Mais de 100 mil pesquisadores doutores ativos registrados na nova versão da Plataforma Lattes

16 de julho de 2008 - 11:05

O Brasil alcançou a marca de 107 mil pesquisadores doutores, 170 mil mestres e 86 mil estudantes de pós-graduação, ativos na pesquisa científica cadastrados na Plataforma Lattes, agora em nova versão.

Esta nova versão, que conta com parceria da Editora Elsevier, vem com inovações como a facilidade no preenchimento, na recuperação de dados de publicações e citações de artigos, além de versão em inglês para a entrada e recuperação dos currículos.

“Vai ser possível fornecer apenas o número de identificação do objeto (DOI) e, a partir deste número, a Plataforma Lattes busca todos os dados de registro do artigo científico do pesquisador na instituição Crossref.org, uma associação sem fins lucrativos da qual participam as principais editoras científicas mundiais. O pesquisador não precisa mais digitar o título, o volume, a página, o ISSN. Outro avanço é o acesso ao número de citações que as publicações registradas no Lattes tiveram, segundo a base Scopus, e também acesso aos artigos que citaram as publicações registradas na Plataforma Lattes”, disse o diretor de Programas Horizontais e Instrumentais do CNPq, José Roberto Drugowich, que apresentou a nova versão da Plataforma.

 

O novo sistema permitirá a recuperação do número de citações dos artigos registrados no Lattes e exibi-lo ao lado da referência do artigo, juntamente com link para os artigos que o citaram na Scopus. Caso a busca esteja sendo feita em instituição com acesso ao Portal de Periódicos da Capes, o usuário terá acesso ao conteúdo do artigo.

 

A nova versão da Plataforma Lattes possui, ainda, a funcionalidade que permite o acesso à base de dados da organização Crossref, responsável por manter o registro do Identificador Digital (DOI) e de seus metadados de mais de 32 milhões de publicações científicas. Desta forma, o pesquisador poderá recuperar todos os dados de sua publicação apenas fornecendo o DOI da mesma, facilitando o preenchimento e garantindo a qualidade da informação na Plataforma Lattes.

Notícia extraída do Jornal da Ciência nº 3546