CNPq recebe nesta terça autorização para credenciar acesso de instituições ao patrimônio genético
22 de setembro de 2009 - 06:29
Objetivo é facilitar o trabalho de instituições que fazem atividades de pesquisa com biodiversidade
Os ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e do Meio Ambiente, Carlos Minc, assinam nesta terça-feira, às 10h, portaria interministerial para credenciar o CNPq a autorizar o acesso de instituições que exerçam atividades de pesquisa e desenvolvimento ao patrimônio genético nacional – juntamente com o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A solenidade será realizada no edifício sede do CNPq, SEPN 507 Bloco B, 4º andar, sala Álvaro Alberto.
O acerto entre ministérios para a inclusão do CNPq no sistema de autorizações de acesso ao patrimônio genético foi anunciado pelo ministro da C&T, Sergio Rezende, durante a 61ª Reunião Anual da SBPC, em Manaus (AM), em julho.
Além da medida, os ministérios da C&T e do Meio Ambiente debatem o projeto de lei que trata do acesso e da coleta do patrimônio genético. O ministro Carlos Minc afirmou no final de agosto que a proposta chegará para apreciação na Casa Civil ainda em setembro.
Depois da Casa Civil, o PL deverá passar por uma avaliação final de outros ministérios e da Presidência da República, antes de finalmente ser encaminhado para votação no Congresso Nacional.
(Com informações da Assessoria de Comunicação do CNPq)
Fonte: Jornal da Ciência 3847, 14 de setembro de 2009.