Cooperação entre Brasil, Índia e África do Sul planeja novas ações para 2009

10 de fevereiro de 2009 - 10:44

Conselho científico do Prorama Ibas apontou as áreas prioritárias para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas

Na última quinta-feira (22/1), reuniu-se pela primeira vez o Conselho Científico Coordenador do Programa de Apoio a Cooperação Científica e Tecnológica Trilateral entre Índia, Brasil e África do Sul (Programa Ibas), na sede do CNPq, para discutir e propor as ações que serão realizadas no ano de 2009, no âmbito da cooperação entre os três países.

O Conselho foi criado pelo ministro da C&T, Sergio Rezende, com a missão de promover o intercâmbio de idéias sobre problemas científicos e tecnológicos de interesse comum entre Brasil, Índia e África do Sul, além de ações ligadas aos campos das ciências, da tecnologia e da inovação, de avaliar o desenvolvimento e execução do Programa Ibas e responsável por enviar ao MCT suas conclusões, propostas e recomendações.

“Nosso objetivo é promover a produção de pesquisa conjunta”, afirmou Jacob Palis, presidente do Conselho Científico e da Academia Brasileira de Ciências.

Foram apontadas as áreas indicadas pelos países envolvidos, para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas. Entre elas estão a Nanotecnologia, Nanociência e Novos Materiais, Energias Renováveis, Tecnologia da Informação, Tecnologia de Habitação de Baixo Custo, Biotecnologia, Oceanografia, Saúde destacando-se Malária, HIV e Tuberculose e Conhecimento Tradicional Indígena.

O Conselho preparou também uma lista com indicação de nomes de pesquisadores brasileiros, para compor o Comitê Científico Trilateral que será formado por três representantes de cada país. Os nomes serão submetidos ao ministro Sergio Rezende, que fará o anúncio dos indicados.

Entre as atividades propostas para o ano de 2009, sob a coordenação brasileira, estão a realização de uma Nano School , no segundo semestre, para reunir no Brasil pesquisadores dos três países, envolvidos com pesquisas na área, que possam trabalhar conjuntamente. Também serão realizados workshops com temas como Malária e Biotecnologia, em laboratórios brasileiros.

O Conselho Científico do Programa Ibas é presidido pelo pesquisador Jacob Palis, presidente da ABC, e têm como membros o presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, o ministro Hadil Fontes da Rocha Vianna, diretor do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores, o presidente da Finep, Luiz Fernandes, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, o pesquisador da Universidade Federal de São Carlos, José Galizia Tundisi, o secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, e o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia, José Monserrat Filho.

Também estiveram presentes à reunião o diretor de Relações Internacionais da Capes, Sandoval Carneiro Jr, e o chefe de Gabinete da Academia Brasileira de Ciências, Paulo Góes.
(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Fonte: Jornal da Ciência 3690, 28 de janeiro de 2009.