Capacita Brasil: aberta chamada para credenciamento de empresas parceiras na imersão de estudantes
29 de julho de 2025 - 13:27
Experiências exitosas da primeira edição motivam lançamento de segundo edital voltado ao desenvolvimento de soluções inovadoras com jovens talentos da tecnologia.
O Programa Residência em TIC 20 – Capacita Brasil/C-Jovem, executado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pelo Instituto Atlântico, com coordenação nacional da Softex, lança, nesta sexta-feira (25), o segundo edital de convocação para credenciamento de empresas interessadas em participar da etapa de imersão dos estudantes. As inscrições ocorrem em fluxo contínuo pelo link: https://lp.atlanticoavanti.com.br/capacita-empresas.
A nova chamada acontece após os resultados exitosos do primeiro ciclo, em que foram mobilizadas 48 empresas com 82 projetos desafiadores nas áreas de Ciência de Dados e Desenvolvimento Full Stack. Ao todo, 52 soluções inovadoras foram entregues por estudantes capacitados ao longo de três meses, com suporte de professores, mentores e supervisores das empresas. Entre os destaques estão iniciativas desenvolvidas para organizações como Embrapa, Makro Engenharia, Sesa-CE e NaturAYO.
“O programa promove uma ponte entre a formação técnica e a prática profissional, oferecendo aos alunos uma vivência real de mercado. É onde teoria e prática se encontram, com benefícios concretos para os estudantes e para as empresas parceiras”, afirma a professora Eudênia Barros, líder de aprendizagem do programa na Uece.
A nova fase de credenciamento busca empresas do setor de tecnologia ou com departamentos dessa área com interesse em propor desafios reais e acompanhar a jornada prática dos estudantes. A fase de imersão terá duração de três meses, com início previsto para 1º de outubro de 2025, e será realizada de forma 100% remota.
Por que participar?
As empresas parceiras têm acesso a três importantes benefícios:
– Soluções sob medida para seus desafios, criadas por jovens formados em trilhas intensivas de capacitação
– Avaliação de talentos em contexto real, podendo identificar futuros colaboradores
– Engajamento em ações de impacto social, contribuindo com a formação de jovens e a inclusão produtiva no setor de TIC no estado do Ceará
“Além das competências técnicas, os estudantes desenvolveram habilidades em comunicação, resolução de problemas e colaboração. Vi alunos saírem empoderados, confiantes de que podem transformar realidades com tecnologia”, reforça o professor Lucas Alves, professor na primeira edição.
Quem pode participar?
Podem se credenciar empresas que atuem no setor de tecnologia ou que tenham setor dessa área. É necessário submeter um projeto desafiador, designar um supervisor para acompanhar os estudantes e firmar compromisso com os valores de inclusão e diversidade do programa.
Inscrição e cronograma
As inscrições já estão abertas e seguem em fluxo contínuo. A análise dos projetos iniciará a partir de 4 de agosto de 2025, com previsão de retorno às empresas a partir de 15 de setembro de 2025. A imersão começará em outubro.
Todos os estudantes participantes da imersão recebem uma bolsa mensal de R$ 200, custeada pelo programa, sem custos para a empresa parceira.
O edital completo, com modelos de projetos e critérios de seleção, está disponível em https://lp.atlanticoavanti.com.br/capacita-empresas.
Sobre o programa
O Programa Residência em TIC 20 Capacita Brasil/C-Jovem é fruto de parceria entre os governos federal e estadual, visando capacitar os participantes para o mercado de trabalho em novas tecnologias. A iniciativa conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da ordem de R$ 34 milhões. O programa está sob a coordenação nacional da Softex e, no estado, é articulado pela Secitece, com a participação de diversos parceiros, incluindo a Uece e o Instituto Atlântico. No Ceará, as atividades do programa tiveram início em 2022, com a capacitação de mais de 11 mil jovens de 174 Escolas Estaduais de Educação Profissional e de Tempo Integral, em 73 municípios.
Participam desta etapa do programa, com a Secitece, as Secretarias de Estado da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Planejamento e Gestão (Seplag), e do Trabalho (STE); a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice); Uece, IFCE e UFC; Iracema Digital; Sebrae; FIEC/Senai; Fecomércio/Senac e Instituto Atlântico.