Computando os grandes desafios

11 de fevereiro de 2009 - 10:38

Programa, com novos debates, pode ser visto aos sábados, às 24 horas, e domingos, às 8h30, na Rio TV, canal legislativo da Câmara Municipal do RJ (canal 12 da Net Rio). E a qualquer hora no site http://www.tomeciencia.org.br

Um Grande Desafio (Grand Challenge) pode ser entendido como um problema fundamental em ciência ou engenharia, com grande impacto econômico, científico e social, cuja solução requer ações integradas de médio ou longo prazo, tipicamente envolvendo cooperação da academia e da indústria, em uma região específica ou mesmo com abrangência mundial.

Hoje, observa-se certa tendência no sentido de planejar e estruturar grandes avanços científicos e tecnológicos, possivelmente envolvendo quebras de paradigmas, através da identificação, planejamento e solução de problemas que representam grandes desafios.

No Brasil esta iniciativa parece ser ainda muito tímida embora algumas áreas, como a computação, a física e a medicina, venham demonstrado alguma articulação neste sentido. Com a ajuda de especialistas em tecnologia da informação o programa explica, com exemplos práticos, o conceito de grandes desafios.

Participantes:

– Arndt von Staa, professor do Laboratório de Engenharia de Software do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é doutor em ciência da computação pela Universidade de Waterloo, do Canadá, onde também fez o pós-doutorado.

– Ronald Cintra Shellard, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – o CBPF – e professor da PUC do Rio, é doutor em física pela Universidade da Califórnia, com pós-doutorados no exterior. Trabalha com partículas, raios cósmicos e computadores de alta performance.

– Celso da Cruz Carneiro Ribeiro, professor titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense, com doutorado e pós-doutorados no exterior.

– Washington Braga Filho, professor da PUC do Rio, com doutorado pela Universidade de Michigan, é coordenador administrativo da Rede Rio, a rede de computadores das universidades e centros de pesquisa, uma iniciativa da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – Faperj.

O programa, apresentado pelo jornalista André Motta Lima, conta com o apoio de pauta das sociedades vinculadas à SBPC, além de um Conselho Editorial de cientistas.

Fonte: Jornal da Ciência 3692, 30 de janeiro de 2009.