Uece e Zeiss firmam parceria para criação de Centro de Referência em Microscopia Avançada

30 de junho de 2022 - 16:23

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, e o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Carlos Décimo, estiveram, no último dia 28, em Oberkochen, Alemanha, para assinatura do memorando de cooperação entre a Uece e a empresa alemã Zeiss Group, referência mundial na área de óptica e optoeletrônica.

A parceria impulsionará a criação de um Centro de Referência em Microscopia Avançada, a ser abrigado na Uece. O espaço contará com equipamentos de última geração, adquiridos por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec), do Governo do Estado do Ceará, liderado pela Secitece. Os equipamentos já adquiridos estão sendo montados na Uece.

O reitor Hidelbrando Soares fala sobre a parceria e o investimento feito. “A Uece, por meio do Promotec, adquiriu mais de 4 milhões de euros (cerca de 25 milhões de reais), em equipamentos de microscopia avançada. Estamos agora no processo de instalação de um complexo de laboratórios de Miscroscopia Avançada na Universidade Estadual do Ceará. Temos uma caminhada importante que envolve capacitação, reestruturação dentro da universidade para acolher esse Centro de Referência”.

O gestor destacou, ainda, as expectativas com o novo Centro. “Ele será fundamental para desenvolvimento da pesquisa e da formação de qualidade na nossa universidade e, de forma muito particular, de toda a área da Saúde da nossa universidade. A parceria com a Zeiss Group, aliada à nossa larga experiência na área de saúde e aos investimentos realizados em ensino, pesquisa e inovação tecnológica na Uece, nos levará a um novo patamar no desenvolvimento de pesquisas inovadoras e na formação de profissionais, de diversas áreas, como ciências básicas e aplicadas e, em especial, da Saúde”.

Os equipamentos já adquiridos estão sendo instalados no campus Itaperi e estarão, em breve, à disposição dos pesquisadores da comunidade científica do Brasil e do Exterior. Entre os equipamentos, estão previstos:

Axio image FL – responsável por análises de fluorescência;
Axio scan – para digitalizar imagens microscópicas;
Celldicover – microscópio eletrônico de altíssima resolução e desempenho;
Crossbean – sistema de aquisição de imagens por feixe de eletrons que permite observar detalhes na superfície de pequenos objetos;
Lightsheet – primeiro microscópio do grupo a ser instalado no Brasil, responsável por uma análise microscópica em 3D;
Metafer – sistema para escaneamento de lâminas integrado a um robô com fluorescência de suporte;
Apotome – microscópio invertido utilizado em cultura de células e pesquisas com vírus;
Axio Coobservação – sistema de campo claro que permite a observação ao mesmo tempo de 22 usuários;
Axio Image M2 – permite visualizar a estrutura, fotografar e dividir imagem em computador.

Fotos: Zeiss Group