Brasil e Nigéria firmam Acordo de Cooperação Econômica, Técnica e Científica
3 de agosto de 2009 - 04:51
O Brasil e a Nigéria firmaram, ontem (29), em Brasília (DF), um Acordo de Cooperação Econômica, Técnica e Científica. A solenidade de assinatura contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro em exercício da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues Elias.
Foram assinados termos de cooperação nas áreas de energia, esporte e biotecnologia. Nas áreas de biotecnologia e esporte, representando o Brasil, assinou o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. No setor de energia, o acordo foi firmado pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
A Nigéria foi representada pelo presidente daquele país, Umaru Musa Yar’Adua, que foi acompanhado dos ministros dos Negócios Estrangeiros; da Defesa; dos Esportes; da Energia; e da Ciência e Tecnologia.
A cooperação na área de biotecnologia prevê o intercâmbio de cientistas, pesquisadores, palestrantes universitários e estudantes de pós-graduação; a troca de informação e documentação biotecnológica; a organização de projetos de pesquisa conjuntos; a aplicação ou implementação de resultados de pesquisas dos referidos programas, assim como o intercâmbio de experiências e conhecimentos técnicos deles resultantes.
O acordo ainda prevê a aplicação da biotecnologia na agricultura, assistência médica e fármacos, desenvolvimento industrial, biocombustíveis e questões ambientais. O MCT foi designado para coordenar e implementar todos os programas de cooperação no âmbito desse ajuste complementar.
Com o objetivo de assegurar a implementação dessa cooperação, será instituído um comitê conjunto que se reunirá alternativamente no Brasil e na Nigéria. O grupo será responsável por identificar programas, elaborar propostas com o objetivo de remover obstáculos que possam surgir durante a execução de qualquer projeto estabelecido ao abrigo desse ajuste complementar, além de monitorar, revisar e avaliar o progresso da cooperação e das atividades a serem implementadas.
Informações sobre as ações do MCT podem ser obtidas no site www.mct.gov.br.
(Com informações do MCT)
Fonte: Gestão C&T nº 852, 30 de julho a 2 de agosto de 2009.