Método Pioneiro Determina com Precisão a Hora da Morte
7 de julho de 2008 - 09:20
Equipamento desenvolvido pelo físico Éverton Sérgio Estracanholli, do grupo de ótica da Universidade de São Paulo (USP), pode ajudar peritos criminais a determinar rapidamente e com grande precisão a data da morte de uma pessoa. O sistema emprega uma técnica de avaliação do estado de deterioração do tecido do corpo por meio de uma emissão a laser. Os resultados são analisados por um computador portátil, que calcula a há quanto tempo ocorreu o óbito.
Desenvolvido durante a tese de mestrado do físico da USP, o sistema desenvolvido totalmente no Brasil utiliza o feixe de luz laser, ligado por uma fibra ótica por computador. O tecido morto emite de volta uma luz – imperceptível ao olho nu – mas captado pelo detector, o espectrômetro. Como cada tecido responde de maneira diferente em relação a sua composição, as variações são detectadas e analisadas, “Após a morte, algumas reações químicas e compostos presentes nos tecidos desaparecem; outros surgem”, ressalta Estracanholli “Dessa forma, podemos estabelecer um padrão em função do tempo”.
O sistema apresentou bons resultados em testes com animais, analises em tecidos humanos ainda serão realizados, com previsões satisfatórias, já que resultados de criminologistas e peritos sairão mais rapidamente e com um custo bem menor devido a este novo método desenvolvido.
(fonte: Ciência Hoje On-line).