Estudo na área de materiais cerâmicos dá prêmio a brasileiros
12 de maio de 2009 - 07:16
Pesquisa do Depto. de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe prêmio internacional de maior destaque na área de materiais cerâmicos aplicados a alta temperatura
A Associação Técnica de Refratários do Japão (TARJ) concedeu o Prêmio Wakabayashi 2009 aos autores do artigo “Microsilica Effects on Cement Bonded Alumina-Magnesia Refractories Castables”, como sendo a melhor contribuição na área de materiais cerâmicos para aplicações a alta temperatura publicada em 2008.
Os autores do trabalho, Mariana Braulio (doutoranda em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar), Victor Carlos Pandolfelli (Professor do DEMa–UFSCar), Luis Rodolfo Bittencourt (Diretor Técnico da Magnesita Refratários S.A.) e Jacques Poirier (Universidade de Orleans – França) receberam o prêmio no dia 20 de abril, na cidade de Sendai, Japão, durante a cerimônia de abertura do Congresso Internacional de Refratários.
O Prêmio Wakabayashi é o mais importante na área de cerâmicas refratárias e recebe o nome do fundador da Associação Japonesa. Desde 1983, é concedido com o intuito de promover e manter uma alta qualidade das publicações nesta área.
Em 2005, Pandolfelli já havia recebido este prêmio, sendo na oportunidade o primeiro pesquisador não japonês a distinção.
Fonte: Jornal da Ciência 3755, 06 de maio de 2009.