Brasil registra caso único de cura de raiva

24 de novembro de 2008 - 12:47

Estudante de Recife foi mordido por morcego; médicos usaram técnica dos EUA, que curou adolescente

Fábio Guibu escreve para a “Folha de SP”:

Um estudante de 15 anos, internado há 35 dias na UTI do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Recife, foi curado de raiva, doença considerada mortal em 100% dos casos.

Segundo o Instituto Pasteur, é o primeiro caso de cura comprovada da doença no país e o segundo no mundo. Um terceiro caso de cura, na Colômbia, ainda está sob investigação.

O estudante foi submetido a um tratamento desenvolvido em 2004 por médicos de Milwaukee (EUA). O método, baseado em coma induzido e utilização de um antiviral, foi aplicado com sucesso em uma adolescente americana.

Desde então, o mesmo tratamento foi repetido em outras 16 pessoas no mundo, mas apenas a adolescente de Milwaukee e o estudante pernambucano sobreviveram.

A equipe médica de Pernambuco, no entanto, não cumpriu integralmente o protocolo de Milwaukee porque alguns dos medicamentos recomendados não estão disponíveis no Brasil. O Ministério da Saúde acompanhou o tratamento e poderá utilizá-lo como modelo no país.

O estado de saúde do garoto ainda é grave. Apesar de os exames comprovarem a ausência do vírus da raiva no organismo, o jovem apresenta problemas neurológicos decorrentes da infecção. Ele permanece sedado, respira com aparelhos e se alimenta por sonda. Segundo um dos responsáveis pelo tratamento, Gustavo Trindade Henriques Filho, ainda não há como avaliar se terá seqüelas.

O garoto, filho de lavradores do município de Floresta (435 km de Recife), foi mordido em casa por um morcego enquanto dormia e só começou a tomar a vacina anti-rábica quatro dias depois – mas não recebeu todas as doses necessárias, nem tomou o soro anti-rábico. Um mês depois, ele apresentou os primeiros sintomas da doença -inquietude, insônia e alterações na sensibilidade.

O último laudo, divulgado ontem, confirmou o diagnóstico de cura. “Faltam agora a recuperação clínica e neurológica do paciente”, disse o médico.

A raiva é transmitida ao homem por meio de animais, principalmente cachorros, gatos e morcegos. Nos últimos 20 anos, o país registrou 629 casos da doença, a maioria nas regiões Nordeste e Norte.
(Folha de SP, 14/11)

Fonte: Jornal da Ciência 3642, 14 de novembro de 2008.