Mais preciso e versátil, Telescópio Espacial Hubble volta ao serviço

22 de setembro de 2009 - 06:06

Duas novas câmeras funcionam bem
Após mais de três meses passando por testes para calibragem e ajuste de foco, o Telescópio Espacial Hubble está de volta ao serviço, e trabalhando melhor. Uma série de imagens divulgadas ontem pela Nasa mostra que as duas novas câmeras do observatório orbital e aquelas que tiveram de ser consertadas estão operando normalmente.
 
O período de testes se seguiu à quinta e última missão de astronautas para reparos no Hubble, realizada em meados de maio. A calibragem foi interrompida apenas em 19 de julho, quando o Hubble foi usado para observar uma colisão de Júpiter com um objeto que provavelmente era um cometa. Os testes também mostraram que os dois novos espectrógrafos -dispositivos que decompõem e analisam a luz- do Hubble operam bem.
 
A agenda do telescópio ficará ocupada nos próximos anos com projetos como investigar objetos na zona orbital de Plutão, estudar o nascimento de planetas extrassolares e analisar sua composição química. Missões para aplicação em cosmologia devem fazer medidas da energia escura, a misteriosa força que acelera a expansão do cosmo, e ver galáxias ultradistantes, a até 3,2 bilhões de anos-luz.
(Folha de SP, 10/9)

 

Fonte: Jornal da Ciência 3845, 10 de setembro de 2009.