Inpe receberá supercomputador voltado à previsão do tempo

12 de julho de 2010 - 06:28

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), receberá ainda este ano um supercomputador que terá cerca de 50 vezes mais poder de processamento que o atual. Serão 15 Teraflops, que correspondem a 15 trilhões de operações matemáticas por segundo. Segundo informações da Finep, a nova máquina é considerada a maior do mundo voltada para a previsão do tempo.

     De acordo com Carlos Nobre, chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do CPTEC, o novo sistema possibilitará a realização de simulações climáticas de longo período, além de formular um modelo climático brasileiro. “As decisões sobre políticas climáticas podem ser aprimoradas pela análise de dados científicos produzidos no próprio país”, enfatizou o especialista.

     Nos últimos 20 anos, a Finep investiu cerca de R$ 100 milhões em infraestrutura e projetos na área de previsão do tempo e pesquisas sobre o clima no Brasil. Os recursos são destinados especialmente aos dois centros de meteorologia e pesquisas climáticas do país, que são o Inpe e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

     (Com informações da Finep)

 

Fonte: Gestão C&T Nº 947, 5 a 7 de julho de 2010.