

 

Fonte: Jornal da Ciência 3711, 02 de março de 2009.