Uma perspectiva luminosa, coluna de Roberto Lent

11 de fevereiro de 2009 - 10:48

Pesquisadores utilizam estímulos de luz para restabelecer respiração em lesões graves da coluna

Os caminhos da ciência são mesmo surpreendentes. Quem esperaria que os “interruptores” de luz situados na retina pudessem ser utilizados para normalizar a respiração de acidentados? Os interruptores em questão são as moléculas fotossensíveis que a retina apresenta, capazes de abrir canais na membrana das células nervosas, permitindo a passagem de íons e gerando assim potenciais elétricos – os sinais de informação que o sistema nervoso utiliza.

A ideia de usar os interruptores com esse fim foi de um grupo de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Case Western Reserve, em Cleveland, nos Estados Unidos. O grupo, dirigido pelo neurocientista Jerry Silver, bolou uma forma de “reativar” os neurônios de animais de laboratório cuja medula espinhal havia sido traumatizada. Em sua coluna de janeiro, Roberto Lent relata o feito e discute as perspectivas abertas por ele.

Leia a coluna completa na “CH On-line”, que tem conteúdo exclusivo atualizado diariamente: http://ich.unito.com.br/136662

Fonte: Jornal da Ciência 3693, 02 de fevereiro de 2009.