“Ciência Hoje On-line”: Proteína promissora
12 de junho de 2009 - 05:22
Tratamento para lesões de medula apresenta excelentes resultados em testes com ratos
A recuperação de algumas funções motoras perdidas após acidentes com lesões na medula já não é mais um sonho – pelo menos para roedores. A responsável pela boa notícia é uma proteína que, aplicada na região afetada durante a fase aguda da lesão, mostrou-se capaz de promover o crescimento de neurônios adultos.
Testes em ratos conduzidos por pesquisadores brasileiros apresentaram bons resultados até em casos de rompimento completo da medula.
Os resultados foram obtidos por pesquisadores do Laboratório de Biologia da Matriz Extracelular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O grupo mostrou que uma proteína presente na matriz extracelular, a laminina, é capaz de promover o crescimento da parte responsável pela condução dos impulsos elétricos dos neurônios (os axônios), quando depositada em solução ácida. Estudos já haviam demonstrado que a medula pode apresentar uma pequena regeneração após ser lesionada, mas as aplicações da proteína tiveram resultados impressionantes.
Leia a matéria completa na “CH On-line”, que tem conteúdo exclusivo atualizado diariamente: http://cienciahoje.uol.com.br/146449
Fonte: Jornal da Ciência 3775, 03 de junho de 2009.