Brasil e Canadá avaliam instrumentos de cooperação em C&T
3 de junho de 2009 - 07:30
Representantes dos dois governos discutiram a cooperação em projetos nas áreas de energias renováveis, mineração e engenharia de software
Representantes dos governos do Brasil e do Canadá discutiram, ontem (28), em Brasília (DF), a cooperação entre os dois países nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e os instrumentos de fomento disponíveis para estes setores. No encontro, realizado no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), também foram tratados outros temas como os próximos passos na cooperação conforme o acordo assinado em novembro de 2008 pelos dois países.
O MCT foi representado na reunião pelo chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assin/MCT), José Monserrat Filho, e pelo coordenador de Energia da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec/MCT), Eduardo Soriano.
Também participaram da reunião, o chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia do MRE, Ademar Seabra da Cruz e a coordenadora geral de Cooperação Internacional da Assin/MCT, Bárbara de Sant’Anna, além de representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e de outras instituições de fomento à pesquisa.
Pelo Canadá participaram o representante do Consulado em São Paulo, David Verbiwski, o vice-presidente ISTPCanada, Michael Farley, o consultor e diretor da MRF Associates Inc, Dara OhUiginn, a assessora do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia, Ministério de Relações Exteriores e Comércio Internacional (DFAIT), Miriam Bekkouche e a assessora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Embaixada do Canadá, Susan Cesar.
Na abertura do encontro, o chefe da Assin, José Monserrat, apresentou as diretrizes gerais do Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2007-2010 (PACT&I 2007/2010). Na sequência foi apresentada a política de Ciência, Tecnologia e Inovação do Canadá e as ações e os mecanismos de suporte a CT&I da Agência Federal de Fomento (ISTPCanada).
O coordenador de Cooperação Internacional da Finep, André Carneiro apresentou os principais instrumentos de fomento a PD&I no âmbito do MCT. Já a representante da Capes, Rita Macedo salientou o estágio avançado das negociações no sentido de permitir intercâmbio de estudantes brasileiros e canadenses, bem como a possibilidade da realização de gradução “sandwich”.
Diogo Simões, da Confac, mencionou o grande interesse dos estados em participar da cooperação internacional com o Canadá. O coordenador de Energia da Setec, Eduardo Soriano ressaltou o estágio atual da cooperação nas áreas de Energia e Recursos Minerais com destaque para os projetos Turbinas Hidráulicas de Baixa Queda, Recuperação de áreas mineradas e minas abandonadas e Integração de sistemas de hidrogênio com energias renováveis visando aplicações que estão em fase adiantada de negociação.
Os participantes do encontro também discutiram os próximos passos da cooperação, bem como os procedimentos operacionais junto às agências de fomento de CT&I e novas áreas de cooperação.
(Assessoria de Comunicação do MCT)
Fonte: Jornal da Ciência 3772, 29 de maio de 2009.