EUA aprovam primeira droga feita com animal transgênico
13 de fevereiro de 2009 - 07:06
Prescrição do fármaco é destinada a portadores de uma doença genética conhecida como deficiência hereditária de antitrombina
Autoridades sanitárias do governo dos EUA aprovaram ontem para comercialização pela primeira vez um medicamento produzido com o uso de animais geneticamente modificados.
A droga, licenciada sob o nome o Atryn, é uma terapia para prevenção de coágulos que tem como princípio ativo uma proteína produzida por cabras com DNA alterado. A prescrição do fármaco é destinada a portadores de uma doença genética conhecida como deficiência hereditária de antitrombina.
A empresa GTC Biotherapeutics, que desenvolveu a droga, diz ainda não ter um estimativa precisa do tamanho do mercado para o medicamento. Executivos acreditam que a doença atinja entre 60 mil e 600 mil pessoas nos EUA.
O Atryn, na verdade, servirá apenas para uso em situações de cirurgia dos portadores da doença. A GTC ainda busca no FDA (agência de vigilância sanitária americana) a aprovação para uso mais geral. (Da Reuters)
(Folha de SP, 7/2)
Fonte: Jornal da Ciência 3697, 09 de fevereiro de 2009.