Consultora do Ibict ganha prêmio nacional de liderança acadêmica

7 de julho de 2008 - 09:37

Cosette Castro, coordenadora do Centro Nacional de Referência em Inclusão Digital (Cenrid), conquistou o prêmio Luiz Beltrão de Liderança Emergente no campo das Ciências da Comunicação no Brasil

O prêmio é concedido anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e visa reconhecer a qualidade do trabalho acadêmico realizado pelo pesquisador por suas contribuições para o campo das ciências da comunicação.

Cosette Castro é doutora em Comunicación y Perodismo pela Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), mestre em Comunicação e Cultura pela PUC/RS e especialista em Educação Popular pela Unisinos/RS.

Jornalista de formação, Cosette Castro já trabalhou em jornalismo impresso e televisivo e também conquistou o Prêmio da Associação Riograndense de Imprensa de Jornalismo, em 1987. Atualmente, além de ser coordenadora do Cenrid/Ibict, Cosette é consultora da Cepal/Unesco e professora do mestrado em TV Digital da Unesp, em Bauru (SP).

O prêmio conquistado por Cosette Castro será entregue durante o XXXI Congresso Nacional de Ciências da Comunicação, em Natal (RN), nos dias 2 a 6 de setembro deste ano.

A escolha da consultora do Ibict para a conquista do Prêmio derivou de indicação feita pela comunidade acadêmica das ciências da comunicação, através de um processo consulta aos professores, pesquisadores e acadêmicos sócios da Intercom, dos dirigentes e colegiados dos cursos de comunicação (graduação e pós), e dos institutos de pesquisa e outras entidades da área.

A seleção dos indicados considera a trajetória acadêmica e intelectual percorrida pelo pesquisador num período mínimo de 5 anos e máximo de 10 anos após o doutoramento do indicado.

Cosette Castro coordena o Cenrid desde abril deste ano e seu papel, como coordenadora, é dar visibilidade a projetos de inclusão digital, colaborando para a inserção dos cidadãos no processo de inclusão social. A proposta do Cenrid também envolve facilitar o acesso da população brasileira ao conhecimento, à cultura e ao compartilhamento de dados, assim como a produção de conteúdos digitais.

Criado para integrar e dar visibilidade as diferentes iniciativas de inclusão digital existentes no país, o Centro Nacional de Referência em Inclusão Digital, terá em breve sua sede instalada na Biblioteca Nacional de Brasília.

Fonte: Jornal da Ciência, nº 3537