PNUD divulga estudos que vão nortear RDH
15 de maio de 2009 - 05:27
15 textos que vão servir de base para o Relatório de Desenvolvimento Humano 2009 estão no ar; mais pesquisas devem entrar até outubro
PNUD começa a divulgar em maio uma série de estudos encomendados para subsidiar a próxima edição do RDH (Relatório de Desenvolvimento), que deve ser lançada em outubro deste ano. Os trabalhos, que ainda podem sofrer alterações antes de terem seus dados incorporados ao Relatório, foram conduzidos por lideranças acadêmicas e pesquisadores do PNUD. Até agora, são 15 documentos disponíveis no site Human Development Research Papers, com diferentes abordagens sobre o tema do próximo relatório: migração.
O RDH 2009 pretende tratar da questão focando-se nas desigualdades de oportunidades entre os países, o que os organizadores consideram ser a maior motivação de fluxos migratórios. O relatório pretende mapear, em um contexto global e com recortes regionais, os benefícios e prejuízos que a migração traz aos que passam pela experiência e aos que ficam.
O número de estudos sobre migração no site deve aumentar antes da publicação final do RDH. Por enquanto, foram abordados os seguintes temas:
– A relação entre mobilidade e desenvolvimento humano
– As políticas dos países com relação à migração
– Os fatores econômicos por trás da legislação de imigração
– A questão de gênero dentro dos fluxos migratórios
– Causas e efeitos da mobilidade de trabalhadores nos países ricos
– Migração Sul-Sul e impactos no desenvolvimento humano
– A fuga de trabalhadores qualificados para outros países
– Direitos e condição precária de imigrantes
– Os potenciais benefícios da migração para as populações
Há também estudos locais, que discorrem sobre a migração em diferentes regiões do mundo. Até agora, foram contemplados África do Sul, Rússia, China, Índia, América do Sul e Europa. Não há, por enquanto, nenhum estudo específico sobre a questão no Brasil.
Além dos textos que vão servir de base para a próxima edição do RDH, o PNUD também coloca à disposição os estudos encomendados para a confecção dos Relatórios de Desenvolvimento Humano de 1992 a 2007, em uma outra página. Desde 1990, os relatórios anuais trataram sobre desafios da humanidade como pobreza, diferença de gêneros, democracia, direitos humanos, liberdade cultural, globalização, falta de água e mudanças climáticas.
Fonte: PNUD Brasil, 12 de maio de 2009.