Achados genes da menstruação e da puberdade

22 de maio de 2009 - 06:26

Ciclo reprodutivo da mulher ajuda a entender doenças

Cientistas anunciaram ontem a descoberta de genes que determinariam o momento em que as meninas se transformam em mulheres. O grupo de pesquisadores britânicos localizou dois genes nos cromossomos seis e nove que parecem ter uma forte influência na data da primeira menstruação.

A informação poderá ajudar, no futuro, na maior compreensão do período reprodutivo e também das doenças típicas da menopausa.

O estudo, publicado na “Nature Genetics”, também oferece pistas sobre por que as meninas mais baixas e mais pesadas teriam o início de sua vida fértil antecipado. Os genes mais próximos são justamente aqueles que controlam altura e peso.

Um segundo estudo, na mesma revista, conclui ainda que um dos genes exerce um papel-chave na determinação do início da puberdade em meninas e também em meninos.

O fim do período reprodutivo da mulher, a menopausa, está relacionado ao aparecimento de doenças como problemas cardiovasculares, câncer e osteoporose. Acredita-se que a redução do hormônio sexual feminino, o estrogênio — produzido em maiores volumes durante o período reprodutivo — aumenta o risco.

Nutrição e atividade física também interferem

A análise poderá indicar as diferenças no período fértil das mulheres e por que algumas entram na puberdade e na menopausa mais precoce ou tardiamente.

Nos estudos, realizados na Universidade de Cambridge, na empresa islandesa deCODE Genetics, na Universidade de Harvard e no Centro Médico Erasmus de Rotterdam na Holanda, pesquisadores analisaram o genoma de 2.979 europeias e identificaram seis sequências relacionadas com o início da menopausa.

Em outra pesquisa, com 17.510 mulheres, foram investigados o cromossomo 9q31.2 e o gene LIN28B no cromossomo 6, que também influi na altura, no peso e nas características sexuais de meninos e meninas.

As meninas que tiveram a menarca mais cedo alcançaram uma estatura menor. Mas os médicos também lembram que a puberdade sofre influência de fatores como nutrição e prática de atividade física.
(O Globo, 19/5)

 

Fonte: Jornal da Ciência 3764, 19 de maio de 2009.