Reitor reúne-se com líderes estudantis para discutir cotas sociais

3 de dezembro de 2012 - 17:35

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jackson Sampaio, recebeu na manhã de terça-feira, dia 28, dirigentes e representantes de movimentos estudantis e sociais, que estavam realizando a Jornada Nacional por um Projeto Popular para a Educação. Na pauta principal, as Políticas Afirmativas, com ênfase nas cotas sociais.

Atualmente, como explicou o reitor,  a  UECE vai muito além do que é determinado pelo Ministério da Educação em relação às cotas sociais. Quase 50% (49%) de suas vagas são preenchidas com estudantes da rede pública de ensino, e no Interior, este percentual chega a quase 100%. Cinquenta e oito por cento com alunos que se declaram não brancos e 61% com estudantes oriundos de família de baixa renda. “O que estamos estudando agora é se podemos ir mais adiante e podemos garantir que em 2013 ampliaremos 15% no número de vagas”, assegurou o reitor aos manifestantes, que consideram progressista a atual administração superior da UECE .

Apesar da audiência não ter sido agendada, o reitor, o vice-reitor, Hidelbrando Soares, e o pró-reitor de Políticas Estudantis, Antônio de Pádua Santiago de Freitas, ouviram as demais reivindicações dos líderes de movimentos como Levante Popular da Juventude, dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento Negro.