Robô-inseto

11 de fevereiro de 2009 - 10:37

Máquina com seis patas desenvolvida no Brasil é capaz de se locomover para frente e para trás

Um robô de seis patas desenvolvido por alunos e professores dos cursos de engenharia elétrica, engenharia mecânica e engenharia mecatrônica da Fundação Educacional Inaciana (FEI), em São Paulo, acaba de ser apresentado ao público em um dos maiores eventos mundiais de tecnologia, a Campus Party, realizada este mês na capital paulista. O robô, que se movimenta para frente e para trás e gira em torno do próprio eixo, é um avanço rumo ao desenvolvimento de máquinas humanoides.

O robô hexápode mede 50 cm de comprimento e 40 cm de largura e pesa 1,8 kg. Seu corpo é feito de fibra de carbono e as patas, de acrílico. A máquina tem 18 motores (três em cada pata), que são responsáveis pelos seus movimentos.

Para andar, o robô apoia cinco patas no chão, enquanto uma fica no ar, para dar continuidade ao passo. “Essa forma de movimentação faz com que o robô pareça um inseto”, compara o engenheiro eletrônico Renato Giacomini, coordenador do projeto.

Leia a matéria completa na “CH On-line”, que tem conteúdo exclusivo atualizado diariamente: http://cienciahoje.uol.com.br/136862

Fonte: Jornal da Ciência 3692, 30 de janeiro de 2009.