Brasil coordena cúpula de cooperação entre países da América do Sul e África

23 de junho de 2009 - 06:55

Um dos objetivos é promover pesquisas relacionadas a minérios

Representantes de países em desenvolvimento participaram nesta quinta-feira (18), em Brasília, da 1ª Reunião do Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia da Cúpula da América do Sul e África (ASA). O encontro foi realizado no Ministério das Relações Exteriores (MRE), e presidido pelo diretor Cientifico do MRE, Adel da Rocha Viana, com o tema sobre investimentos e cooperação entre os países participantes da ASA.

Um dos objetivos do projeto é promover pesquisas relacionadas a minérios como bauxita, pedra sabão, ardósias, entre outros. O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCT) recebeu cerca de R$ 10 milhões para a modernização e aprimoramento do projeto. De acordo com o engenheiro químico do Cetem, Ronaldo Luís Santos, “a nossa atuação é levar a nossa tecnologia para outros países”.

Fora os investimentos em minérios o Brasil está entre o primeiro em pesquisas de biotecnologia, uma parceria entre Cetem e a Petrobras. Entre 300 pesquisas desenvolvidas pela Cetem 40, cerca de 13%, são dedicadas a área de biotecnologia.

“A união entre as Américas e África tem se mostrado frutífera no desenvolvimento entre os povos e para a sociedade num todo”. Santos comenta também, “que essas parcerias podem contribuir para o desenvolvimento dos países”.

De acordo com Bruno Schulze, representante do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCT) “outro fator importante é levar nossa tecnologia computacional para os demais países”. Os centros de pesquisas têm 264 alunos nessa linha de pesquisas.

O Brasil é responsável por apoiar a cooperação de ciência e tecnologia com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) nos países sul-americanos como: Chile, Bolívia, Colômbia, Uruguai, e países africanos como Marrocos, Gama, Moçambique, Sudão e outros.

A 2ª reunião do ASA será realizada em Caracas, na Venezuela, em data a ser definida.
(Assessoria de Comunicação do MCT)

 

Fonte: Jornal da Ciência 3787, 19 de junho de 2009.