Embrapa Agroenergia apresenta proposta de pesquisa com lignoclulose
16 de fevereiro de 2009 - 04:11
Em uma perspectiva de médio e longo prazos, será estratégico para o Brasil produzir etanol a partir de biomassa lignocelulósica, intenção expressa no Plano Nacional de Agroenergia 2006-2011
As estratégias da Embrapa para o desenvolvimento de etanol a partir de lignocelulose serão apresentadas no workshop “Hidrólise da rota de etanol celulósico a partir de cana-de-açúcar”, que acontece nesta terça e quarta-feira em Campinas, promovido pela Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol do MCT.
A proposta será difundida ao público presente pela engenheira química e doutora em processos biotecnológicas, Cristina Machado, pesquisadora da Embrapa Agroenergia. Ela enfatiza que as várias rotas tecnológicas para produção de etanol de matéria-prima lignocelulósica, em desenvolvimento no Brasil e no mundo, apresentam alguns gargalos técnico-científicos relevantes que vêm merecendo esforços concentrados de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Em uma perspectiva de médio e longo prazos, será estratégico para o Brasil produzir etanol a partir de biomassa lignocelulósica, intenção expressa no Plano Nacional de Agroenergia 2006-2011.
O uso desta biomassa diminuirá consideravelmente a competição pelo uso da terra para produção de alimentos, ao mesmo tempo em que constitui matéria-prima mais barata que aquelas empregadas para este propósito. Além disso, os biocombustíveis elaborados de biomassa lignocelulósica geram baixas emissões de gases de efeito estufa, reduzindo impactos ambientais.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Embrapa)
Fonte: Jornal da Ciência 3699, 10 de fevereiro de 2009.