UECE encerra a XV Semana Universitária e anuncia a data da próxima edição

26 de novembro de 2010 - 20:31 #

Com a premiação dos autores dos melhores trabalhos científicos, a entrega dos prêmios aos 12 vencedores do I Concurso de Cultura/PRAE e a conferência da pesquisadora da UNICAMP Evelina Dagnino, sobre o tema “Ciência para a Humanidade: a construção da cidadania”, foi encerrada na manhã desta sexta-feira (26/11), a XV Semana Universitária da UECE. Na ocasião foi feita a entrega das premiações aos alunos que obtiveram as primeiras colocações nos trabalhos apresentados, em cerimônia conduzida pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. José Jackson Coelho Sampaio e anunciada a data da XVI Semana Universitária, que acontecerá de 21 a 25 de novembro de 2011, além da data da solenidade de Diplomação de Mestres e outorga de Título de Doutor, agendada para o dia 13 de maio de 2011.

O Grupo de Sopros da UECE, sob a regência da professra Inez Martins, abriu, às 9h30, a solenidade, que ocorreu no Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará, no Campus do Itaperi, apresentando um repertório de músicas brasileiras estrangeiras. Em seguida, a professora Evelina Dagnino, fez a última conferência da Semana Universitária. Professora Evelina, em sua palestra, falou da necessidade da elevação intelectual das massas e uma reflexão sobre a cidadania. Disse que a cidadania não é uma essência única e sim uma construção histórica da cultura. Fez referências ao trabalhador, observando que “só é cidadão quem é trabalhador”. A Carteira de Trabalho, criada pelo Presidente Getúlio Vargas, expandiu o direito a cidadania. “Não podemos negar que, nos últimos tempos, o emprego com carteira assinada aumentou no Brasil, dando-se uma visão ampliada da cidadania”.

Em seguida, o Pró-Reitor de Políticas Estudantis, João Carlos Holanda Cardoso, fez a entrega dos prêmios aos vencedores do I Concurso Cultural PRAE/UECE, vale livro no valor de R$ 100,00 e uma agenda institucional da UECE. O concurso se destinava a selecionar textos literários de autoria de estudantes dos diferentes cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade, da capital e das Faculdades do interior do Estado. Os textos estão publicados, juntamente com as pinturas do artista plástico e professor da UECE Stiván Major, na agenda institucional da UECE, abrindo as folhas que apresentam cada um dos doze meses do ano.

A Reitora em exercício, Profa. Conceição Pio, presidiu  e a solenidade de encerramento da XV Semana Universitária da UECE. A cerimônia contou com a presença do ex-aluno do Mestrado de Políticas Públicas da UECE, Randolph Frederich Rodrigues Alves, eleito Senador da República mais jovem do país pelo Amapá, das conferencistas Rosa Ester e Evelina Dagnino, dos Pró-Reitores de Planejamento, de Graduação, e de Políticas Estudantis, da Pesquisadora Institucional da UECE, Profa. Socorro Osterne, Diretor e Vice-Diretora do Instituto Superior de Ciências Biomédicas da UECE, Diretores de Centros e Faculdades, Coordenadores de Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado, professores, estudantes, servidores, visitantes e conmvidados.

O evento, que fez parte também das comemorações dos 35 aos de criação da UECE, contou com quase 3 mil trabalhos científicos inscritos além de ações como conferências, palestras, mesas redondas, painéis, mostras, exposições, encontros, apresentações musicais, cursos de confecção de instrumentos musicais, oficinas musicais, sessão de premiação, lançamento coletivo de 38 livros editados pela Editora da UECE EdUECE, além de várias outras atividades.