Audiência irá debater evolução e diversidade da ciência, da tecnologia e da inovação no país
29 de outubro de 2008 - 10:28
Evento é parte das comemorações da Semana Nacional de C&T e deve contar com presidentes da SBPC, ABC e o ministro da C&T
A Comissão de CT&I, Comunicação e Informática (CCT), do Senado Federal, aprovou nesta quarta-feira, requerimento de autoria do senador Renato Casagrande, solicitando a realização de uma audência pública, para debater a evolução e diversidade da ciência, da tecnologia e da inovação no país.
A reunião, ainda sem data definida, fará parte das comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2008, que acontecerá de 20 a 26 de outubro. Para o debate serão convidados o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende; o presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC), Jacob Palis; e o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antonio Raupp.
A CCT aprovou também parecer favorável ao projeto de lei (PL 256/08), do senador Cristovam Buarque, que cria Centros de Pesquisa e de Desenvolvimento da Educação nas instituições federais de educação superior.
O PL determina que as instituições federais de educação superior ficam obrigadas a criar Centros de Pesquisa e de Desenvolvimento da Educação. Os Centros têm como objetivo desenvolver pesquisas e práticas para avaliar e difundir tecnologias educacionais, de preferência para as escolas de educação básica pública, de forma a qualificar os processos de aprendizagem das crianças, adolescentes, jovens e adultos.
A matéria segue agora para a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), e será examinada em decisão terminativa.
(Assessoria de Comunicação do MCT)
Fonte: Jornal da Ciência 3621, 16 de outubro de 2008.