Abertas as inscrições para capacitação em Ciência de Dados e Desenvolvimento Full Stack
1 de novembro de 2024 - 16:21
Uece e Instituto Atlântico são parceiros na oferta por meio do Programa Residência em TIC 20 Capacita Brasil C-Jovem
Estão abertas as inscrições para o segundo ciclo do Programa Residência em TIC 20 Capacita Brasil C-Jovem, que visa capacitar jovens para o mercado de trabalho na área de tecnologias da informação e comunicação (TIC) em duas áreas: Ciência de Dados e Full Stack. Os interessados podem se inscrever até o dia 1º de dezembro deste ano.
“O mercado de TIC oferta muitas oportunidades para novos profissionais, especialmente por conta do grande número de vagas disponíveis atualmente que não são ocupadas pela falta de qualificação de profissionais. É um mercado crescente, que tanto tem crescido nos últimos anos quanto que tende a crescer ainda mais especialmente para quem tem a devida qualificação”, afirma o professor Jerffeson Teixeira de Sousa
No total, serão disponibilizadas 2200 vagas, sendo 1600 para Ciência de Dados e 600 para Desenvolvimento Full Stack.
O professor Bonfim Amaro, docente do Programa, avalia que “a formação dos estudantes é altamente padronizada e organizada, proporcionando uma experiência de aprendizado eficaz e bem estruturada. Com um currículo atualizado que promove excelência e coerência entre os conteúdos, o curso oferece uma base sólida aos estudantes. O corpo docente, composto por profissionais qualificados e experientes, enriquece cada aula com uma didática prática e acessível. A gestão integrada e os recursos tecnológicos garantem aos alunos e alunas um ensino moderno, prático e contínuo.”.
Programa Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem
O Programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem” é fruto de uma parceria entre os governos federal e estadual, visando capacitar os participantes para o mercado de trabalho em novas tecnologias. A iniciativa conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da ordem de R$ 34 milhões. O programa está sob a coordenação nacional da Softex e, no estado, é articulado pela Secitece, com a participação de diversos parceiros, incluindo a Uece e o Instituto Atlântico. No Ceará, as atividades do programa tiveram início em 2022, com a capacitação de mais de 11 mil jovens de 174 Escolas Estaduais de Educação Profissional e de Tempo Integral, em 73 municípios.
Participam desta etapa do programa, com a Secitece, as Secretarias de Estado da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Planejamento e Gestão (Seplag), e do Trabalho (STE); a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice); Uece, IFCE e UFC; Iracema Digital; Sebrae; FIEC/Senai; Fecomércio/Senac e Instituto Atlântico.