Fraunhofer-Gesellschaft abre escritório em São Paulo

30 de novembro de 2009 - 06:21

 A Fraunhofer-Gesellschaft, considerada a maior organização européia de pesquisa aplicada, abriu, no início do mês, na sede do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), na capital paulista, a primeira unidade de contato da entidade na América Latina.
 
     Há 60 anos, foi criado junto ao Ministério da Economia da Bavária o Fraunhofer-Gesellschaft, com o objetivo de desenvolver novas estruturas de pesquisa e dar suporte à reconstrução do país no pós-guerra.
 
     A instituição tem hoje mais de 80 unidades de pesquisa, incluindo 57 institutos Fraunhofer em diferentes regiões da Alemanha, onde trabalham cerca de 17 mil pesquisadores qualificados. O instituto conta com um orçamento da ordem de 1,5 bilhão de euros, dos quais dois terços vêm de contratos com indústrias e pesquisas para o setor público.
 
     O Fraunhofer atualmente possui representações, por meio de centros de pesquisas e escritórios de contato, na Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e Ásia. Projetos técnicos de mútuo interesse estão em processo de identificação por Cornelia Huelsz Müller, responsável pelo Fraunhofer em São Paulo, assim como o levantamento das oportunidades de financiamento e a análise de mercado, por meio de contato com indústrias nacionais.
 
     Três unidades do Fraunhofer financiam 50% do projeto no Brasil: o Instituto de Confiabilidade e Microintegração (IZM), o Instituto de Engenharia de Interface e Biotecnologia (IGB) e o Instituto de Ensaios Não-Destrutivos (IZFP). O restante dos recursos é investido pelo escritório central do Fraunhofer.

     O IPT é uma instituição associada à ABIPTI.
 
     Informações sobre as ações do IPT podem ser obtidas no site www.ipt.br.
     (Com informações do IPT)

 

Fonte: Gestão C&T Nº 833, 26 a 29 de novembro de 2009.