Brasileiros destacam-se na aprovação de bolsistas do programa PPGG

18 de fevereiro de 2009 - 05:26

Os candidatos brasileiros foram o grande destaque da primeira seleção de bolsistas do recém-criado programa de pós-graduação PPGG (Public Policy and Good Governance) do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad)

Dos 67 aprovados, 16 bolsistas virão do Brasil e ainda há outros quatro na lista de reserva. O êxito do programa também pode ser medido pela admissão de cinco bolsistas do Daad (dois deles do Brasil) pela Hertie School of Governance, uma das mais renomadas instituições privadas de ensino superior da Alemanha, com anuidades de 10 mil euros.

Apesar do curto prazo que os interessados tiveram para se inscrever no programa (no Brasil, o comunicado saiu apenas 15 dias antes do encerramento das inscrições), o PPGG recebeu em sua estréia 175 candidaturas da Ásia, África e América Latina, sendo 45 delas do Brasil. Da Indonésia chegaram 19 candidaturas; da Tanzânia, 12; de Uganda, 11, e da Índia, nove. Os bolsistas embarcam para a Alemanha no fim de março, começando em abril seus cursos de alemão de até seis meses.

Para atender os perfis e interesses de cursos dos candidatos, o DAAD negociou vagas em inúmeras universidades. Os 67 aprovados serão distribuidos por seis instituições de ensino superior públicas e privadas alemãs. Os bolsistas ficarão isentos de semestralidades nos cursos que não são gratuitos e receberão do DAAD uma bolsa mensal de 750 euros, além de curso de alemão, seguro-saúde, auxílio-viagem e outros subsídios.

Segundo Heidi Wedel, coordenadora do programa PPGG no DAAD em Bonn, não foi fácil obter as vagas nas universidades, especialmente na Hertie School, pois ela só costuma isentar de suas semestralidades um total de dez estudantes por ano, sendo duas isenções reservadas sempre para africanos. “Mas o número e a qualidade dos candidatos apresentados pelo DAAD, inclusive de países aos quais as universidades quase não possuem acesso, impressionaram, e a perspectiva de o DAAD divulgar no futuro seus cursos através de sua forte rede no exterior foi decisiva para participarem do programa PPGG”, afirma Wedel.

O segundo edital do PPGG será divulgado no segundo semestre de 2009, desta vez já com o leque de universidades e cursos participantes do programa. Como referência, o edital de 2008 pode ser consultado em http://rio.daad.de/shared/programas_especiais.htm

O DAAD é a maior organização do mundo de fomento ao intercâmbio acadêmico e científico. Seu orçamento atual ultrapassa os 280 milhões de euros e seus programas beneficiam anualmente mais de 56 mil estudantes, professores, pesquisadores e gestores universitários, alemães e estrangeiros.
(Com informações da Assessoria de Comunicação do Daad)

Fonte: Jornal da Ciência 3703, 16 de fevereiro de 2009.