Conheça o Programa

                    

  PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA – PPSAC

 

O Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) consolidou-se em 2013, quando foi aprovado nas instâncias da Universidade Estadual do Ceará (UECE) o Doutorado em Saúde Coletiva próprio, com a Resolução Nº 976/2013 do Conselho Universitário (CONSU), de 06 de maio de 2013 e a Resolução do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEPE) Nº 3518/2013, de 30 de abril de 2013. O referido curso foi aprovado pela CAPES em 20 de setembro de 2013 na 149ª reunião do Conselho Técnico e Científico da Educação superior, o qual conformava o PPSAC, composto pelo Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva (MASC) e o Doutorado em Saúde Coletiva (DSC). O PPSAC é vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UECE, tendo como base as Resoluções do CEPE/UECE Nº 2470/2002, que estabelece normas para os Cursos e Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UECE; Nº 2494/2002 e 3383/2011, que aprovam, respectivamente, os Projetos Pedagógicos do Curso de Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva (CMASC) e de Doutorado em Saúde Coletiva (DSC) da UECE. Diante do exposto, destaca-se a evolução do Programa ao longo de 25 anos, desde 1994, quando o Mestrado em Saúde Pública foi iniciado.

 

Atualmente, o PPSAC destaca-se por estar situado na maior universidade estadual do Ceará, estado nordestino com diversas iniquidades socioeconômicas em saúde e com uma realidade epidemiológica que traz desafios grandiosos para a Saúde Pública. O PPSAC contribui com a formação em Saúde Coletiva de qualidade, especialmente para o sistema público do Estado, com diversos egressos em importantes funções na Secretaria da Saúde do Ceará, bem como na capital do Estado e nos diversos municípios do interior. Além de receber discentes oriundos do Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, tornando-se um polo formador na área, para considerável parte do nordeste brasileiro.

 

Atualmente, os docentes credenciados nas duas linhas de pesquisa do PPSAC são:

 

Linha 1 – Políticas, Planejamento e Avaliação em Saúde: Prof. Andrea Caprara (Bolsista CNPQ – nível 2), Prof. Antonio Rodrigues Ferreira Júnior, Profa. Ilvana Lima Verde Gomes, Prof. José Jackson Coelho Sampaio, Profa. Lúcia Conde de Oliveira, Prof. Marcelo Gurgel Carlos da Silva, Profa. Maria Rocineide Ferreira da Silva, Profa. Marlene Alves Marques Ávila, Profa. Maria Salete Bessa Jorge (Bolsista CNPQ – nível 1B).

 

Linha 2 – Situação de Saúde da População: Prof. Francisco José Maia Pinto, Profa. Helena Alves de Carvalho Sampaio, Profa. Ilana Nogueira Bezerra (Bolsista CNPQ – nível 2), Prof. José Wellington de Oliveira Lima, Profa. Paula Franssinetti Fernandes Castelo Branco, Prof. Pedro Braga Neto, Profa. Soraia Pinheiro Machado Arruda, Profa. Thereza Maria Magalhães Moreira (Bolsista CNPQ – nível 1A), Prof. Valter Cordeiro Barbosa Filho.

 

O PPSAC conta também com o docente visitante o Prof. José Maria Ximenes Guimarães.