Decreto promulga acordo de cooperação entre o Brasil e a Tunísia
2 de outubro de 2009 - 06:31
Foi publicado, na edição do dia 22 de setembro do Diário Oficial da União, o decreto nº 6.963, que promulga o acordo de cooperação na área de educação superior, pesquisa e tecnologia entre o Brasil e a República da Tunísia.
Pelo termo, as universidades públicas e privadas nos dois países serão incentivadas a estabelecer relações de cooperação, de acordo com convênios assinados diretamente entre elas, que permitam: o intercâmbio de professores visitantes por períodos de curta duração; a organização de jornadas científicas de alto nível com 15 a 30 dias em benefício de doutorandos brasileiros e tunisianos; a organização de missões destinadas a pesquisadores de diferentes áreas de interesse mútuo, especialmente de novas tecnologias, agricultura, biotecnologia, ciências da terra e do meio ambiente, artes e ofícios; e a implementação progressiva da co-tutela de teses e diplomas.
Ambas as partes deverão incentivar a participação de pesquisadores e de professores universitários em manifestações científicas organizadas nos dois países por universidades, laboratórios e centros de pesquisa. Também será estimulada a parceria entre as universidades e os meios profissionais, além da pesquisa inovadora no setor produtivo. O termo ainda prevê que as empresas poderão trazer a sua contribuição financeira para a realização de programas científicos.
A íntegra do decreto está disponível neste link.
Fonte: Gestão C&T nº 869, 1º a 04 de outubro de 2009.