Área Promissora de Combate a Doenças é Esquecida.

7 de julho de 2008 - 09:24

O mercado promissor de doenças negligenciadas, que são doenças que afetam milhões de pessoas no mundo, mas não possuem tratamento eficaz ou adequado, apesar de promissor, ainda é pouco estudado e aproveitado pelas empresas e instituições brasileiras de biotecnologia.


Professores universitários e especialistas afirmam que essa área representa uma boa oportunidade para o país, mas a dependência do poder público como principal comprador, a destinação dos recursos internacionais para países que já possuem estudos, como China e Índia, e a dificuldade de dialogar com as universidades e institutos de pesquisa são os principais obstáculos apontados pelos empresários do setor.

São essas dificuldades que contribuem para que esse mercado promissor não se desenvolva no Brasil, o empresariado, muitas vezes, não sabe com quem conversar nas universidades, as pesquisas desenvolvidas nas academias estão muito dissociadas das necessidades mais urgentes do atendimento à população e, além disso, há poucas empresas de biotecnologia no país. Ocorre também a falta de visão para reconhecer oportunidades e também a falta de interesse das indústrias em produtos de investimento relativamente baixo.

O Brasil possui potencial para desenvolver o combate a essas doenças, já que “as doenças ocorrerem no seu território e há infra-estrutura para desenvolver soluções inovadoras”, afirmou Peter Singer, professor da Universidade de Toronto, no Canadá.

(fonte: O Estado de SP)