Ceará Pretende Sediar a 4ª Conferência Internacional dos Geoparks no Cariri

7 de julho de 2008 - 09:18

Representantes cearenses que participarão da Feira Mundial de Geoparks e da 3ª Conferência Internacional dos Geoparks, que ocorrerão em Osnabrück, Alemanha, irão apresentar o Geopark cearense e pleitar atrair para o Crato, na região do Cariri cearense, a 4ª edição da Conferência, a ser realizada em 2010 com o auxílio da UNESCO.

Entre os componentes da delegação cearense estão o vice-governador Francisco Pinheiro, o secretário das Cidades Joaquim Cartaxo, o secretário da Cultura Auto filho, o gerente do Geopark de Araripe João Aquino Limaverde e o ex-reitor da URCA André Herzog.

René Barreira, secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), anunciou que os representantes cearenses irão expor um vídeo de divulgação científica, produzido pela FUNCAP sobre o Geopark de Araripe, buscando assim convencer os participantes. O vídeo será replicado para exibição na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em outubro, sob a coordenação nacional do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a coordenação local da SECITECE.

Único das Américas, o Geopark Araripe destaca-se pelo rico repositório de registros da paleobiota da Terra em eras geológicas remotas e pelos espécimes de petrossauros já descobertos. Verdadeiro patrimônio geológico e paleontológico da Humanidade foi reconhecido pela Unesco em 2006. O parque é formado por sete municípios do Cariri, e compreende a bacia sedimentar do Araripe.

Barreira chamou a atenção para o papel importante da Semana, que este ano, pretende envolver ainda mais a participação dos campi da UVA, URCA, UECE e UFC presentes no interior do estado, além de instituições como CENTEC, prefeituras e Secretarias de Educação. Para isso, a SECITECE já solicitou, há poucos dias, propostas para serem apresentadas ao coordenador nacional da iniciativa, Ildeu Castro, do Ministério de Ciência e Tecnologia, que visitará o Ceará no dia 3 de julho.

Ainda sobre a Semana o secretário René Barreira afirmou que recursos do Ministério, da própria SECITECE e de outras fontes, serão utilizados pretendendo realizar um evento melhor que o do ano passado. A secretária adjunta, Teresa Mota lembrou as inúmeras experiências bem sucedidas na divulgação científica nacional e alertou para a contribuição à sociedade em geral, da popularização da ciência, melhorando a competitividade e o uso da C&T, objetivos estes que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vem para contribuir.

(fonte: Agência FUNCAP)