Gel barra versão do HIV que infecta macaco
18 de março de 2009 - 06:54
Cientistas conseguiram proteger cinco fêmeas de macaco reso usando um gel com o microbicida monolaurato de glicerol (GML, na sigla em inglês)
Ricardo Bonalume Neto escreve para a “Folha de SP”:
Um creme vaginal conseguiu bloquear em macacas a infecção pelo vírus SIV, o “primo” do HIV (vírus da imunodeficiência humana). Cientistas liderados por Ashley Haase, da Universidade de Minnesota (EUA), conseguiram proteger cinco fêmeas de macaco reso usando um gel com o microbicida monolaurato de glicerol (GML, na sigla em inglês).
Como o produto é barato e largamente testado em cosméticos, ele poderá ser a base de um medicamento preventivo para barrar novas infecções em humanos também, sugerem os autores. Caso se prove eficaz em pessoas, o gel pode ser útil em lugares como a Africa subsaariana, e onde há mais de 20 milhões de soropositivos e onde 60% das novas infecções são em mulheres.
Normalmente, a infecção por SIV não serve como modelo para estudar o HIV. Mas o que o GML faz não é atacar o vírus, e sim bloquear a reação inflamatória. Estranhamente “parar o sistema natural de defesa do corpo pode na verdade impedir a transmissão e a expansão da infecção”, diz Haase. O truque é que o SIV e o HIV precisam de células imunológicas para atacar. Sem elas, o vírus não avança.
(Folha de SP, 5/3)
Fonte: Jornal da Ciência 3714, 05 de março de 2009.