Uece e Hospital César Cals discutem perfil do Hospital Universitário da Uece

20 de maio de 2022 - 10:59

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio de seu Centro de Ciências da Saúde (CCS), recebeu, na última quinta-feira (19), equipe do Hospital César Cals para reunião de dimensionamento do perfil assistencial do Hospital Universitário da Uece.

De acordo com o Vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira, “o Hospital Universitário da Uece é um equipamento de grande importância para a nossa sociedade, pois será destinado tanto ao atendimento do público quanto para ensino e pesquisa na Universidade. Teremos um hospital moderno e arrojado, que contemplará todas as atividades que possam agregar conhecimento aos profissionais de saúde, com o objetivo de prestar o melhor atendimento à população.”

A diretora do CCS, professora Ivelise Brasil, destaca que a experiência da Uece na formação em saúde é fundamental para a garantia da qualidade dos serviços. “O conjunto de conhecimentos gerados na Uece em diversas áreas acoplado à experiência dos cursos de saúde e de gestão darão uma visão de modernidade e de eficiência para o Hospital. Com isso, poderemos atender a um maior número de pessoas da Grande Fortaleza, que terão acesso mais facilitado aos serviços de saúde”, avalia a gestora. A professora ressalta, ainda, que “para a Uece, ampliam-se os campos de estágio e as possibilidades de ensino, pesquisa e pós-graduação nas áreas de saúde e nas correlatas, uma vez que todos os setores estarão envolvidos nesse microcosmo que será o Hospital Universitário.”

Para o diretor do Hospital César Cals, Dr. André Cortez, “o número de leitos no hospital irá aumentar em muito a oferta de serviços para a população cearense, inclusive em especialidades que o Hospital César Cals não fazia e que [o Hospital da Uece] passará a fazer, como cirurgia cardíaca, ortopedia e, mesmo, transplantes. Será um ganho muito grande para a população.”

Participaram da reunião o Vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira; a diretora do CCS, professora Ivelise Brasil; a coordenadora do curso de Medicina da Uece, professora Jocélia Bringel; o diretor do Hospital César Cals, Dr. André Cortez; o chefe do setor de Ginecologia e Obstetrícia, Dr. Flávio Ibiapina; a chefe do setor de Neonatologia, Dra. Ana Daniele Vitorino, e a chefe do setor de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Messejana, Dra. Klébia Castelo Branco.

Saiba mais

O projeto do Hospital Universitário da Uece é executado por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP) e ocupará uma área de 78,2 mil metros quadrados, com mais de 650 leitos, entre clínicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), distribuídos em três torres principais: clínica, cirúrgica e materno-infantil.