2011 será o Ano Internacional da Química

16 de fevereiro de 2009 - 05:10

Assembléia Geral da ONU proclama 2011 como marco para celebração da importância e avanços da área, em homenagem aos 100 anos de entrega do Prêmio Nobel de Química à cientista franco-polonesa Marie Curie

A Unesco foi nomeada agência líder das Nações Unidas para coordenar as atividades do Ano Internacional da Química em 2011, proclamado por meio de resolução pela 63ª Assembléia Geral das Nações Unidas. A atribuição da Unesco será dividida com a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).

O ano celebrará as conquistas da química e suas contribuições para o bem-estar da humanidade. A comemoração também dará atenção especial à Década das Nações Unidas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005/2014. Em função dela, as atividades nacionais e internacionais realizadas em 2011 enfatizarão a importância da química para a sustentabilidade dos recursos naturais.

A química é fundamental para a compreensão do mundo e do cosmos. Transformações moleculares são processos centrais na produção de alimentos, medicamentos, combustível e inúmeros produtos manufaturados e de extração. Ao longo de 2011, o mundo celebrará a arte e a ciência da química e suas contribuições essenciais para o conhecimento, para a proteção ambiental e para o desenvolvimento econômico.

“A oportunidade de celebrarmos a química, uma das ciências fundamentais, é muito bem-vinda”, comemorou o diretor geral da Unesco, Koïchiro Matsuura. “Promover o maior conhecimento das pessoas sobre a química é de grande importância tendo em vista os desafios do desenvolvimento sustentável. A química seguramente exercerá um papel determinante no desenvolvimento de fontes de energias alternativas e na alimentação da crescente população mundial”, acrescentou.

O ano de 2011, quando serão comemorados os 100 anos do prêmio Nobel concedido à química Marie Sklodowska Curie, também celebrará a contribuição da mulher à ciência. O ano ainda marca os 100 anos de fundação da Associação de Sociedades da Química (IACS), sucedida alguns anos depois pela IUPAC. As duas entidades foram criadas para tratar da comunicação científica internacional e da cooperação entre químicos para a padronização da terminologia e da nomenclatura da área.
(Portal da Unesco)

Fonte: Jornal da Ciência 3699, 10 de fevereiro de 2009.