Rede de alta velocidade interligará instituições de pesquisa de Salvador
8 de outubro de 2008 - 12:00
A Remessa, uma rede baseada em fibra ótica que conectará 20 instituições de ensino e pesquisa de Salvador, vai ser lançada ainda este ano
A informação foi divulgada nesta terça-feira (dia 30) pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, na abertura do Telecom Day 2008. A rede terá inicialmente 120 km de extensão e 70 pontos, inclusive no local onde está sendo implantado o Parque Tecnológico, na avenida Luís Viana Filho.
Segundo Ildes Ferreira, quando estiver operando, a Remessa vai permitir diversas aplicações, a exemplo de ensino à distância, telemedicina, convergência de voz e multimídia entre os pontos de presença, dentre muitos outros serviços de TIC.
A transmissão de dados poderá ocorrer numa velocidade quatro mil vezes superior à conexão de banda larga utilizada comercialmente. O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Prefeitura de Salvador e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).
As redes em alta velocidade foram o tema central do Telecom Day 2008, que teve como objetivo capacitar os dirigentes e gerentes da iniciativa privada e organizações governamentais e não-governamentais, além de fomentar atividades técnico-científicas no meio empresarial e na área acadêmica.
O evento ocorreu durante esta terça-feira (dia 30), no Bahia Othon Palace Hotel, contando com palestras de especialistas na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
(Assessoria de Comunicação da Secti/BA)
Fonte: Jornal da Ciência 3610, 1º de outubro de 2008