PROJETOS DE PESQUISA – PPSAC

 

 

ANDREA CAPRARA

 

2016 – Atual

Equité Santé

Descrição: O Projeto consitue uma sintese dos conhecimentos sobre as intervenções em saúde urbana para a prevenção e contrôlede doenças transmitidas por vetores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Andrea Caprara – Coordenador / Fabiola Lima – Integrante / Valery Ridde – Integrante.
Financiador(es): Tropical Disease Research WHO – Auxílio financeiro.

 

2014 – 2016

TOWARDS IMPROVED DENGUE DISEASE CONTROL THROUGH INNOVATIVE ECOSYSTEM MANAGEMENT AND COMMUNITY-DIRECTED INTERVENTIONS. An eco-bio-social Research Programme in Latin America and the Caribbean with emphasis on Brazil, Colombia and Mexico

 

Descrição: O objetivo geral da fase 3 é testar um modelo de intervenção inovador adaptado localmente com a gestão de ecossistemas para o controle do vetor do dengue (desenvolvido na fase 2) aplicado às áreas urbanas mais extensas com a finalidade de reduzir a morbi-mortalidade da doença, bem como sua viabilidade e custo-efetividade. Os objetivos específicos são: 1. Documentar e analisar o processo (fatores favoráveis e limitantes) de implementação de um novo plano de intervenção em grandes ambientes urbanos através da mobilização de uma série de parceiros (por exemplo, as comunidades, os serviços de controle de vetores, a sociedade local e os políticos, a indústria local) e da implementação de novas ferramentas. 2. Quantificar o impacto do novo plano de intervenção na morbidade (incidência de notificações) mortalidade da dengue (registros de óbitos por dengue) após o mesmo ser ajustado para infecções por dengue em pacientes que vivem nas áreas de intervenção, mas que tenham adquirido a infecção fora desta. 3. Estimar o custo total e de incrementos das intervenções, bem como a potencial diminuição dos custos obtida pela redução da morbidade e mortalidade da dengue nas áreas de intervenção em comparação com as áreas-controle (onde o controle tradicional de vetores será implantado), e estabelecer a relação custo-efetividade das intervenções. 4. Estudar a aceitação das intervenções pelas comunidades locais, gestores de programas nacionais, representantes de empresas locais e outros envolvidos no programa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Andrea Caprara – Coordenador / Johannes Sommerfeld – Integrante / Axel Kroeger – Integrante / Ima Braga – Integrante.

 

2014 – Atual

EMPODERAMENTO E O GERENCIAMENTO DO AUTOCUIDADO DE PACIENTES EM CONDIÇÕES CRÔNICAS ATENDIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE

 

Descrição: Objetivo principal: Analisar o gerenciamento do autocuidado junto aos pacientes com condições crônicas, em particular, diabetes mellitus na Atenção Primária no município de Fortaleza – CE. Específico: Compreender a percepção dos pacientes com diabetes mellitus e dos profissionais de saúde sobre o autocuidado; Identificar as ações de autocuidado relatadas e desenvolvidas pelos pacientes; Analisar como são realizadas as intervenções educativas na atenção primária nos aspectos promocionais, preventivos e curativos com foco a estimular o autocuidado; Mapear as redes sociais de apoio dos pacientes com diabetes mellitus atendidas pela ESF; Desenvolver ferramentas junto aos pacientes e profissionais da Estratégia Saúde da Família para fortalecer o autocuidado com pacientes portadores de diabetes mellitus..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andrea Caprara – Coordenador / Lucyla Oliveira Paes Landim – Integrante / Kilma Wanderley Lopes Gomes – Integrante / Patricia da Silva Taddeo – Integrante / Maria Rocineide Ferreira da Silva – Integrante / Elaine Neves de Freitas – Integrante / EDENÚBIA PEREIRA FELIX – Integrante / LUCIMAR BÓH BARBOSA – Integrante / JULIANA FURTADO MARTINS – Integrante / JOYCE OLIVEIRA MATOS – Integrante / CAROLINA MARANHÃO MARQUES LACERDA – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

 

2013 – Atual

EMPODERAMENTO E AUTOCUIDADO DE PACIENTES EM CONDIÇÕES CRÔNICAS ATENDIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE

Descrição: As pessoas com doenças crônicas vêm se tornando cada vez mais numerosas em decorrência do envelhecimento da população brasileira e, conseqüentemente, vêm representando uma expressiva e crescente demanda aos serviços de saúde em busca de cuidados. Assim, este estudo tem por objetivo compreender a organização da atenção ao paciente crônico nos Centros de Saúde da Família de Fortaleza sobretudo o desenvolvimento de relações pró-activas entre equipes de Saúde e pacientes. O estudo se sustenta no referencial teórico dos seis pilares do ?Chronic Care Model? e nas diretrizes da Política Nacional da Atenção Básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Andrea Caprara – Coordenador / Lucyla Oliveira Paes Landim – Integrante / Kilma Wanderley Lopes Gomes – Integrante / Patricia da Silva Taddeo – Integrante / Maria Rocineide Ferreira da Silva – Integrante / EDENÚBIA PEREIRA FELIX – Integrante / LUCIMAR BÓH BARBOSA – Integrante / JULIANA FURTADO MARTINS – Integrante / JOYCE OLIVEIRA MATOS – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Ceará – Auxílio financeiro.

 

 

2011 – Atual

INTERNATIONAL RESEARCH CONSORTIUM ON DENGUE RISK ASSESSMENT, MANAGEMENT AND SURVEILLANCE

Descrição: Trata-se de um consórcio IDAMS (15 Instituições de diversos Países), com pacotes de trabalho para a pesquisa clínica, laboratorial, vigilância e mapeamento de risco. Tudo sobre o tema geral de “alerta precoce” em caso de dengue. Trata-se de uma pesquisa clínica (estudo de coorte de casos de dengue, com o objetivo de descrever as definições de caso e sinais de alerta). O projeto é coordenado pelo Prof Thomas Janisch de Heidelberg, e que envolve entre outros OMS, Oxford, Liverpool Tropical Medicine School etc) . Trata-se de um projeto de 60 meses na sua globalidade. O pacote de trabalho clínico visa juntar grupos de pesquisa em Asia e América Latina para o recrutamento de pacientes com suspeita de dengue nos primeiros três dias da doença – principalmente a nível ambulatorial (Outpatient Department OPD), e segui-los diariamente, até a resolução da sua doença. Os objetivos principais sao: Identificar fatores que diferenciam entre dengue e doença não-dengue; Identificar fatores, entre os pacientes infectados com dengue, que possam prever a progressão mais grave da doença (por exemplo, a internação hospitalar ou a ocorrência de complicações hospitalares) http://www.idams.eu/index.php/partners.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Andrea Caprara – Coordenador / José Wellington de Oliveira Lima – Integrante / Bruno Benevides – Integrante / Kilma Wanderley Lopes Gomes – Integrante.
Financiador(es): European Research Area (CityNet) – European Union – Auxílio financeiro.Número de orientações:

 

ANTONIO RODRIGUES FERREIRA JÚNIOR

 

FRANCISCO JOSÉ MAIA PINTO

 

2013 – Atual

ANÁLISE DA TAXA DE TRANSMISSÃO VERTICAL EM GESTANTES HIV POSITIVAS ACOMPANHADAS EM SERVIÇO DE REFERÊNCIA, EM FORTALEZA-CE

Descrição: A transmissão materno-fetal do HIV tem sido reduzida em todo o mundo, principalmente, nos países desenvolvidos, graças à disponibilidade do diagnóstico durante a assistência ao pré-natal e à implementação das medidas de prevenção durante a gestação, parto e puerpério. No decorrer dos anos, a transmissão vertical tornou-se a principal via de infecção do HIV em crianças. Atualmente, registra-se no mundo 2,5 milhões de crianças vivendo com HIV, com o incremento de 370 mil novos casos de crianças infectadas através da transmissão perinatal e amamentação, no ano de 2009. Mesmo com o conhecimento dos fatores determinantes da transmissão vertical, ainda há a necessidade de se caracterizar a população de gestantes infectadas, a fim de ampliar o conhecimento epidemiológico da principal causa de AIDS em crianças. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a taxa de transmissão vertical em serviço de atendimento especializado a gestantes com HIV/AIDS, no município de Fortaleza, no período de 2005 a 2012. A pesquisa é documental, quantitativa com abordagem descritiva e analítica. Da população de 433 gestantes HIV positivas, participarão na amostra 196 gestantes HIV positivas atendidas nos Serviços de Atendimento Especializado do Hospital Gonzaga Mota de Messejana (HGMM). A coleta de dados será realizada mediante o preenchimento de formulários semiestruturados, desenvolvidos pelos pesquisadores, a partir de informações contidas nos prontuários das participantes e das fichas de notificaçào do SINAN. Para o processamento dos dados gerais será utilizado o programa Predictive Analytics Software for Windows (PASW), versão 17.0, além do programa Excel para a tabulação e construção gráfica. A análise descritiva será baseada nas frequências (absolutas e relativas) e medidas paramétricas (média e desvio padrão). Na análise inferencial serão realizados os testes de associação do qui-quadrado, e na impossibilidade deste, o teste de máxima verossimilhança ou exato de Fisher, ao nível de significancia de 5%. Será usada a razão de chances (OR bruta e ajustada) dentre as variáveis significativas do modelo hierarquizado, usando p < 0,20, para entrada da variável, no modelo de regressão, e para que ela permaneça no modelo, o valor de p < 0,05. Serão considerados potenciais fatores de confusão, as variáveis, cujo valor da OR oscile em torno de 10%. A análise final será constituída pela construção da regressão logística múltipla baseada nos critérios propostos por Hosmer e Lemeshow. Palavras- chaves: Transmissão vertical de doença infecciosa; Infecção por HIV; Gestantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Francisco José Maia Pinto – Coordenador / Elaine Saraiva Feitosa – Integrante / INGRID MEDEIROS CAMELO – Integrante / MARIANA MOTA MOURA FÉ – Integrante / SONIA SAMARA FONSECA DE MORAIS – Integrante / Maria Glêdes Ibiapina Gurgel – Integrante / Thays Bezerra Brasil – Integrante / Carlos Robson Bezerra de Medeiros – Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Cooperação.

 

 

2009 – Atual

PLANO ALFANUTRI: UM NOVO PARADIGMA, A ALFABETIZAÇÃO NUTRICIONAL, PARA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA NA PREVENÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS CRÔNICAS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Helena Alves de Carvalho Sampaio em 20/05/2015.

 

Descrição: Introdução: O Brasil passa por uma transição epidemiológica onde se assiste a quadros de desnutrição e outras deficiências e altas prevalências de diferentes doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes melito, hipertensão arterial, câncer e obesidade, entre outras. Há uma extensa interface destas doenças com a Nutrição, tanto no aspecto preventivo, como no de controle. Desta forma, a estratégia da educação nutricional tem sido a mais utilizada para tentar prevenir ou minimizar o impacto negativo sobre a saúde representado pelas DCNT. Recentemente, começou-se a questionar qual a educação nutricional que se quer no que tange a viabilizar o empoderamento da população referente às diretrizes de uma alimentação dita saudável e mesmo de um estilo de vida saudável, englobando dieta e pratica de atividade física adequadas. Nesta nova linha de discussões, um novo paradigma começou a ser incipientemente desenvolvido, a alfabetização nutricional. Embora nova na área de Nutrição, a preocupação com alfabetização cientifica e em saúde já soma quase meio século. Objetivo: Planejar, elaborar, implantar e avaliar um plano de alfabetização nutricional, o Plano AlfaNutri, como estratégia para incentivo à alimentação adequada e prática regular de atividade física na prevenção e controle de DCNT para a clientela usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). O Plano AlfaNutri pretendido compreendeu a reformulação do ?Guia Alimentar ? Como ter uma alimentação saudável? com base no nível de letramento nutricional e em saúde do grupo avaliado e por um manual destinado à utilização pelos profissionais de saúde que atuam no SUS. Metodologia: Foram avaliados 908 pacientes em atendimento preventivo ou para tratamento de doenças crônicas em postos de saúde e ambulatórios hospitalares públicos. Os mesmos foram divididos em grupos que responderam a instrumentos de diagnóstico de letramento em saúde e nutrição: Test of ,Functional Health Literacy in Adults, Newest Vital Sign ou Nutritional Literacy Scale, traduzidos para o português. Foram realizados círculos de diálogo para avaliação do entendimento do Guia Alimentar nacional, em sua versão bolso, destinada à comunidade. Resultados: Foi alta a prevalência de letramento não adequado (inadequado e marginal) em saúde e em nutrição. Os pacientes apontaram muitas dificuldades de entendimento do conteúdo da publicação avaliada, tendo sido efetuada uma reformulação da mesma frente às reivindicações. Tal reformulação foi avaliada e aprovada pelos pacientes. O documento resultante foi entregue a uma amostra de usuários do SUS. Foi elaborado um manual para orientação dos profissionais de saúde, para um atendimento direcionado a respeitar o letramento em saúde e nutrição da clientela. Todos os profissionais dos locais onde houve pacientes entrevistados receberam um exemplar. Conclusão: Há necessidade de uma reformulação das ações educativas realizadas com vistas a se adequar a pessoas com baixo letramento em saúde e nutrição. Sugere-se que o diagnóstico de letramento em saúde e em nutrição seja investigado na rotina de atendimento do usuário do SUS. Palavras-chave: letramento em saúde; letramento nutricional; doença crônica; atendimento; alimentação; Sistema Único de Saúde.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) .

Integrantes: Francisco José Maia Pinto – Integrante / Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Maria Olganê Dantas Sabry – Integrante / Nádia Tavares Soares – Integrante / Maria da Penha Baião Passamai – Integrante / José Arimatéa Barros Bezerra – Integrante / Maria Auristela Magalhães Coelho – Integrante.

 

HELENA ALVES DE CARVALHO SAMPAIO

 

2013 – Atual

FARINHA DE TAMARINDO COMO ADJUVANTE NO CONTROLE METABÓLICO DE PACIENTES DIABÉTICOS

Projeto certificado pela empresa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em 27/09/2013.

 

Descrição: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença de grande e crescente prevalência mundial. Novas alternativas dietéticas e medicamentosas têm sido estudadas a fim de contribuir na prevenção e tratamento desta enfermidade. O avaliação do índice glicêmico dietético e o uso da fitoterapia vêm compondo parte importante destas novas propostas terapêuticas. Embora ainda escassos e majoritariamente sem consenso, estudos apontam para o efeito hipoglicemiante de algumas frutas, o tamarindo despontando como uma possibilidade. A presente proposta se enquadra na Chamada MCTI/CNPq/MS – SCTIE – Decit Nº 07/2013 ? Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no Sistema Único de Saúde, especificamente na linha pesquisa clínico-epidemiológica em relação ao uso da PICs no cuidado a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. Dentre as PICS, a inserção se dá na área de Plantas Medicinais e Fitoterapia. O objetivo do estudo será avaliar o efeito da ingestão da farinha de tamarindo no controle glicêmico de diabéticos atendidos por uma unidade de referência ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um ensaio clínico duplo-cego controlado por placebo. Será elaborada uma farinha liofilizada de tamarindo, para a qual serão realizadas análises centesimal, microbiológica e sensorial, além da determinação de seu índice glicêmico. Posteriormente, serão selecionados 200 diabéticos, dos quais 100 com glicemia controlada e 100 sem controle adequado. Cada grupo será subdividido em dois, sendo um para ingestão da farinha de tamarindo e outro para ingestão do placebo. Durante 1 mês, os grupos farão a ingestão e, semanalmente, além de receber os produtos, terão acompanhamento de sua glicemia. No início e ao final dos 30 dias serão determinados o perfil lipídico e a ingestão alimentar habitual e será realizada antropometria (peso, altura, circunferência da cintura e do quadril). Ao final, será realizada análise estatística para verificar diferenças entre os grupos no início e ao final da intervenção. O estudo seguirá todas as normas do Conselho Nacional de Saúde e será submetido ao comitê de ética por meio da Plataforma Brasil, bem como será inscrito na Plataforma Brasileira de Ensaios Clínicos. Espera-se uma melhora do perfil metabólico (glicêmico e lipídico) dos pacientes estudados, que confirme estar sendo oferecida uma opção terapêutica adjuvante de menor custo e mais eficaz no cotidiano de pacientes diabéticos ou daqueles que apresentam fatores de risco para a doença. Desta forma estar-se-á favorecendo a elaboração de políticas públicas que utilizem a flora brasileira e a inclusão da farinha de tamarindo na lista de fitoterápicos aceitos para distribuição pelo SUS. Há ainda um potencial resultado de participação no setor produtivo, pois a farinha de tamarindo desenvolvida poderá ser patenteada, industrializada e comercializada para uso no SUS e para venda em estabelecimentos comerciais especializados em produtos dietéticos e destinados a pacientes diabéticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Maria Rosimar de J Barbosa – Integrante / José Wellington de Oliveira Lima – Integrante / Tatiana Uchôa Passos – Integrante / Antônio Augusto Ferreira Carioca – Integrante / Nágila Raquel Teixeira Damasceno – Integrante / Soraia Pinheiro Machado Arruda – Integrante / Nédio Jair Wurlitzer – Integrante / Ana Paula Dionísio – Integrante / Deborah dos Santos Garruti – Integrante / Janice Ribeiro Lima – Integrante / Fernando Antonio Pinto de Abreu – Integrante / Idila Maria da Silva Araújo – Integrante / Adna Lucianne Girão Modesto – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

2013 – Atual

Fatores de risco cardiovasculares em portadores de esclerose múltipla

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Luisa Pereira de Melo em 23/10/2013.

 

Descrição: A Esclerose Múltipla (EM) é a doença autoimune, desmielinizante, crônica do sistema nervoso central (SNC), mais comum em adultos jovens. Possui evolução progressiva e imprevisível, podendo levar a incapacidades. O sobrepeso e a obesidade estão presentes em muitos pacientes e podem estar associadas a um risco maior de eventos coronarianos, dislipidemias, diabetes tipo 2 (DM2) e hipertensão arterial sistêmica (HAS). O presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores de risco cardiovasculares em portadores de EM, buscando possíveis associações com as condições clínicas, nutricionais e com o padrão alimentar. Trata-se de um estudo transversal, descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa. A população da pesquisa será composta por todos portadores de EM acompanhados pelos Centros de Referência de Fortaleza, totalizando em média 250 indivíduos. Os pacientes serão identificados através do número do questionário, idade, sexo, e entrevistados quanto o nível de escolaridade, profissão e/ou ocupação, tabagismo, etilismo e atividade física. Será pesquisada a condição clínica através da Escala Expandida do Estado de Incapacidade (EDSS), taxa de surtos e gravidade. Serão também registradas à presença doenças associadas, a medicação utilizada e a avaliação dos níveis pressóricos. Serão coletados dos prontuários os exames de glicemia, colesterol total (CT), LDL-colesterol (LDL-c), HDL-colesterol (HDL-c) e triglicerídeos. E, para a dosagem de enzimas antioxidantes (catalase, glutationa peroxidase e superóxido dismutase) e proteína C reativa (PCR), amostras de sangue (5 mL) serão coletadas. Pesquisadores treinados realizarão avaliação antropométrica como altura (A), peso (P), circunferência da cintura (CC) e do quadril (CQ). A partir destas medidas serão calculados o índice de massa corporal (IMC) e a relação cintura/quadril (RCQ). A gordura corpórea será determinada através da bioimpedância elétrica e ultrassom. O consumo alimentar será identificado através do Recordatório de 24 horas (R24h), realizado em três dias não consecutivos, sendo um referente ao final de semana. O consumo será categorizado como adequado ou não, conforme o Guia Alimentar para a População Brasileira (2006), Dietary Reference Intake (Otten et al., 2006) e o índice de qualidade dietética revisado (Previdelli et al., 2011). Todos os protocolos do estudo seguirão as normas da Resolução n°466/2012 do Conselho Nacional de Saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Helena Alves de Carvalho Sampaio – Integrante / Maria Luísa Pereira de Melo – Coordenador / Carla Soraya Costa Maia – Integrante / José A. C. D’Almeida – Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

2012 – Atual

PLANO ALFA-SAUDE: Aplicação dos pressupostos do letramento em saúde e da formação de navegadores na capacitação de equipes do SUS

Descrição: Introdução: Pesquisa recente realizada detectou a presença de baixo letramento em saúde entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como foi percebido que materiais educativos para eles desenvolvidos podem não estar sendo devidamente compreendidos, face este limitado letramento. Delineou-se, então, a presente proposta. Objetivo: Elaborar, implantar e avaliar o Plano Alfa-Saúde como estratégia de capacitação de recursos humanos para o SUS, com base nos pressupostos do letramento em saúde e da formação de navegadores de saúde. Metodologia: O Plano Alfa-Saúde capacitará agentes comunitários de saúde (ACS), integrantes de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O citado Plano se propõe, ainda, a avaliar os materiais educativos de saúde distribuídos para os usuários do SUS. Serão realizados quatro círculos de estudos com cada grupo. As atividades serão desenvolvidas nas macrorregiões de saúde do Ceará (Fortaleza, Sobral, Cariri e Sertão Central) e na sede do IFCE. Os círculos seguirão proposta de Rudd et al. (2005), Soricone et al. (2007) e Freeman e Rodriguez (2011) no que tange ao enfoque de letramento e navegação em saúde e o conteúdo de promoção de saúde será adaptado do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil ? 2011-2022 (Brasil, 2011), utilizando-se modelos de corpo humano e de alimentos. A análise dos materiais educativos será feita segundo protocolo SMOG (McLaughlin, 1969) e Suitability Assessment of Materials (Doak, Doak e Root, 1996). O Plano Alfa-saúde será avaliado de forma quantitativa (pré e pós-teste) e em médio prazo, de forma qualitativa, com uma sub-amostra, antes e três meses após capacitação, através de círculos de diálogos que serão gravados, transcritos e analisados segundo o Discurso do Sujeito Coletivo (Lefévre e Lefévre (2003; 2006). Os materiais educativos em saúde inadequados no quesito adaptação ao nível de letramento em saúde, serão reformulados.Espera-se que a execução da proposta seja bem sucedida em aprimorar o atendimento à saúde do usuário do SUS, podendo ser adotada como padrão de capacitação de recursos humanos no Ceará. Acredita-se, ainda, que pelo seu ineditismo na forma de capacitação pretendida, a proposta poderá ser adotada também no País..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Maria da penha Baião Passamai – Integrante / Nádia Tavares Soares – Integrante / Christiane Pineda Zanella – Integrante / Cláudia Machado C S Vasconcelos – Integrante / Luisa Maria Oliveira Pinto – Integrante / Carmem Cemires Cavalcante Costa – Integrante / Luíza Santos Pontello – Integrante / Claudia Belém Moura – Integrante / Sarah Bezerra Luna Varela – Integrante / Soraia Pinheiro Machado Arruda – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Ministério da Saúde – Auxílio financeiro / Secretaria Estadual de Saúde do Ceará – Auxílio financeiro.

 

2011 – Atual

IMAGEM CORPORAL: POTENCIAL INFLUÊNCIA SOBRE RISCO DE TRANSTORNO ALIMENTAR E SOBRE A QUALIDADE DO FUTURO EXERCÍCIO PROFISSIONAL ENTRE ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO

Descrição: A imagem corporal é um importante componente da identidade pessoal. É a forma pela qual o corpo apresenta-se para si próprio. Quando esta apresenta-se para o indivíduo de forma distorcida, este é um fator desencadeante para transtornos alimentares. Alguns grupos sofrem uma grande pressão social sobre sua imagem física devido sua atuação estar muito relacionada ao controle de peso ou imagem corporal. Estes grupos são mais propícios a apresentarem essa distorção, e assim, desenvolverem transtornos alimentares. Estudantes de nutrição configuram um dos grupos de risco para desenvolver distúrbios alimentares. Assim o objetivo deste estudo é avaliar a imagem corporal deste público como fator potencial de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares e de reflexo sobre a prática profissional futura. É um estudo de natureza descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta se dará a partir de um instrumento dividido em três partes: dados de identificação e antropométricos, investigação de imagem corporal (BSQ), e representação social através da associação livre de palavras. Espera-se com este estudo ter uma avaliação da imagem corporal que estudantes do curso de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará possuem de si, qual sua noção sobre alimentação adequada, qual seu grau de satisfação com seu peso, sua altura e seu IMC e verificar a existência de uma relação entre estes dados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Maria Olganê Dantas Sabry – Integrante / Nádia Tavares Soares – Integrante / Fernanda maria Machado Maia – Integrante / Nara de Andrade Parente – Integrante / Diana Jiménez Rodríguez – Integrante.

 

2011 – Atual

HELICOBACTER PYLORI, GRELINA, APETITE E PESO CORPORAL: EFEITOS DA PRESENÇA E DA ERRADICAÇÃO DO MICROORGANISMO EM PACIENTES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Descrição: A obesidade e a infecção pelo Helicobacter pylori se constituem hoje em problema de saúde pública mundial, dada sua prevalência e implicações na elevação das taxas de morbi-mortalidade. No Brasil, em adultos, pesquisas apontam que o excesso de peso atinge 49% da população, sendo a obesidade presente em 14,8%; já a infecção pelo Helicobacter pylori acomete 82%. Embora sejam afecções bem distintas, estudos começam a apontar que a infecção por Helicobacter pylori pode influenciar a ingestão alimentar e a homeostase calórica através da sinalização da grelina, um peptídeo secretado no estômago e implicado no comportamento de ingestão alimentar e regulação do peso corporal. No entanto, o tipo de influência que ocorre ainda é tema controverso. Assim, o objetivo do presente estudo é investigar os efeitos da presença e da erradicação de Helicobacter pylori sobre os níveis de grelina, apetite e peso corporal em pacientes atendidos pelo SUS. Pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde em um serviço de referência farão pesquisa de presença de Helicobacter pylori a partir de exames endoscópicos, com biópsias que serão examinadas por método histológico e pelo teste da urease. Os níveis séricos de grelina ativa e total serão determinados através do método Elisa. Os pacientes terão sua massa corporal avaliada e serão entrevistados quanto ao consumo alimentar e escala visual de apetite. Após diagnóstico da presença ou ausência de Helicobacter pylori os pacientes serão estratificados em positivos e negativos e os achados dos níveis de grelina, antropométricos, de ingestão alimentar e apetite serão confrontados. Todos os procedimentos serão repetidos decorridas oito semanas de tratamento para erradicação do microorganismo. Trata-se de uma área ainda pouco explorada na pesquisa científica, cujos resultados podem contribuir para mudanças nos protocolos de investigação e atendimento, implementando a qualidade do serviço prestado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Maria Olganê Dantas Sabry – Integrante / Maria Luísa Pereira de Melo – Integrante / Gláucia Posso Lima – Integrante / Ticihana Ribeiro de Oliveira – Integrante / José Wellington de Oliveira Lima – Integrante / Daianne Cristina Rocha – Integrante / Diana Célia Souza Nunes Pinheiro – Integrante / Soraia Pinheiro Machado Arruda – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.Número de orientações: 7

 

 

2009 – Atual

Padrão alimentar cearense: um estudo sobre as inter-relações entre índice glicêmico, carga glicêmica e doenças crônicas não transmissíveis

Descrição: O presente estudo pretende avaliar a associação entre a presença de doenças crônicas não transmissíveis, a situação nutricional e o índice glicêmico e carga glicêmica da dieta habitual de diferentes grupos populacionais. Para tanto será feito determinado o índice glicêmico de alimentos regionais integrantes do padrão alimentar dos indivíduos estudados; calculado o índice glicêmico e a carga glicêmica da dieta habitual dos indivíduos estudados; confrontado o índice glicêmico e a carga glicêmica da dieta habitual de indivíduos saudáveis e portadores de diferentes doenças crônicas não transmissíveis; confrontado o índice glicêmico e a carga glicêmica da dieta habitual dos indivíduos estudados com marcadores de estado nutricional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Maria Olganê Dantas Sabry – Integrante / Maria Auristela magalhães Coelho – Integrante / Maria Luísa Pereira de Melo – Integrante / Tatiana Uchôa Passos – Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

 

2009 – Atual

Plano AlfaNutri: um novo paradigma, a alfabetização nutricional, para promoção da alimentação saudável e prática regular de atividade física na prevenção e controle de doenças crônicas

Descrição: O Brasil passa por uma transição epidemiológica muito importante e negativa, onde se assiste ainda a quadros de desnutrição e outras deficiências nutricionais acarretadas por fome e miséria, mas já associados a altas prevalências de diferentes doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes melito, hipertensão arterial, câncer e obesidade, entre outras. Há uma extensa interface destas doenças com a Nutrição, tanto no aspecto preventivo, como no de controle. Desta forma, a estratégia da educação nutricional tem sido a mais utilizada para tentar prevenir ou minimizar o impacto negativo sobre a saúde representado pelas DCNT. Recentemente, começou-se a questionar qual a educação nutricional que se quer no que tange a viabilizar o empoderamento da população referente às diretrizes de uma alimentação dita saudável e mesmo de um estilo de vida saudável, englobando dieta e pratica de atividade física adequadas. Nesta nova linha de discussões, um novo paradigma começou a ser incipientemente desenvolvido, a alfabetização nutricional. Nesta vertente de pensamento se destaca a importância de conhecer o nível de compreensão que a população tem para interpretar mensagens simples, como ler um rotulo de medicamentos ou entender o que e uma porção de arroz, antes de se proceder a uma orientação nutricional. Assim, o objetivo do presente estudo é diagnosticar o nível de letramento/alfabetização nutricional da população atendida pelo SUS e a partir daí elaborar um plano, o Plano AlfaNutri, que permita o empoderamento necessário para garantir a saúde. Pretende-se abranger dois segmentos populacionais atendidos pelo SUS, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e os que buscam prevenção de tais doenças, num total de 600 indivíduos. Inicialmente serão desenvolvidas três etapas: diagnóstico do nível de alfabetização nutricional, realização de circulo de diálogos com grupos da população para elaborar o plano AlfaNutri e a própria elaboração do mesmo; depois virá a etapa de intervenção, onde o Plano AlfaNutri será disponibilizado para a população e, finalmente, ao final, será realizada a avaliação do Plano. O projeto apresenta a vantagem de, pela primeira vez, estar propondo uma interpretação da visão que os indivíduos atendidos pelo SUS possuem sobre as informações de Nutrição que lhes são passadas, propondo ainda a elaboração de um plano que leve em consideração tal visão. Espera-se, assim, contribuir para o aprimoramento das ações do SUS na prevenção e controle de doenças crônicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Maria da penha Baião Passamai – Integrante / Maria Olganê Dantas Sabry – Integrante / Nádia Tavares Soares – Integrante / Maria Auristela magalhães Coelho – Integrante / Christiane Pineda Zanella – Integrante / José Arimatea de Barros Bezerra – Integrante / Francisco José Maia Pinto – Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Ministério da Saúde – Auxílio financeiro.

 

 

2008 – Atual

INFLUÊNCIA DO FERIADO PROLONGADO SOBRE O CONSUMO ALIMENTAR E DE BEBIDA ALCOÓLICA, COMPOSIÇAO CORPORAL E DESENCADEAMENTO OU AGRAVAMENTO DE EXCESSO PONDERAL

Descrição: O presente estudo pretende investigar a influência dos feriados no ganho de peso e no desenvolvimento ou agravamento da obesidade de funcionários e alunos de uma instituição de ensino superior da cidade de Fortaleza-CE. O interesse pelo tema surgiu da preocupação com o aumento da prevalência da obesidade no mundo e, em particular, no Brasil. Empiricamente sabe-se que há uma mudança de padrão alimentar nos feriados e que as pessoas tendem a exagerar no tocante ao consumo de alimentos e bebidas. Se esse consumo adicional não vier posteriormente acompanhado de um período compensatório de maior gasto de energia em relação ao consumo habitual, e se o consumo maior de alimentos e bebidas se perpetuar ciclicamente a cada feriado, o indivíduo pode vir a apresentar excesso de peso, com posterior comprometimento da sua saúde. Existem poucos dados na literatura abordando essa temática. Não foi encontrado nenhum estudo brasileiro investigando ganho de peso nos feriados. O estudo é prospectivo e vai avaliar composição corporal, demanda energética e ingestão de alimentos e bebidas nos feriados de Natal/Ano Novo, Carnaval e Semana Santa A inovação da proposta está em não seguir a regra geral de avaliar o padrão dietético habitual da população e, sim, o seu padrão alimentar em situações especiais relativamente prolongadas e o respectivo impacto deste comportamento sobre a segurança alimentar, no âmbito do risco de contribuição para o surgimento de doenças crônicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Maria Olganê Dantas Sabry – Integrante / José Wellington de Oliveira Lima – Integrante.

 

 

2006 – Atual

Pesquisa Fatores nutricionais associados ao câncer de próstata na cidade de Fortaleza

Descrição: Trata-se de pesquisa incluída em projeto de dissertação do Mestardo Acadêmico em Saúde Pública da UECE, inicada em 2006 e com primeira fase concluída, com resultados tendo gerado uma dissertação de mestrado. No momento está sendo ampliada em relação à inclusão de novos dados e os dados parciais da primeira fase foram publicados na Revista de Nutrição, maio/junho 2009.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Maria Olganê Dantas Sabry – Integrante / Soraia Pinheiro Machado – Integrante / Lúcio Flávio Gonzaga Silva – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

 

 

2006 – Atual

Pesquisa Fatores ambientais associados com a retenção de peso pós-parto

Descrição: Trata-se de pesquisa vinculada à dissertação de Mestrado Acadêmico em saúde Pública da UECE (no momento esta já foi concluída) e se propõe a investigar fatores associados com a não normalização do peso pós-parto, sendo realizada numa maternidade referência da cidade de Fortaleza. No momento coleta de dados foi concluída e dados estão sendo avaliados com propósito de produção de artigos científicos, bem como novas análises com diferentes cruzamentos estão sendo efetuadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Paulo César de Almeida – Integrante / Cláudia Machado C S Vasconcelos – Integrante / Fabrício da Silva Costa – Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

 

 

1999 – Atual

Coordenadora da pesquisa Padrão de consumo de adoçantes artificiais e outros produtos dietéticos de grupos populacionais da cidade de Fortaleza-CE.

Descrição: A pesquisa investiga padrão de consumo de adoçantes e outros produtos dietéticos por diferentes grupos populacionais. A partir de 2000 passou a incluir a investigação da associação do uso de aspartame com doenças crônicas e, mais recentemente, está sendo iniciada a investigação do posicionamento profissional quanto à prescrição ou não de aspartame na presença de situações especiais, como por exemplo, na presença de gestação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Krishnamurti de Morais Carvalho – Integrante / Maria Olganê Dantas Sabry – Integrante / Ana Dina Nobre Anastácio – Integrante / Fabrício da Silva Costa – Integrante.

Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 2

 

 

2013 – Atual

FARINHA DE TAMARINDO COMO ADJUVANTE NO CONTROLE METABÓLICO DE PACIENTES DIABÉTICOS

Descrição: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença de grande e crescente prevalência mundial. Novas alternativas dietéticas e medicamentosas têm sido estudadas a fim de contribuir na prevenção e tratamento desta enfermidade. O avaliação do índice glicêmico dietético e o uso da fitoterapia vêm compondo parte importante destas novas propostas terapêuticas. Embora ainda escassos e majoritariamente sem consenso, estudos apontam para o efeito hipoglicemiante de algumas frutas, o tamarindo despontando como uma possibilidade. A presente proposta se enquadra na Chamada MCTI/CNPq/MS – SCTIE – Decit Nº 07/2013 ? Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no Sistema Único de Saúde, especificamente na linha pesquisa clínico-epidemiológica em relação ao uso da PICs no cuidado a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. Dentre as PICS, a inserção se dá na área de Plantas Medicinais e Fitoterapia. O objetivo do estudo será avaliar o efeito da ingestão da farinha de tamarindo no controle glicêmico de diabéticos atendidos por uma unidade de referência ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de estudo com duas partes, a primeira inserida no campo do desenvolvimento tecnológico e a segunda caracterizada por um ensaio clínico duplo-cego controlado por placebo. No campo de desenvolvimento tecnológico ocorrerá a elaboração de uma farinha de tamarindo, obtida a partir de polpa de fruta fresca, a qual será liofilizada, sendo realizadas análises centesimal, microbiológica e sensorial, além da determinação de seu índice glicêmico. Espera-se uma melhora do perfil metabólico (glicêmico e lipídico) de indivíduos diabéticos, o que será verificado na parte do projeto que inclui o ensaio clínico. Caso se confirme estar sendo oferecida uma opção terapêutica adjuvante de menor custo e mais eficaz no cotidiano de pacientes diabéticos ou daqueles que apresentam fatores de risco para a doença, estar-se-á favorecendo a elaboração de políticas públicas que utilizem a flora brasileira e a inclusão da farinha de tamarindo na lista de fitoterápicos aceitos para distribuição pelo SUS. A farinha de tamarindo desenvolvida poderá ser patenteada, industrializada e comercializada para uso no SUS e para venda em estabelecimentos comerciais especializados em produtos dietéticos e destinados a pacientes diabéticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Maria Rosimar Teixeira Matos – Integrante / José Wellington de Oliveira Lima – Integrante / Tatiana Uchôa Passos – Integrante / Antônio Augusto Ferreira Carioca – Integrante / Nágila Raquel Teixeira Damasceno – Integrante / Soraia Pinheiro Machado Arruda – Integrante / Nédio Jair Wurlitzer – Integrante / Ana Paula Dionísio – Integrante / Deborah dos Santos Garruti – Integrante / Janice Ribeiro Lima – Integrante / Fernando Antonio Pinto de Abreu – Integrante / Idila Maria da Silva Araújo – Integrante / Adna Lucianne Girão Modesto – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

 

ILANA NOGUEIRA BEZERRA

 

 

JOSÉ JACKSON COELHO SAMPAIO

 

2003 – Atual

Humanização da Atenção a Saúde: uma perspectiva dialética e interdisciplinar

Descrição: Problema – O fenômeno da humanização da atenção e da gestão em saúde é complexo em expressão e processo de emergência, obrigando a identificar atores envolvidos, redes conceituais, culturas organizacionais e múltiplos níveis analíticos: ético, político, cultural, econômico, organizacional de sistema, organizacional de serviço/programa, psicossocial. Objetivo – Identificar o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a natureza ético-política das relações envolvidas nos atos de atenção secundária à saúde. Metodologia Por meio de três casos hospitalares públicos, Hospital Geral César Cals-HGCC, Hospital Geral de Fortaleza-HGF e Hospital Infantil Albert Sabin-HIAS, realizar-se-á estudo de caso, comparativo, qualitativo, analítico-crítico, com contextualização micro-histórica da organização hospitalar. Para a organização e análise de depoimentos livres, serão seguidas as recomendações da etnopoesia. Para a interpretação dos textos decorrentes de documentos e entrevistas semi-estruturadas serão realizados os procedimentos da análise de discurso. Resultados Esperados – Desenvolvimento da técnica de roda de discussão, implantação de grupos de trabalho de humanização e treinamento em pesquisa de universitárias. O projeto continua em andamento apesar de ter sido finalizado o financiamento, já que alunos de MS. e Dr., estão desenvolvendo pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: José Jackson Coelho Sampaio – Coordenador / ERASMO MIESSA RUIZ – Integrante / CLEIDE CARNEIRO – Integrante / ERNANI VIEIRA DE VASCONCELOS FILHO – Integrante / SANDRA MAIA FARIAS VASCONCELOS – Integrante / CARLOS GARCIA FILHO – Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Ministério da Saúde – Auxílio financeiro / Universidade Estadual do Ceará – Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 4

 

 

JOSÉ WELLINGTON DE OLIVEIRA LIMA

 

2013 – Atual

FARINHA DE TAMARINDO COMO ADJUVANTE NO CONTROLE METABÓLICO DE PACIENTES DIABÉTICOS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Helena Alves de Carvalho Sampaio em 07/01/2014.

 

Descrição: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença de grande e crescente prevalência mundial. Novas alternativas dietéticas e medicamentosas têm sido estudadas a fim de contribuir na prevenção e tratamento desta enfermidade. O avaliação do índice glicêmico dietético e o uso da fitoterapia vêm compondo parte importante destas novas propostas terapêuticas. Embora ainda escassos e majoritariamente sem consenso, estudos apontam para o efeito hipoglicemiante de algumas frutas, o tamarindo despontando como uma possibilidade. A presente proposta se enquadra na Chamada MCTI/CNPq/MS – SCTIE – Decit Nº 07/2013 ? Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no Sistema Único de Saúde, especificamente na linha pesquisa clínico-epidemiológica em relação ao uso da PICs no cuidado a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. Dentre as PICS, a inserção se dá na área de Plantas Medicinais e Fitoterapia. O objetivo do estudo será avaliar o efeito da ingestão da farinha de tamarindo no controle glicêmico de diabéticos atendidos por uma unidade de referência ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um ensaio clínico duplo-cego controlado por placebo. Será elaborada uma farinha liofilizada de tamarindo, para a qual serão realizadas análises centesimal, microbiológica e sensorial, além da determinação de seu índice glicêmico. Posteriormente, serão selecionados 200 diabéticos, dos quais 100 com glicemia controlada e 100 sem controle adequado. Cada grupo será subdividido em dois, sendo um para ingestão da farinha de tamarindo e outro para ingestão do placebo. Durante 1 mês, os grupos farão a ingestão e, semanalmente, além de receber os produtos, terão acompanhamento de sua glicemia. No início e ao final dos 30 dias serão determinados o perfil lipídico e a ingestão alimentar habitual e será realizada antropometria (peso, altura, circunferência da cintura e do quadril). Ao final, será realizada análise estatística para verificar diferenças entre os grupos no início e ao final da intervenção. O estudo seguirá todas as normas do Conselho Nacional de Saúde e será submetido ao comitê de ética por meio da Plataforma Brasil, bem como será inscrito na Plataforma Brasileira de Ensaios Clínicos. Espera-se uma melhora do perfil metabólico (glicêmico e lipídico) dos pacientes estudados, que confirme estar sendo oferecida uma opção terapêutica adjuvante de menor custo e mais eficaz no cotidiano de pacientes diabéticos ou daqueles que apresentam fatores de risco para a doença. Desta forma estar-se-á favorecendo a elaboração de políticas públicas que utilizem a flora brasileira e a inclusão da farinha de tamarindo na lista de fitoterápicos aceitos para distribuição pelo SUS. Há ainda um potencial resultado de participação no setor produtivo, pois a farinha de tamarindo desenvolvida poderá ser patenteada, industrializada e comercializada para uso no SUS e para venda em estabelecimentos comerciais especializados em produtos dietéticos e destinados a pacientes diabéticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jose Wellington de Oliveira Lima – Integrante / Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Antonio Augusto Ferreira Carioca – Integrante / Maria Rosimar de J Barbosa – Integrante / Tatiana Uchôa Passos – Integrante / Nágila Raquel Teixeira Damasceno – Integrante / Soraia Pinheiro Machado Arruda – Integrante / Nédio Jair Wurlitzer – Integrante / Ana Paula Dionísio – Integrante / Deborah dos Santos Garruti – Integrante / Janice Ribeiro Lima – Integrante / ; Fernando Antonio Pinto de Abreu – Integrante / Idila Maria da Silva Araújo – Integrante / Adna Lucianne Girão Modesto – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Outra.

 

 

2012 – Atual

Abordagem integrada de vigilância e controle do dengue, com foco na redução da letalidade pelas formas graves da doença.

Descrição: O dengue permanece como um importante problema de saúde pública no Ceará, por conta principalmente do elevado número de casos, a ocorrência frequente de epidemias de grande magnitude e uma letalidade, que no Ceará, é superior a média dos outros estados brasileiros. As medidas de vigilância e controle propostas pelo Programa Nacional de Controle do Dengue (PNCD) não estão sendo suficientes para reduzir a infestação de forma sustentável e evitar casos e óbitos. Diante da inviabilidade de uma vacina, em médio prazo, há a necessidade de investigar novas medidas de controle adequadas às realidades locais e principalmente estratégias para redução de óbitos pela doença. Desta forma, esse projeto com uma abordagem multidisciplinar e se propõe a investigar as limitações para a redução de óbitos por dengue, revisar a interferência da classificação atual dos casos na condução dos pacientes e avaliar uma estratégia biológica de controle do mosquito, em condições reais de campo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Jose Wellington de Oliveira Lima – Integrante / Carlos H M de Alencar – Integrante / Luciano de Góes Cavalcanti Pamplona – Coordenador / Ricardo Jose Soares Pontes – Integrante / Margarida Maria de Lima Pompeu – Integrante / clemilson nogueira paiva – Integrante / FERNANDA MONTENEGRO CARVALHO ARAUJO – Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

 

2012 – Atual

Inquérito soro-epidemiológico de Dengue na cidade de Fortaleza após sucessivas epidemias

Descrição: Em 2012, Fortaleza registrará a maior epidemia de dengue da sua história, com a introdução do vírus dengue 4 (DENV-4), serão mais de 35.000 casos confirmados e uma letalidade expressiva, que em Julho era de 9% dos casos graves. De acordo com os isolamentos virais realizados pelo LACEN-CE, as infecções foram, de fato, majoritariamente causadas pelo DENV-4, que foi o sorotipo isolado em 97% dos casos (33 amostras). Após a circulação do DENV-4, o município terá sofrido epidemias causadas por todos os sorotipos do vírus. Atualmente, a prevalência da dengue na população de Fortaleza é desconhecida, visto que o último inquérito soroepidemiológico foi realizado em 1994, quando apenas os sorotipos 1 e 2 haviam sido isolados e na ocasião a prevalência encontrada foi de 44%. Com relação à dinâmica de circulação dos sorotipos não há ainda estudo que tenha abordado a questão no nosso contexto. O inquérito soroepidemiológico proposto deverá ser conduzido em Fortaleza após a ocorrência desta epidemia de grande magnitude em três etapas. A primeira etapa terá como finalidade principal verificar a prevalência da dengue em 2013. A amostra será calculada para estimar uma prevalência de 60%, com erro relativo de 10%, e intervalo de confiança de 95%. Todas as amostras de soro dos participantes serão submetidas à detecção inicial de IgG anti-dengue. A previsão é que a primeira coleta ocorra no período de abril a junho de 2013 e que sejam colhidas aproximadamente 2000 amostras. A segunda etapa consiste na realização de testes de neutralização de uma sub-amostra aleatória representativa dos soros inicialmente positivos. A utilização deste ensaio laboratorial permitirá determinar os sorotipos infectantes e a estimativa da população suscetível a cada um deles. Esta etapa se estende por cerca de oito meses após a primeira coleta devido à complexidade da técnica, que requer maior tempo para obtenção de resultados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jose Wellington de Oliveira Lima – Coordenador / Luciano de Góes Cavalcanti Pamplona – Integrante / FERNANDA MONTENEGRO CARVALHO ARAUJO – Integrante / DANIELLE LIMA MALTA – Integrante / ANTONIO SILVA LIMA NETO – Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

 

2011 – Atual

HELICOBACTER PYLORI, GRELINA, APETITE E PESO CORPORAL: EFEITOS DA PRESENÇA E DA ERRADICAÇÃO DO MICROORGANISMO EM PACIENTES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Helena Alves de Carvalho Sampaio em 07/01/2014.

 

Descrição: A obesidade e a infecção pelo Helicobacter pylori se constituem hoje em problema de saúde pública mundial, dada sua prevalência e implicações na elevação das taxas de morbi-mortalidade. No Brasil, em adultos, pesquisas apontam que o excesso de peso atinge 49% da população, sendo a obesidade presente em 14,8%; já a infecção pelo Helicobacter pylori acomete 82%. Embora sejam afecções bem distintas, estudos começam a apontar que a infecção por Helicobacter pylori pode influenciar a ingestão alimentar e a homeostase calórica através da sinalização da grelina, um peptídeo secretado no estômago e implicado no comportamento de ingestão alimentar e regulação do peso corporal. No entanto, o tipo de influência que ocorre ainda é tema controverso. Assim, o objetivo do presente estudo é investigar os efeitos da presença e da erradicação de Helicobacter pylori sobre os níveis de grelina, apetite e peso corporal em pacientes atendidos pelo SUS. Pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde em um serviço de referência farão pesquisa de presença de Helicobacter pylori a partir de exames endoscópicos, com biópsias que serão examinadas por método histológico e pelo teste da urease. Os níveis séricos de grelina ativa e total serão determinados através do método Elisa. Os pacientes terão sua massa corporal avaliada e serão entrevistados quanto ao consumo alimentar e escala visual de apetite. Após diagnóstico da presença ou ausência de Helicobacter pylori os pacientes serão estratificados em positivos e negativos e os achados dos níveis de grelina, antropométricos, de ingestão alimentar e apetite serão confrontados. Todos os procedimentos serão repetidos decorridas oito semanas de tratamento para erradicação do microorganismo. Trata-se de uma área ainda pouco explorada na pesquisa científica, cujos resultados podem contribuir para mudanças nos protocolos de investigação e atendimento, implementando a qualidade do serviço prestado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Jose Wellington de Oliveira Lima – Integrante / Diana C.S.N. Pinheiro – Integrante / Soraia Pinheiro Machado – Integrante / Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Ticihana Ribeiro de Oliveira – Integrante / Maria Olganê Dantas Sabry – Integrante / Daianne Cristina Rocha – Integrante / Maria Luísa Pereira de Melo – Integrante / Glaucia Posso Lima – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Outra.

 

 

2008 – Atual

INFLUÊNCIA DO FERIADO PROLONGADO SOBRE O CONSUMO ALIMENTAR E DE BEBIDA ALCOÓLICA, COMPOSIÇAO CORPORAL E DESENCADEAMENTO OU AGRAVAMENTO DE EXCESSO PONDERAL

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Helena Alves de Carvalho Sampaio em 07/01/2014.

 

Descrição: O presente estudo pretende investigar a influência dos feriados no ganho de peso e no desenvolvimento ou agravamento da obesidade de funcionários e alunos de uma instituição de ensino superior da cidade de Fortaleza-CE. O interesse pelo tema surgiu da preocupação com o aumento da prevalência da obesidade no mundo e, em particular, no Brasil. Empiricamente sabe-se que há uma mudança de padrão alimentar nos feriados e que as pessoas tendem a exagerar no tocante ao consumo de alimentos e bebidas. Se esse consumo adicional não vier posteriormente acompanhado de um período compensatório de maior gasto de energia em relação ao consumo habitual, e se o consumo maior de alimentos e bebidas se perpetuar ciclicamente a cada feriado, o indivíduo pode vir a apresentar excesso de peso, com posterior comprometimento da sua saúde. Existem poucos dados na literatura abordando essa temática. Não foi encontrado nenhum estudo brasileiro investigando ganho de peso nos feriados. O estudo é prospectivo e vai avaliar composição corporal, demanda energética e ingestão de alimentos e bebidas nos feriados de Natal/Ano Novo, Carnaval e Semana Santa A inovação da proposta está em não seguir a regra geral de avaliar o padrão dietético habitual da população e, sim, o seu padrão alimentar em situações especiais relativamente prolongadas e o respectivo impacto deste comportamento sobre a segurança alimentar, no âmbito do risco de contribuição para o surgimento de doenças crônicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jose Wellington de Oliveira Lima – Integrante / Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Maria Olganê Dantas Sabry – Integrante.

 

 

LÚCIA CONDE DE OLIVEIRA

 

2014 – Atual

ORGANIZAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO CEARÁ: DESAFIOS DA UNIVERSALIDADE DO ACESSO E DA INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO

Descrição: Este projeto busca investigar a implementação das redes de atenção no Estado do Ceará e avaliar seus limites e possibilidades para a garantia do acesso e da integralidade da atenção. Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo. Na dimensão quantitativa, investigar-se-á a evolução e resolução das filas de espera por atendimento dos usuários nas centrais de regulação do acesso às ações e serviços de saúde. Na dimensão qualitativa, analisar-se-ão as percepções de gestores, trabalhadores de saúde e usuários sobre a implantação das redes de atenção à saúde, seu funcionamento, seus papeis no desenho organizacional, os limites e possibilidades para a garantia do acesso e da integralidade da atenção, bem como a luta e resistências dos usuários e da sociedade civil para garantia do acesso e da integralidade da atenção. O estudo será desenvolvido no período de três anos, em Fortaleza e nas regiões de saúde do Ceará. Este projeto participa da rede de pesquisadores do Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica em Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, sob a coordenação do Prof. Jairnilson Silva Paim, que apresentou, em 2013, ao CNPq o Projeto Análises de políticas de saúde no Brasil 2003-2017. Envolve diversos centros de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Lúcia Conde de Oliveira – Coordenador / Virgínia Márcia Assunção Viana – Integrante / Danielly Maia de Queiroz – Integrante / Maria Sonia Lima Nogueira – Integrante / ANA PAULA SOUSA GOMES – Integrante / Ana Paula Silveira de Morais Vasconcelos – Integrante / Braulio Nogueira de Oliveira – Integrante / Maria Homéria Leite de Morais Sampaio – Integrante / Milena Bezerra de Oliveira – Integrante / Sandra Costa Lima – Integrante / Lúcia de Fátima Rocha Bezerra Maia – Integrante / Érica Larissa Fontenele do Vale – Integrante / Talita Cumme Gomes Mesquita – Integrante / Liduina Farias Almeida da Costa – Integrante / Luciana Maria Nascimento da Silva – Integrante / Kellinson Campos Catunda – Integrante / Maria Elisangela Albuquerque Silva – Integrante / Luana Pereira do Nascimento Lima – Integrante / Delane Felinto Pitombeira – Integrante / Márcia Andréia Barros Moura-Fé – Integrante.
Número de orientações: 3

 

 

2012 – Atual

Avaliação da formação de profissionais de saúde de nível superior pelas universidades públicas em Fortaleza-CE

Descrição: A formação de recursos humanos e um dos desafios postos para o Sistema Único de Saúde na consecução de seu caro principio a universalidade do direito a saúde. O Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação e Cultura tem desenvolvido algumas políticas publicas visando a reorientação da formação dos profissionais de nível superior e a qualificação dos profissionais do serviço. No Ceara tais políticas tem se concretizado, por meio de parcerias entre as instituições formadoras e a gestão nos níveis estadual e municipal, especificamente em Fortaleza, o Sistema Municipal de Saúde Escola e o principal espaço de mediação entre as Universidades e a Secretaria Municipal de Saúde. Neste contexto, o projeto de pesquisa tem por objetivo avaliar os cursos de graduação da área de saúde nas universidades públicas de Fortaleza-CE, com ênfase na formação para atuação na atenção primária. Para isto se formou um grupo de docentes e pesquisadores dos cursos de medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, educação física, odontologia, farmácia e serviço social das Universidade Estadual do Ceara e Universidade Federal do Ceara, responsáveis pela proposta contemplada na Chamada Publica 03/2012 Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em Saúde PPSUS-REDE MS/CNPq/FUNCAP/SESA ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Lúcia Conde de Oliveira – Integrante / Maria Marlene Marques Ávila – Coordenador / Virgínia Márcia Assunção Viana – Integrante / Maria das Graças Barbosa Peixoto – Integrante / Maria Rocineide Ferreira da Silva – Integrante / Lucia de Fátima Rocha Bezerra Maia – Integrante / Delane Pitombeira – Integrante / Maria de Fatima Maciel – Integrante / Maria Elizabeth Costa da Cruz – Integrante / Maria do Socorro de Sousa – Integrante / Maria Vaudelice Mota – Integrante / Paulo Sergio Dourado Arrais – Integrante / ALANO DO CARMO MACEDO – Integrante / Ana Paula Silveira de Morais Vasconcelos – Integrante / Danielly Maia de Queiroz – Integrante / Maria Homéria Leite de Morais Sampaio – Integrante / Caroline Oliveira da Silva – Integrante / Milena Bezerra de Oliveira – Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3

 

 

MARCELO GURGEL CARLOS DA SILVA

 

2014 – Atual

CUSTOS DOS HOSPITAIS PÚBLICOS TERCIÁRIOS GERENCIADOS PELO ESTADO DO CEARÁ NA PERSPECTIVA DA ALOCAÇÃO DE RECURSOS

Descrição: A implantação do Sistema de Custos foi iniciada em 2004 pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará que utiliza, como metodologia, o custeio por absorção desenvolvida por meio da matriz de insumo-produto de Leontief e adaptada ao ambiente hospitalar por Duarte (2005). Este método apura os custos unitários médios dos serviços produzidos nos hospitais. O propósito da SESA é aperfeiçoar a gestão dos serviços hospitalares na perspectiva de otimização dos recursos disponíveis para o alcance de uma gestão eficiente. O objetivo geral do projeto é analisar os custos dos hospitais terciários gerenciados pela SESA na expectativa de tornar esses resultados em variável para compor a elaboração de uma proposta de distribuição de recursos do Tesouro do Estado destinados aos hospitais terciários gerenciados pela SESA. O método caracteriza-se como pesquisa exploratória e aplicada utilizando dados secundários de custos dos serviços de cinco hospitais terciários gerenciados pela SESA. Espera-se com isso contribuir para elevação da eficiência e qualidade dos serviços hospitalares. A partir da apuração dos custos espera-se apresentar alternativa de aperfeiçoamento do processo de elaboração orçamentária dos hospitais terciários da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), vinculando recursos orçamentários aos custos dos serviços, além da utilização de indicadores hospitalares que expressem, concomitantemente, eficiência técnica e alocativa dos recursos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marcelo Gurgel Carlos da Silva – Coordenador / Maria Helena Lima Sousa – Integrante / Magda Ferreira da Silva – Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

 

2010 – Atual

Prevalência e fatores de risco para asma e rinite em escolares de Fortaleza

Descrição: Introdução: Asma e rinite são as doenças crônicas mais comuns da infância, e causam importante impacto negativo na qualidade de vida. As suas prevalências vêm aumentando ao redor do mundo nas últimas décadas, de forma gradual e constante. Os fatores genéticos, embora sejam importantes, não são capazes de justificar, isoladamente, esses aumentos observados nas prevalências, e é provável que os fatores ambientais tenham maior relevância na determinação das manifestações dessas doenças respiratórias. Nesse sentido, é importante que estudos epidemiológicos sejam realizados com questões padronizadas e medidas objetivas de avaliação da gravidade, conduzidos em mais de uma ocasião em todo o mundo, para obter dados confiáveis que possibilitem acompanhar a tendência mundial das prevalências dessas doenças e detectar variações em diferentes regiões geográficas. No Ceará ainda não existem estudos sobre as prevalências de asma e rinite, entre crianças de 6 e 7 anos, realizados com a metodologia ISAAC. Dados obtidos de estudo realizado entre adolescentes escolares de 13 e 14 anos de Fortaleza, com essa metodologia, no período 2006-2007, dão conta de que os índices de asma e rinite, nessa faixa etária, estão entre os mais altos do Brasil e do mundo. Além disso, entre os fatores ambientais que podem, supostamente, exercer significativo papel na expressão dessas doenças, é possível que o consumo de bebidas alcoólicas esteja a ocupar também algum espaço entre os adolescentes de Fortaleza. Objetivo: Estimar a prevalência, gravidade e fatores ambientais associados à asma e à rinite alérgica entre escolares de 6 e 7 anos, além da prevalência dessas doenças no grupo de 13 e 14 anos, e realizar, entre esses últimos, estudo comparativo das prevalências entre os períodos 2006-2007 e 2010, avaliando-se também a relação dessas prevalências com o consumo de bebidas alcoólicas. Método: Estudo transversal utilizando o questionário do International Study of Asthma and Allergies in Childhood (IS.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .

Integrantes: Marcelo Gurgel Carlos da Silva – Coordenador / Maria de Fátima Gomes de Luna – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

 

MARIA MARLENE MARQUES ÁVILA

 

2014 – Atual

A participação social nos conselhos de segurança alimentar e nutricional do estado do Maranhão

Descrição: O projeto visa identificar o processo de participação social nos conselhos de segurança alimentar do estado do Maranhão, buscando contribuir para o fortalecimento dessa participação por meio da elaboração de material educativo e capacitação dos conselheiros, entendendo tais ações como formas de fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN no estado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Maria Marlene Marques Ávila – Coordenador / Alessandra Karla Oliveira Amorim – Integrante / Andressa Alves de Lima – Integrante / Andressa Eslayne Caldas Sales – Integrante.

 

 

2014 – Atual

A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO NUTRICIONISTA E O CAMPO DE ATUAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: aproximações e distanciamentos


Descrição: A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) para a efetivação da política de saúde no Brasil instituiu a necessidade de profundas mudanças tanto no campo das práticas de saúde como no campo da formação profissional. Em relação à formação, verifica-se que o ensino dos cursos de graduação na área da saúde é tecnicista, centrado em conteúdos organizados de forma dissociada e com enfoque no modelo biomédico, de caráter curativista e hospitalocêntrico. Tal condição repercute em desafios para a atuação dos profissionais na Atenção Primária à Saúde (APS), como no caso do nutricionista. Inúmeras iniciativas têm sido empreendidas em busca de uma reorientação da formação em saúde, como a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a criação do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde). O presente estudo é parte integrante de um projeto maior, intitulado ?Avaliação da formação de profissionais de saúde de nível superior pelas escolas públicas em Fortaleza-CE?. Tem como objetivo analisar o processo formativo do curso de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará dentro da perspectiva da atuação na APS. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, que será realizado durante o período de setembro de 2014 a abril de 2015. Os dados serão coletados por meio de entrevistas individuais e grupo focal com nutricionistas egressos que possuem atuação profissional passada ou atual na APS no estado do Ceará e que realizaram todo o período da graduação na vigência do currículo reformulado de acordo com as DCN, iniciado a partir de 2003. As entrevistas serão realizadas por meio de um roteiro semiestruturado e gravadas após o consentimento prévio dos participantes. Além disso, será realizada observação direta de três aulas de cada disciplina do curso que possui conteúdos relacionados à APS, durante o período de um semestre letivo. A observação será norteada por um roteiro previamente elaborado e as informações obtidas serão registradas em um diário de campo. A análise dos dados terá como eixo central as propostas das DCN para os cursos de Nutrição e os eixos do Pró-Saúde, articulados aos documentos oficiais que orientam a atuação do profissional nutricionista no contexto da Saúde Coletiva. Como resultados esperados, têm-se o diagnóstico das potencialidades e fragilidades do processo formativo do Curso de Nutrição da UECE para a atuação na APS; a produção de subsídios para a discussão do papel dos egressos na avaliação institucional do referido curso, em espaços acadêmicos e no serviço; e a elaboração de propostas de aperfeiçoamento/adequação dos aspectos avaliados como mais destoantes conforme os parâmetros de análise adotados no estudo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Maria Marlene Marques Ávila – Coordenador / Caroline Moreira Arruda – Integrante.

 

 

2014 – Atual

Consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

Descrição: O projeto de pesquisa, por meio da parceria entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE), apoiadores acadêmicos das universidades federais do Piauí (UFPI) e Maranhão (UFMA), o Consea e a Caisan estaduais do Ceará, Piauí e Maranhão, estados com atuação consagrada na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), visa planejar, promover, assessorar e monitorar ações que concorram para a consolidação do SISAN nos três estados, contribuindo para: elaboração e proposição de metodologia de monitoramento das ações de SAN, realizadas por estados e municípios; aperfeiçoamento dos instrumentos já existentes; capacitação de gestores públicos, conselheiros e representantes da sociedade civil; elaboração dos Planos Municipais de SAN; fortalecimento da ação intersetorial dentro da política estadual e municipal de SAN. Destacamos ainda, como importante proposição a formação de uma rede regional de pesquisadores trabalhando em parceria entre a UECE, instituição proponente, e a UFMA e UFPI, instituições parceiras na realização de pesquisas e projetos de extensão que aprofundem a compreensão das questões ligadas a segurança alimentar e nutricional da população do Nordeste brasileiro, sempre tendo como norte a necessidade de consolidação do SISAN..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Maria Marlene Marques Ávila – Coordenador / MARIA CECÍCLIA DE OLIVEIRA COSTA – Integrante / Derlange Belizário Diniz – Integrante / Márcia Andreia Barros Moura Fé – Integrante / Helena Selma Azevedo – Integrante / Alessandra Karla Oliveira Amorim – Integrante / Andressa Alves de Lima – Integrante / Andressa Eslayne Caldas Sales – Integrante.
Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – Auxílio financeiro.

 

 

2013 – Atual

AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL NUTRICIONISTA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Descrição: A formação de profissionais para atuarem no nível da atenção primária em saúde constitui, ainda, um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde. Sendo reconhecida a insuficiência do modelo biomédico, ainda hegemônico nos processos formativos, na superação de tal desafio. Como consequência, observa-se a redução do potencial das ações nesse nível de cuidado que se estrutura na prevenção de agravos, promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde. Visando promover o fortalecimento científico e tecnológico em saúde, com o financiamento de pesquisas que possam contribuir para a melhoria desse sistema, o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia, criou, em 2004, o Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS). Em 2013, o projeto de pesquisa ?Avaliação da formação de profissionais de saúde de nível superior pelas escolas públicas em Fortaleza-CE? desenvolvido por um grupo de discentes, docentes e pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará e Universidade Federal do Ceará recebeu financiamento do PPSUS. O projeto propõe a avaliação da formação enfatizando a atuação profissional na atenção primária. O presente estudo é parte deste projeto maior e objetiva realizar essa avaliação no curso de graduação em nutrição na Universidade Estadual do Ceará. O estudo será realizado no período de novembro de 2013 a junho de 2014. Os dados serão coletados de fontes documentais e por meio de entrevistas com os informantes do estudo ? coordenadores do curso, docentes, discentes e egressos formados após a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais. A análise será norteada por quatro eixos: Ensino, Serviço, Gestão e Controle Social ancorados nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição, e no Programa de Reorientação do Ensino em Saúde – Pró-Saúde. São resultados esperados: Elaboração de indicadores de avaliação do curso de nutrição; o Desenvolvimento de subsídios para discussão nos espaços acadêmicos e no serviço, enfatizando a atuação do nutricionista na atenção primária; a formação de um grupo com expertise para avaliação e monitoramento de processos formativos da graduação em nutrição no Ceará..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Maria Marlene Marques Ávila – Coordenador / Alvaro Magalhães Cavalcante Pereira – Integrante.

 

 

2013 – Atual

AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELO CURSO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ NA PERSPECTIVA DA ATUAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.

Descrição: A formação em saúde é um dos desafios postos para o Sistema Único de Saúde na consecução de seus princípios. Algumas políticas públicas tem sido desenvolvidas visando a reorientação da formação dos profissionais da saúde de nível superior. No Ceará, tais políticas tem se concretizado por meio de parcerias entre as instituições formadoras e a gestão nos níveis estadual e municipal. Especificamente em Fortaleza, o Sistema Municipal de Saúde Escola é o principal espaço de mediação entre as Universidades e os serviços de saúde. Neste contexto, o presente projeto de pesquisa tem como principal objetivo avaliar o curso de graduação em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará, com ênfase na formação para atuação na Atenção Primária à Saúde. Esta proposta prevê a avaliação do referido curso por meio de abordagem qualitativa. A pesquisa se realizará no período de novembro de 2013 a abril de 2014. Serão informantes da pesquisa: docentes discentes e egressos do curso. Para a análise as falas serão transcritas e categorizadas a partir dos referenciais do estudo pelos eixos de transformação contidos no Pró-Saúde: Orientação Teórica, Orientação Pedagógica e Cenários de Prática. A nortear a análise nesses três eixos, teremos as categorias analíticas: Ensino, Atenção, Gestão e Controle social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Maria Marlene Marques Ávila – Coordenador / Raquel Simões Monteiro Alves – Integrante.

 

 

2013 – Atual

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM ADOLESCENTES.

Descrição: Dada a continuidade da situação de insegurança alimentar e nutricional em proporções trágicas em todo o mundo, há um senso de urgência subjacente à busca de melhores métodos de avaliar este fenômeno, consideradas sua complexidade e multidimensionalidade. A Escala Brasileira de Insegurança Alimentar tem sido amplamente usada para identificação da situação de segurança alimentar da população brasileira, no entanto não existe um instrumento específico para fazer tal diagnóstico entre os adolescentes. Compreendendo a extrema vulnerabilidade deste grupo etário, propomosa partir de um questionário adaptado da EBIA e já aplicado em uma subamostra de escolares das redes de ensino publica e privada de Fortaleza, construir uma ferramenta que permita a identificação e classificação da segurança alimentar com base na psicometria. O estudo se realizará no período de um ano, setembro/2013 a setembro/2014. O processo de construção do instrumento proposto inclui sua validação, e prevê as seguintes etapas: Avaliação do questionário por um grupo de experts; reaplicação do instrumento após ajustes em uma e amostra de no mínimo 300 adolescentes escolares, de escolas públicas e particulares de Fortaleza, de modo a obter subsídios empíricos para sua submissão aos processos analíticos de validação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Maria Marlene Marques Ávila – Coordenador / Marjorie Rafael Lima do Vale – Integrante / Raissa Ferreira de Sousa – Integrante.

 

 

2012 – Atual

Avaliação da formação de profissionais de saúde de nível superior pelas escolas públicas em Fortaleza-CE

 

Descrição: A formação de recursos humanos e um dos desafios postos para o Sistema Único de Saúde na consecução de seu caro principio ? a universalidade do direito a saúde. O Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação e Cultura tem desenvolvido algumas políticas publicas visando a reorientação da formação dos profissionais de nível superior e a qualificação dos profissionais do serviço. No Ceara tais políticas tem se concretizado, por meio de parcerias entre as instituições formadoras e a gestão nos níveis estadual e municipal, especificamente em Fortaleza, o Sistema Municipal de Saúde Escola e o principal espaço de mediação entre as Universidades e a Secretaria Municipal de Saúde. Neste contexto, o projeto de pesquisa tem por objetivo avaliar os cursos de graduação da área de saúde nas universidades públicas de Fortaleza-CE, com ênfase na formação para atuação na atenção primária. Para isto se formou um grupo de docentes e pesquisadores dos cursos de medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, educação física, odontologia, farmácia e serviço social das Universidade Estadual do Ceara e Universidade Federal do Ceara, responsáveis pela proposta contemplada na Chamada Publica 03/2012 Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em Saúde PPSUS-REDE?MS/CNPq/FUNCAP/SESA.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (7) .

Integrantes: Maria Marlene Marques Ávila – Coordenador / Lucia Conde de Oliveira – Integrante / Maria das Graças Barbosa Peixoto – Integrante / Maria Virgínia Viana – Integrante / Delane Pitombeira – Integrante / Maria Rocineide Ferreira e Silva – Integrante / Maria de Fatima Maciel – Integrante / Alvaro Magalhães Cavalcante Pereira – Integrante / Lucia de Fátima Rocha Bezerra Maia – Integrante / Maria Elizabeth Costa da Cruz – Integrante / Maria do Socorro de Sousa – Integrante / Maria Vaudelice Mota – Integrante / Paulo Sergio Dourado Arrais – Integrante / Raquel Simões Monteiro Alves – Integrante / Danielly Maia de Queiroz – Integrante / Ana Paula Silveira de Morais Vasconcelos – Integrante / Maria Homéria Leite de Morais – Integrante / Jessica Queiroz da Silva – Integrante / Vaniele Holanda Bessa – Integrante / Caroline Moreira Arruda – Integrante / Maria Sonia Lima Nogueira – Integrante / Nadia Nogueira Gomes – Integrante / Marcilio Bruno de Oliveira Lima – Integrante.

 

 

Maria Rocineide Ferreira da Silva

 

2014 – Atual

Uso abusivo de drogas benzodiazepínicas na atenção à saúde mental: um estudo sobre a vulnerabilidade e a subjetividade feminina

 

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lia Carneiro Silveira em 19/11/2014.

 

Descrição: Descrição: ́ evidente o aumento das manifestações depressivas e dos quadros fóbicos-ansiosos diante das intensas transformações socioambientais. Em parte, a novidade destes contornos é dada pela crescente medicalização do sofrimento que, abordado como patologia, tem seu significado ignorado. A tentativa de padronização e universalização do tratamento se dá em detrimento da singularidade que o sintoma assume para cada sujeito. Qualquer sofrimento psíquico é, apressadamente, rotulado como patologia e tratado com medicamentos. As drogas benzoadiazepínicas ganham destaque neste contexto como uma substância destinada a tratar os quadros ansiosos, devido aos seus efeitos de sedação, diminuição da ansiedade e relaxante muscular. Além disso, devido ao seu alto potencial para provocar tolerância e dependência, a recomendação é de que a prescrição seja limitada a, no máximo, dois meses de uso. A partir disso já se pode falar em abuso da droga, com sério risco de desenvolvimento de dependência. Diversos estudos realizados na última década apontam para o abuso de drogas benzodiazepínicas como um complexo problema de saúde pública e ainda especificam sua prevalência entre mulheres. Esse fato é atribuído a uma maior vulnerabilidade desse grupo. No entanto, a partir do referencial da psicanálise, entendemos que o “tornar-se mulher” envolve condições subjetivas específicas e singulares desses sujeitos. Sendo assim, desenvolvemos este estudo com o objetivo de investigar o uso abusivo de drogas benzodiazepínicas na atenção à saúde mental com enfoque nas dimensões da vulnerabilidade e da subjetividade feminina. estudo será composto de duas etapas, sendo a primeira de base quantitativa e a segunda qualitativa. Esperamos com o estudo poder identificar o perfil social e clínico dessas usuárias, bem como compreender a a partir dos profissionais de saúde e da escuta dessas mulheres, que fatores subjetivos estão envolvidos nesse abuso…
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Maria Rocineide Ferreira da Silva – Integrante / Paulo César de Almeida – Integrante / Lia Carneiro Silveira – Coordenador / Arisa Nara Saldanha de Almeida – Integrante / Isabella Costa Martins – Integrante / Alcivan Nunes Vieira – Integrante.

 

 

2014 – Atual

Redes sociais no trabalho de enfermeiros da Atenção Básica: um estudo em municípios do Rio de Janeiro e Ceará

Descrição: Propõe-se a um estudo em municípios dos Estados do Rio de Janeiro e do Ceará, para análise das redes sociais nas quais atuam os enfermeiros inseridos na Atenção Básica. O objetivo geral é o de identificar o papel destas redes na efetivação do acesso aos cuidados em saúde na relação da Atenção Básica com os demais níveis (especificamente, a referência ou encaminhamento a serviços de média e alta complexidade), caracterizando a posição e a atuação do enfermeiro. Trata-se de uma abordagem interdisciplinar, da área de conhecimento da Enfermagem articulada à da Ciência da Informação. O pressuposto é o de que os enfermeiros constituem-se em nós de redes complexas de interações sociais e profissionais de cuidado, com o estabelecimento de elos fortes, por meio de mediações diversas, que conferem certa sustentação à capacidade de resposta dos serviços públicos diante das demandas e necessidades em saúde da população, integrando os níveis de atenção. Propõe-se uma abordagem metodológica extensa, com análise estrutural de redes sociais, combinada a uma abordagem qualitativa de profundidade, de cunho etnográfico. Serão incluídos serviços da Atenção Básica, incluindo Unidades de Saúde da Família ou outras modalidades de municípios de pequeno, médio/grande porte e as Capitais de cada Estado, num total de seis Municípios e até doze unidades. Os sujeitos serão os enfermeiros que atuam nessas unidades, sendo previsto no máximo 24 sujeitos para a fase de análise estrutural de redes sociais. A etapa qualitativa prevê entrevistas individuais em profundidade, com base em uma abordagem etnográfica, incluindo os enfermeiros e outros atores integrantes das redes indicadas pelos enfermeiros. A equipe técnica inclui docentes e discentes de duas Faculdade de Enfermagem, a da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a da Universidade Estadual do Ceará, e uma pesquisadora da área da Ciência da Informação, vinculada ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, caracterizando uma proposta interdisciplinar de pesquisa. Os recursos solicitados se destinam a custear oficina de planejamento e treinamento para uso de software de análise estrutural de redes sociais, desenvolvimento de trabalho de campo, aquisição de material de consumo, software e equipamentos, e realização de reuniões presenciais de pesquisa. Solicita-se duas bolsas, uma de Iniciação Científica e outra de Apoio Técnico – Nível Superior, para apoio às atividades do projeto. As contribuições esperadas incluem a integração disciplinar das áreas da Enfermagem e da Ciência da Informação, a produção de conhecimentos sobre a atuação dos enfermeiros na mediação de redes sociais no SUS, além da formação de recursos humanos em pesquisa e produção de publicações, relatórios e outras sistematizações acadêmicas…
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Maria Rocineide Ferreira da Silva – Integrante / David, Helena Maria Scherlowski Leal – Coordenador / Lucilane Maria Sales da Silva – Integrante / Regina Maria Marteleto – Integrante / Magda Guimarães de Araújo Faria – Integrante / Sonia Acioly – Integrante / Ana Carolina Tavares Vieira – Integrante / Lyana Reis de Moura – Integrante.

 

 

2013 – Atual

EMPODERAMENTO E AUTOCUIDADO DE PACIENTES EM CONDIÇÕES CRÔNICAS ATENDIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE

Descrição: s pessoas com doenças crônicas vêm se tornando cada vez mais numerosas em decorrência do envelhecimento da população brasileira e, conseqüentemente, vêm representando uma expressiva e crescente demanda aos serviços de saúde em busca de cuidados. Assim, este estudo tem por objetivo compreender a organização da atenção ao paciente crônico nos Centros de Saúde da Família de Fortaleza sobretudo o desenvolvimento de relações pró-activas entre equipes de Saúde e pacientes. O estudo se sustenta no referencial teórico dos seis pilares do Chronic Care Model e nas diretrizes da Política Nacional da Atenção Básica…
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Maria Rocineide Ferreira da Silva – Integrante / Andrea Caprara – Coordenador / YANE CARMEM FERREIRA BRITO – Integrante / Kilma Wandeley Lopes Gomes – Integrante / ANDRÉ RIBEIRO DE CASTRO JÚNIOR – Integrante / CAMILA MORORÓ FERNANDES – Integrante / Patricia da Silva Taddeo – Integrante.

 

 

2010 – Atual

Estratégia Saúde da Família em uma capital de grande porte da região nordeste: cartografia da micropolítica

Descrição: O referido projeto tem como Objetivo Geral realizar uma cartografia da Estratégia de Saúde da Família de Fortaleza, abrangendo seus aspectos micropolíticos. Nos apropriaremos da cartografia para produção dos dados, referencial proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Maria Rocineide Ferreira da Silva – Coordenador / Lucilane Maria Sales da Silva – Integrante / Raimundo Augusto Martins Torres – Integrante / Ricardo José Soares Pontes – Integrante / IDALINA MARIA MOREIRA BARBOSA – Integrante / Jordana Rodrigues Moreira – Integrante / LIANA PAULA SALES – Integrante.

Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2

 

 

MARIA SALETE BESSA JORGE

 

2015 – Atual

PROJETO – GESTÃO EM REDES COMPARTILHADAS: espaços de tecnologia e inovação para o cuidado na atenção primária em saúde- Projeto PRONEX

Descrição: O projeto de investigação trata de uma pesquisa sobre Gestão de redes compartilhadas envolvendo pesquisadores de universidade, pesquisadores de Secretaria de Saúde, bem como alunos doutorado.Tem-se como objetivo analisar criticamente as variáveis de contexto e de implementação do funcionamento das redes de saúde e sua interface com as dimensões política, econômico-social, organizacional, assistenciais e tecnológicas no município de Fortaleza-Ceará e seus desdobramentos específicos: identificar a implementação das políticas públicas de saúde nas Regiões de Saúde de Fortaleza e suas articulações com a construção de redes; desenvolver: ações intersetoriais ao laboratório de gestão em Saúde, para criação de tecnologias de implementação de redes compartilhadas em saúde; protocolos clínicos e gerenciais para a interlocução das redes assistenciais; ferramentas tipo cartilhas vídeos para serem utilizados em treinamentos e capacitações dos gestores e trabalhadores de saúde; criar cenários situacionais em saúde pública/saúde coletiva em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza para formação de gestores e trabalhadores na atenção primária de Saúde; compreender a articulação entre as redes de atenção primária à saúde no município de Fortaleza; discutir as articulações existentes e realizadas pela gestão através de pactuações entre municípios com Fortaleza; avaliar os relatórios de gestão com vistas a orientar o planejamento das ações na rede de saúde. A pesquisa utilizará duas abordagens metodológicas: quantitativa e qualitativa. Será realizada no município de Fortaleza, capital do Estado do Ceará. Especificamente nas seis áreas administrativas das Secretarias Executivas Regionais (I, II, III, IV, V e VI) junto a Atenção Primária à Saúde (APS) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Os participantes do estudo serão os dirigentes e gestores, trabalhadores de saúde e usuários dos serviços assistenciais envolvidos no processo de redes. Para obtenção dos dados com abordagem qualitativa serão utilizadas as seguintes técnicas: entrevista semiestruturada, grupo focal, observação sistemática e documentos. Para a análise qualitativa será utilizado o método hermenêutico de análise de Minayo (2008). Na etapa quantitativa será aplicada uma escala de gestão denominada Instrumento de capital humano buscando a compreensão da dinâmica do comportamento organizacional e da gestão As análises quantitativas serão descritivas e realizadas utilizando o pacote estatístico Statistical Package for Social Sciences, 20.0(SPSS). As variáveis categóricas serão expressas como percentual ou valor absoluto; as contínuas como média ± desvio padrão, ou mediana e percentis, conforme seguirem ou não distribuição normal. A reprodutibilidade será avaliada por meio do coeficiente Kappa. Para a etapa de reprodutibilidade serão reavaliados 35% do total de questionário aplicado com o objetivo de identificar diferenças ≥1,0 (entre 1a e 2a avaliações) com nível de significância 0,05 e poder de 80%. Mesmo com a proposta acima apresentada para testar a validade do instrumento, ressalta-se que os testes estatísticos poderão ser alterados de acordo com a necessidade de análise dos dados a fim de alcançar os objetivos propostos, especialmente os referentes à validade e à confiabilidade do instrumento.A população considerada para o estudo serão todos os profissionais e gestores, lotados em todas as unidades das seis Regionais de saúde do Município de Fortaleza DESCRITORES: tecnologia em saúde, atenção primaria, redes de saúde, inovação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (6) .

Integrantes: Maria Salete Bessa Jorge – Coordenador / Raquel Sampaio Florêncio – Integrante / Ana Fátima Carvalho Fernandes – Integrante / Thereza Maria Magalhães Moreira – Integrante / Mardênia Gomes Ferreira Vasconcelos – Integrante / Ana Paula Cavalcante Ramalho Brilhante – Integrante / Fernando Sérgio Pereira de Sousa – Integrante / Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão – Integrante / Leandro Araújo Carvalho – Integrante / Ivna Silva Andrade – Integrante / Indara Cavalcante Bezerra – Integrante.

 

 

2014 – Atual

AVALIAÇÃO DAS PESQUISAS EM SAÚDE E ENFERMAGEM: OLHARES PLURAIS SOBRE A CONTRIBUIÇÃO PARA AS POLÍTICAS, ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS E ASSISTÊNCIA NA INTERFACE COM PRODUÇÃO DO CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Descrição: Resumo- Bolsa de produtividade em pesquisa 02/2014- 31/12/2018 Processo: 304537/2013-6 O objeto dessa proposta de investigação centra-se na avaliação da contribuição das pesquisas em saúde e enfermagem na construção de políticas s, organização dos serviços e assistência à saúde na interface com a produção do cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS). Dessa forma, objetiva-se avaliar como as pesquisas em saúde e enfermagem contribuem para a construção de políticas, organização dos serviços e assistência à saúde na interface com a produção do cuidado na atenção primária, tendo como desdobramento do objetivo principal discutir como os resultados das pesquisas interferem no acesso à rede de atenção à saúde; a Influência dos resultados de pesquisas na produção do cuidado integral, considerando o acolhimento e vínculo; como as investigações interagem com melhoria do processo gerencial de enfermagem na APS; bem como Descrever como as pesquisas fortalecem a gestão do sistema de saúde local, considerando o financiamento e a capacidade instalada; de que maneira os resultados das pesquisas influenciam nas práticas clínicas e cuidado em enfermagem na APS. O Marco teórico do estudo relaciona-se ao acesso, acessibilidade, resolubilidade do cuidado, acolhimento, estratégia saúde da família, produção do cuidado, tecnologias de cuidado, vinculo e sua interface com a avaliação de quarta geração. O estudo será realizado no município de Fortaleza, capital do Estado do Ceará. A opção por selecionar esta realidade se valida pela experiência acumulada de 16 anos do Grupo de Pesquisa Saúde Mental, Família, Práticas de Saúde e Enfermagem (GRUPSFE) nesse território, pela construção do saber por meio de pesquisas investigativas, bem como pelo apoio institucional dado por este no que diz respeito à formação continuada e permanente de muito dos trabalhadores que atuam na promoção, prevenção e, sobretudo produção do cuidado nesse território. O cenário da Pesquisa será o campo da ESF da Região IV e V, por ser um local sob a responsabilidade da Universidade Estadual do Ceará. Para escolha da ESF faremos levantamento das pesquisas realizadas no campo e então procuraremos seus Coordenadores. Então a equipe do projeto com esse levantamento indicará o campo da pesquisa. Os participantes serão todos os gestores, os gerentes de unidades, trabalhadores de saúde da ESF (aproximadamente 30) e professores coordenadores de projetos de pesquisas concluídas. De modo complementar e a fim de salientar como ocorrem as práticas clínicas e a produção do cuidado na ESF no cotidiano assistencial, serão convidados a participar da pesquisa usuários e familiares. Além disso, tendo em vista a opção metodológica da AGQ, adotada neste projeto, esses sujeitos serão incorporados também porque suas experiências e vivências com o processo-saúde-doença-cuidado estão incluídas nas dimensões de análise desta investigação. Destaca-se que a inclusão de outros participantes à pesquisa poderá ocorrer se forem identificados no processo de construção do estudo, escolhidos de forma intencional ou, os que emergirem no transcorrer da investigação, sendo acrescidos à pesquisa no momento oportuno. Para a coleta de dados serão utilizadas quatro (03) técnicas: a entrevista semi-estruturada, grupo focal e documentos. O tratamento do material empírico será orientado pela análise de conteúdo reflexiva e crítica das entrevistas, narrativas focais e observações pelos pressupostos da hermenêutica crítica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Maria Salete Bessa Jorge – Coordenador / Emília Cristina Carvalho Rocha Caminha – Integrante / Rândson Soares de Souza – Integrante / Lourdes Suellen Pontes Costa – Integrante / Danielly Sousa Lima – Integrante / Milena Lima de Paula – Integrante / Juliana Mara de Freitas Sena Mota – Integrante / Tatiana Maria Ribeiro e Silva – Integrante / Mardenia Gomes Ferreira Vasconcelos – Integrante / Jamine Borges de Morais – Integrante / Indara Cavalcante Bezerra – Integrante.
Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

 

 

2014 – Atual

Observatório Nacional da Produção de Cuidado em diferentes modalidades à luz do processo de implantação das Redes Temáticas de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde: Avalia quem pede, quem faz e quem usa.

Descrição: Trata-se de um projeto que visa avaliar a produção do cuidado em diversas áreas do Sistema Único de Saúde, envolvendo os gestores, trabalhadores e usuários, através de uma Rede de Pesquisa Compartilhada RAC, Universidade-SUS, com foco nas Redes Temáticas de Atenção à Saúde.Apresentação do Projeto: Avaliar a produção do cuidado em diversas áreas do Sistema Único de Saúde, envolvendo os gestores, trabalhadores e usuários, através de uma Rede de Pesquisa Compartilhada RAC, Universidade-SUS, com foco nas Redes Temáticas de Atenção à Saúde. Objetivo da Pesquisa: Nao ha risco para os sujeitos envolvidos na pesquisa. Avaliação dos Riscos e Benefícios: Trabalho pertinente.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Maria Salete Bessa Jorge – Integrante / Túlio Batista Franco – Integrante / Emerson Elias Merhy – Coordenador / Mariana Pompílio Gomes Cabral – Integrante / Maria Raquel R. Carvalho – Integrante / Diego da Silva Medeiros – Integrante / Consuelo Helena Aires de Freitas – Integrante / Luilma Gurgel – Integrante.

 

 

2014 – Atual

Inquerito de acesso, utilização e qualidade das ações e serviços de saúde

Descrição: Projeto de pesquisa coordenado por Prof Dr. Gastão Wagner- Nacional. CNPq.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Maria Salete Bessa Jorge – Integrante / Raimunda Magalhães da Silva – Integrante / Rosana Onocko-Campos – Integrante / Gastão Vagner de Sousa Campos – Coordenador / maria Lucia Bósi – Integrante / Carliene Bezerra da Costa – Integrante / Fernando Sérgio \pereira de Sousa – Integrante / Ana Paula C. Brilhante – Integrante / Ilse Maria Tigre Arruda Leitão – Integrante.

 

 

2012 – 2016

ORGANIZAÇÃO DA REDE REGIONAL DE SAÚDE E SUA INTERFACE COM A SAÚDE MENTAL NO ESTADO DO CEARÁ: DIMENSÃO POLÍTICA, ECONÔMICA, SOCIAL, ORGANIZACIONAL, TECNOLÓGICA E SIMBÓLICA.

 

Descrição: As redes de atenção à saúde são arranjos institucionais compostos por serviços e unidades assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS) articuladas entre si por níveis de complexidade e, possivelmente, também pela intersetorialidade. As conexões existentes nestes pontos assistenciais devem favorecer a promoção e o restabelecimento do processo saúde-doença conforme o modelo de atenção previsto nas políticas de saúde do País. Em relação à atenção à saúde mental, a incorporação das ações dimensionadas no campo psicossocial deve se efetivar de modo integralizado nas redes assistenciais. O projeto terapêutico integral e singular das pessoas em sofrimento psíquico ou com transtorno mental assim como a própria promoção da saúde mental requisita atitudes e integração em redes de cuidados terapêuticos e sócio-afetivos. Objetiva-se analisar a construção da rede regional de saúde e sua interface com a rede de saúde mental nas dimensões política, econômica, organizacional, social, tecnológica e simbólica na macrorregional Fortaleza no Estado do Ceará. Especificamente, compreender como são implementadas as políticas públicas de saúde nas macro e microrregionais do Ceará e suas articulações com a construção de redes; geoposicionar a evolução da oferta dos serviços das macrorregionais e microrregionais no período de 2000-2012; espacializar as redes assistenciais existentes nas macrorregionais e microrregionais, discutindo as interrelações; e discutir a qualidade, a integralidade e a regionalização da atenção em saúde e a resolutividade dos serviços da rede pactuados entre a macro e microrregionais do estudo sob as óticas da dimensão espacial e subjetividade. A pesquisa utilizar-se-á de duas abordagens metodológicas: quantitativa e qualitativa. O cenário do estudo será a macrorregião de saúde de Fortaleza, especificamente, as microrregiões Fortaleza e Caucaia no Estado do Ceará. A composição amostral do estudo será totalizada nos 1534 serviços de saúde distribuídos nas duas microrr.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (7) .

Integrantes: Maria Salete Bessa Jorge – Coordenador / Renata Alves Albuquerque – Integrante / Danielle Christine Moura dos Santos – Integrante / Milena Lima de Paula – Integrante / Natália Rodrigues de Sousa – Integrante / Maria Raquel Rodrigues Carvalho – Integrante / Vanessa da Costa Bezerra – Integrante / Italo Andrade Lima – Integrante / Maria Corina Amaral Viana – Integrante / Aliniana da Silva Santos – Integrante / Evelyne Viana de Franca – Integrante / Ana Camila Moura Rodrigues – Integrante / Maria Sonia Lima Nogueira – Integrante / Moema Diogo Pompeu Bezerra – Integrante / Antônio Germane Alves Pinto – Integrante / Rândson Soares de Souza – Integrante / Paulo Henrique Dias Quinderé – Integrante / Lourdes Suellen Pontes Costa – Integrante / Leilson Lira de Lima – Integrante / Paulo Henrique Silva Rodrigues – Integrante / Jardeliny Corrêa da Penha – Integrante / Mardenia Gomes Ferreira Vasconcelos – Integrante / Jamine Borges de Morais – Integrante / Indara Cavalcante Bezerra – Integrante.
Financiador(es): (FUNCAP) Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnoló – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4

 

 

2012 – Atual

GESTÃO DO CUIDADO E ATENÇÃO CLÍNICA EM SAÚDE E ENFERMAGEM NO COTIDIANO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA E CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Descrição: RESUMO Aborda a gestão do cuidado e atenção clínica aos usuários da rede de saúde mental acompanhados na ESF e nos CAPS de Fortaleza-CE e tem como análise as dimensões da gestão do cuidado em saúde. Objetiva-se avaliar a gestão do cuidado e atenção clínica aos usuários da rede de saúde mental acompanhados na Estratégia Saúde da Família (ESF) e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Fortaleza-CE. Especificamente, identificar os processos de construção da gestão do cuidado clínico nas redes assistenciais de saúde mental; caracterizar os atores envolvidos nas práticas cuidadoras do campo psicossocial com ênfase no contexto sócio-histórico, clínico-demográfico e político-institucional; descrever os processos de trabalho das equipes da ESF e do CAPS e sua interlocução com a gestão do cuidado; analisar as redes de atenção da saúde mental e suas interfaces com a gestão de cuidado clínico, linhas do cuidado, oferta e demanda, integração entre os níveis assistenciais e ações intersetoriais; compreender as relações estabelecidas entre trabalhadores de saúde, usuários e familiares na busca da resolubilidade assistencial nas dimensões individual e coletiva da gestão do cuidado; e, discutir a construção do projeto terapêutico nos planos individual e coletivo a partir dos dispositivos político-assistenciais, integralidade, autonomia e intersubjeividade. Trata-se de um estudo de Avaliação de Quarta Geração (AQG), ou seja, estudo avaliativo pautado numa abordagem construtivista. Tal proposta mostrou-se como um relevante na condução de estudos avaliativos no campo da saúde mental, pois permite a compreensão das dimensões das políticas de saúde mental, da organização dos serviços e das práticas profissionais, familiares de usuários, usuários na pesrpectiva das dimensões da gestão do cuidado em saúde. A pesquisa será realizada no município de Fortaleza-CE. Especificamente nas seis áreas administrativas das Secretarias Executivas Regionais (I, II, III, IV, V e VI) junto às cood.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Maria Salete Bessa Jorge – Coordenador / Renata Alves Albuquerque – Integrante / Danielle Christine Moura dos Santos – Integrante / Milena Lima de Paula – Integrante / Emília Cristina Carvalho Rocha Caminha – Integrante / Natália Pimentel Gomes de Souza – Integrante / Patricia Freire de Vasconcelos – Integrante / Maria Raquel Rodrigues Carvalho – Integrante / Vanessa da Costa Bezerra – Integrante / Italo Andrade Lima – Integrante / Antônio Germane Alves Pinto – Integrante / Rândson Soares de Souza – Integrante / Paulo Henrique Dias Quinderé – Integrante / Consuelo Helena Aires de Freitas – Integrante / Leilson Lira de Lima – Integrante / Jardeliny Corrêa da Penha – Integrante / Mardenia Gomes Ferreira Vasconcelos – Integrante / Fabiane da Silva Severino Lima – Integrante / Andréa Acioly Maia Firmo – Integrante / Jamine Borges de Morais – Integrante / Indara Cavalcante Bezerra – Integrante.

Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 4

 

 

Paula Frassinetti Castelo Branco Camurça Fernandes

 

2015 – Atual

Não aderência aos imunossupressores em transplante renal no Brasil: diagnóstico e associações – Estudo multicêntrico ADERE BRASIL

Descrição: Trata-se de um projeto de Pesquisa do tipo Descritivo de Não Intervenção de cunho transversal para avaliar a Não aderência aos imunossupressores em transplante renal no Brasil. O projeto envolverá 18 centros de transplante renal no Brasil sendo o Hospital das Clinicas da Universidade Federal do Ceará um dos centros executores do Projeto. O objetivo é avaliar a não aderência aos imunossupressores em transplantados renais no Brasil. A avaliação será feita através da coleta de informações em prontuários,relativos à concentração sanguínea dos imunossupressores, da obtenção de informações com profissionais e aplicação de dois questionários já validados para o procedimentos de não aderência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Paula Frassinetti Castelo Branco Camurça Fernandes – Coordenador.

 

 

2014 – Atual

A Antropologia da Saúde no Cenário Internacional: novos olhares sobre a relação entre profissionais de saúde e pacientes em contextos indígenas e biomédicos

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Paula Frassinetti Castelo Branco Camurça Fernandes – Integrante / Andrea Caprara – Coordenador.

 

 

2013 – Atual

Validação das Causas de Insuficiência Renal Crônica Terminal no Município de Fortaleza-CE.

Descrição: Estudo que tem como objetivo identificar as causas mais frequentes de insuficiência renal crônica em pacientes submetidos a hemodiálise no município de Fortaleza.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Paula Frassinetti Castelo Branco Camurça Fernandes – Coordenador / Wilson Martins – Integrante / Nasser Câmara Magalhães – Integrante / Nara Ohana Beserra Rodrigues – Integrante / Victhor Castelo Branco Chaves – Integrante.

 

 

2013 – Atual

INTERNATIONAL RESEARCH CONSORTIUM ON DENGUE RISK ASSESSMENT, MANAGEMENT AND SURVEILLANCE

Descrição: Trata-se de um consórcio IDAMS (15 Instituições de diversos Países), com pacotes de trabalho para a pesquisa clínica, laboratorial, vigilância e mapeamento de risco. Tudo sobre o tema geral de “alerta precoce” em caso de dengue. Trata-se de uma pesquisa clínica (estudo de coorte de casos de dengue, com o objetivo de descrever as definições de caso e sinais de alerta). O projeto é coordenado pelo Prof Thomas Janisch de Heidelberg, e que envolve entre outros OMS, Oxford, Liverpool Tropical Medicine School etc) . Trata-se de um projeto de 60 meses na sua globalidade. O pacote de trabalho clínico visa juntar grupos de pesquisa em Asia e América Latina para o recrutamento de pacientes com suspeita de dengue nos primeiros três dias da doença – principalmente a nível ambulatorial (Outpatient Department OPD), e segui-los diariamente, até a resolução da sua doença. Os objetivos principais sao: Identificar fatores que diferenciam entre dengue e doença não-dengue; Identificar fatores, entre os pacientes infectados com dengue, que possam prever a progressão mais grave da doença (por exemplo, a internação hospitalar ou a ocorrência de complicações hospitalares) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Paula Frassinetti Castelo Branco Camurça Fernandes – Integrante / José Wellington de Oliveira Lima – Integrante / Andrea Caprara – Coordenador / Bruno Benevides – Integrante / Kilma Wanderley Lopes Gomes – Integrante.
Financiador(es): European Research Area (CityNet) – European Union – Auxílio financeiro.

 

 

2012 – Atual

Dengue em pacientes transplantados renais

Descrição: Identificar os caso de dengue que ocorreram em pacientes transplantados renais de 2007 a 2012.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Paula Frassinetti Castelo Branco Camurça Fernandes – Coordenador / Leyla C B F Marques – Integrante / Silvana C. Albuquerque – Integrante / Wilson M. Barroso – Integrante / Claúdia Maria Costa de Oliveira – Integrante / Evelyne S Girão – Integrante / Márcia Uchoa Mota – Integrante / Reed André Siqueira – Integrante / Jorge Luiz Nobre Rodrigues – Integrante / Marta Maria Freitas – Integrante / João Batista Evangelista Júnior – Integrante / Thalita Rodrigues de Souza – Integrante.

 

 

2011 – Atual

Lesão renal aguda em paciente da lista de espera para transplante cardíaco & revisão de literatura


Descrição: A insuficiência renal aguda (IRA) é caracterizada pela redução abrupta da taxa de filtração glomerular que se mantém por períodos variáveis de tempo, resultando na inabilidade dos rins para exercer as funções de excreção, manter o equilíbrio ácido-básico e idroeletrolítica do organismo. As complicações da IRA contribuem significativamente para a elevação das taxas de morbidade e mortalidade de pacientes em estado crítico. Cerca de 60% das isfunções são assintomáticas e podem levar ao diagnóstico tardio. A IRA, geralmente, é considerada uma doença do paciente hospitalizado associado à alta mortalidade hospitalar e ao uso aumentado de recursos de alta complexidade. A causa da insuficiência renal no contexto dos pacientes do pré-transplante cardíaco está associada a uma interação cardiorrenal complexa, que vai além de apenas débito cardíaco reduzido. Visto a alta prevalência da IRA no contexto do paciente com IC, principalmente do paciente com IC na lista de espera do transplante cardíaco, que normalmente está mais grave e debilitado, faz-se necessário avaliação mais profunda da IRA nesses pacientes, pois a IRA pode influenciar no tratamento da IC, predispondo a: uma menor eficácia do tratamento do paciente descompensado, uma intoxicação medicamentosa pelas drogas utilizadas na compensação do paciente com IC, diálise ou mesmo óbito do paciente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Paula Frassinetti Castelo Branco Camurça Fernandes – Coordenador.

 

 

SORAIA PINHEIRO MACHADO

 

2014 – Atual

O IMPACTO DO TRABALHO NOTURNO NO ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE FUNCIONÁRIOS DE UMA INDÚSTRIA CEARENSE

 

Descrição: O trabalho por turno altera a homeostase fisiológica, assim como os ritmos circadianos, sono, alimentação e bem estar físico, mental e social. Nos trabalhadores noturnos há alterações psicofisiológicas, considerando que o organismo sente a necessidade de se adequar às situações do ambiente. O objetivo deste estudo é avaliar o impacto do trabalho noturno no estado nutricional e consumo alimentar de funcionários de uma indústria cearense. Trata-se de um estudo transversal, que será realizado em uma indústria metalúrgica, localizada em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. Serão estudados funcionários do sexo masculino que trabalham nos setores de produção (estamparia, injeção de plástico, pintura a pó e tubos), que totalizam 304 indivíduos, distribuídos nos turnos de trabalho da manhã, tarde e noite, que responderão um questionário socioeconômico e demográfico e referente à história de doenças não transmissíveis. Serão aferidas medidas antropométricas e será aplicado o recordatório alimentar para avaliar o consumo alimentar por meio de padrões alimentar identificados por análise de componentes principais. Os funcionários receberão orientação nutricional e participarão de atividades educativas em grupo, voltadas para a promoção da saúde. Serão investigadas possíveis associações entre as variáveis estudadas (socioeconômicas e demográficas, história de doenças, estado antropométrico e consumo alimentar e o turno de trabalho)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Soraia Pinheiro Machado – Coordenador / Helena Alves de Carvalho Sampaio – Integrante / Nádia Tavares Soares – Integrante / Valéria Cristina Nogueira – Integrante.

 

 

2013 – Atual

FARINHA DE TAMARINDO COMO ADJUVANTE NO CONTROLE METABÓLICO DE PACIENTES DIABÉTICOS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Helena Alves de Carvalho Sampaio em 28/08/2014.

 

Descrição: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença de grande e crescente prevalência mundial. Novas alternativas dietéticas e medicamentosas têm sido estudadas a fim de contribuir na prevenção e tratamento desta enfermidade. O avaliação do índice glicêmico dietético e o uso da fitoterapia vêm compondo parte importante destas novas propostas terapêuticas. Embora ainda escassos e majoritariamente sem consenso, estudos apontam para o efeito hipoglicemiante de algumas frutas, o tamarindo despontando como uma possibilidade. A presente proposta se enquadra na Chamada MCTI/CNPq/MS – SCTIE – Decit Nº 07/2013 Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no Sistema Único de Saúde, especificamente na linha pesquisa clínico-epidemiológica em relação ao uso da PICs no cuidado a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. Dentre as PICS, a inserção se dá na área de Plantas Medicinais e Fitoterapia. O objetivo do estudo será avaliar o efeito da ingestão da farinha de tamarindo no controle glicêmico de diabéticos atendidos por uma unidade de referência ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um ensaio clínico duplo-cego controlado por placebo. Será elaborada uma farinha liofilizada de tamarindo, para a qual serão realizadas análises centesimal, microbiológica e sensorial, além da determinação de seu índice glicêmico. Posteriormente, serão selecionados 200 diabéticos, dos quais 100 com glicemia controlada e 100 sem controle adequado. Cada grupo será subdividido em dois, sendo um para ingestão da farinha de tamarindo e outro para ingestão do placebo. Durante 1 mês, os grupos farão a ingestão e, semanalmente, além de receber os produtos, terão acompanhamento de sua glicemia. No início e ao final dos 30 dias serão determinados o perfil lipídico e a ingestão alimentar habitual e será realizada antropometria (peso, altura, circunferência da cintura e do quadril). Ao final, será realizada análise estatística para verificar diferenças entre os grupos no início e ao final da intervenção. O estudo seguirá todas as normas do Conselho Nacional de Saúde e será submetido ao comitê de ética por meio da Plataforma Brasil, bem como será inscrito na Plataforma Brasileira de Ensaios Clínicos. Espera-se uma melhora do perfil metabólico (glicêmico e lipídico) dos pacientes estudados, que confirme estar sendo oferecida uma opção terapêutica adjuvante de menor custo e mais eficaz no cotidiano de pacientes diabéticos ou daqueles que apresentam fatores de risco para a doença. Desta forma estar-se-á favorecendo a elaboração de políticas públicas que utilizem a flora brasileira e a inclusão da farinha de tamarindo na lista de fitoterápicos aceitos para distribuição pelo SUS. Há ainda um potencial resultado de participação no setor produtivo, pois a farinha de tamarindo desenvolvida poderá ser patenteada, industrializada e comercializada para uso no SUS e para venda em estabelecimentos comerciais especializados em produtos dietéticos e destinados a pacientes diabéticos…
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Soraia Pinheiro Machado – Integrante / Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Nágila Raquel Damasceno – Integrante / José Wellington de Oliveira Lima – Integrante / PASSOS, TATIANA UCHÔA – Integrante / Maria Rosimar de J Barbosa – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

 

2012 – Atual

PLANO ALFA-SAUDE: Aplicação dos pressupostos do letramento em saúde e da formação de navegadores na capacitação de equipes do SUS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Helena Alves de Carvalho Sampaio em 28/08/2014.

 

Descrição: Introdução: Pesquisa recente realizada detectou a presença de baixo letramento em saúde entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como foi percebido que materiais educativos para eles desenvolvidos podem não estar sendo devidamente compreendidos, face este limitado letramento. Delineou-se, então, a presente proposta. Objetivo: Elaborar, implantar e avaliar o Plano Alfa-Saúde como estratégia de capacitação de recursos humanos para o SUS, com base nos pressupostos do letramento em saúde e da formação de navegadores de saúde. Metodologia: O Plano Alfa-Saúde capacitará agentes comunitários de saúde (ACS), integrantes de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O citado Plano se propõe, ainda, a avaliar os materiais educativos de saúde distribuídos para os usuários do SUS. Serão realizados quatro círculos de estudos com cada grupo. As atividades serão desenvolvidas nas macrorregiões de saúde do Ceará (Fortaleza, Sobral, Cariri e Sertão Central) e na sede do IFCE. Os círculos seguirão proposta de Rudd et al. (2005), Soricone et al. (2007) e Freeman e Rodriguez (2011) no que tange ao enfoque de letramento e navegação em saúde e o conteúdo de promoção de saúde será adaptado do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022 (Brasil, 2011), utilizando-se modelos de corpo humano e de alimentos. A análise dos materiais educativos será feita segundo protocolo SMOG (McLaughlin, 1969) e Suitability Assessment of Materials (Doak, Doak e Root, 1996). O Plano Alfa-saúde será avaliado de forma quantitativa (pré e pós-teste) e em médio prazo, de forma qualitativa, com uma sub-amostra, antes e três meses após capacitação, através de círculos de diálogos que serão gravados, transcritos e analisados segundo o Discurso do Sujeito Coletivo (Lefévre e Lefévre (2003; 2006). Os materiais educativos em saúde inadequados no quesito adaptação ao nível de letramento em saúde, serão reformulados.Espera-se que a execução da proposta seja bem sucedida em aprimorar o atendimento à saúde do usuário do SUS, podendo ser adotada como padrão de capacitação de recursos humanos no Ceará. Acredita-se, ainda, que pelo seu ineditismo na forma de capacitação pretendida, a proposta poderá ser adotada também no País…
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Soraia Pinheiro Machado – Integrante / Helena Alves de Carvalho Sampaio – Coordenador / Cláudia Machado Vasconcelos – Integrante / Nádia Tavares Soares – Integrante / Maria da penha Baião Passamai – Integrante / Christiane Pineda Zanella – Integrante / Luisa Maria Oliveira Pinto – Integrante / Carmem Cemires Cavalcante Costa – Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Ministério da Saúde – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

 

2012 – Atual

Fatores sociodemográficos e nutricionais associados ao excesso de peso em pacientes atendidos em unidades básicas de saúde do município de São Luís – MA

Descrição: o trabalho busca investigar hábitos alimentares e estilo de vida de pacientes com excesso de peso atendidos em unidades básicas de saúde do município de São Luís a fim de elucidar a influência de fatores ambientais no excesso de peso e elaborar estratégias de prevenção e controle para este importante problema de saúde coletiva.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .

Integrantes: Soraia Pinheiro Machado – Coordenador / Janete Daniel de Alencar – Integrante / Maria Dos Remédios Lira – Integrante / Patrícia Pereira Nunes – Integrante / Kátia Danielle Araújo Lourenço Viana – Integrante / Carolina de Abreu Carvalho – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico – MA – Auxílio financeiro.

 

 

2012 – Atual

Comportamento alimentar de acadêmicos do primeiro e do último ano dos Cursos de Graduação em Nutrição do Estado do Maranhão

Descrição: Trata-se de um estudo transversal que investigará os hábitos alimentares e a presença de transtornos alimentares entre estudantes do primeiro e do último ano dos cursos de graduação em nutrição de instituições públicas e privadas do estado do Maranhão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Soraia Pinheiro Machado – Coordenador / Jéssica Maria Muniz Moraes – Integrante / Patrícia Pereira Nunes – Integrante / Kátia Danielle Araújo Lourenço Viana – Integrante / AMANDA COIMBRA OLIVEIRA – Integrante.

 

 

THEREZA MARIA MAGALHÃES MOREIRA

 

2015 – Atual

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE CARDIOVASCULAR PELO ENFERMEIRO

Descrição: A atual epidemiologia das doenças crônicas no Brasil e no mundo justifica a preocupação que os profissionais de saúde em geral e os enfermeiros em particular devem ter com a promoção da saúde cardiovascular, seja em população sadia ou naquela que já possui alguma cronicidade. O desafio, portanto, reside no controle dos fatores de risco para as DCV e na adoção de medidas de promoção e proteção à saúde, diagnóstico precoce e tratamento adequado. O objetivo desse projeto é desenvolver tecnologias educativas a serem utilizados pelo enfermeiro para promoção da saúde cardiovascular em doentes crônicos (hipertensos, diabéticos ou obesos), e sua validação. O estudo realizar-se-á em duas fases. Na primeira será feito um estudo metodológico para a construção e validação interna de tecnologias educativas para doentes crônicos. A segunda fase consistirá da validação clínica, em estudo de intervenção das tecnologias criadas. A ideia é criar, pelo menos, três tecnologias educativas em saúde ao longo de quatro anos, sendo uma para hipertensos, uma para diabéticos e outra para obesos. A escolha por essas doenças se deu pela experiência da pesquisadora junto a esses pacientes e pela possibilidade de aplicação das tecnologias criadas em um centro secundário de referência que tem cadastrados cerca de 45 mil pacientes com essas afecções e que possui sete ambulatórios para consulta de enfermagem a esse público. Inicialmente, prevê-se validação de conteúdo, de aparência e clínica. Outras avaliações que se fizerem necessárias ao longo do processo poderão ser acrescentadas. Acredita-se que tais tecnologias possam otimizar a saúde cardiovascular dessa clientela, prevenindo complicações em longo prazo e possibilitando uma atuação mais contextualizada e direcionada por parte dos enfermeiros que atendem esses pacientes. Aspira-se, ainda, que possa impactar positivamente no cuidado clínico de enfermagem à HAS, DM ou Obesidade, servindo de diretriz para a orientação clínica, seções de educação em saúde e mobilizações comunitárias para a melhoria do serviço de saúde. DESCRITORES: Enfermagem, promoção da saúde, doenças cardiovasculares.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Thereza Maria Magalhães Moreira – Coordenador / JENIFA CAVALCANTE DOS SANTOS SANTIAGO – Integrante / ANA CELIA CAETANO DE SOUZA – Integrante.

 

 

2014 – Atual

INQUÉRITO SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE E DO ACESSO À ATENÇÃO ESPECIALIZADA EM REGIÕES METROPOLITANAS BRASILEIRAS

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thereza Maria Magalhães Moreira – Integrante / MARIA SALETE BESSA JORGE – Coordenador.

 

 

2010 – Atual

Líder do Grupo Epidemiologia, Cuidado em Cronicidade e Enfermagem

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Thereza Maria Magalhães Moreira – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Universidade Estadual do Ceará – Remuneração.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 9

 

 

VALTER CORDEIRO BARBOSA FILHO