Professora da Universidade do Porto ministra seminário e minicurso na Uece

5 de dezembro de 2022 - 10:58 #

No âmbito das cooperações acadêmicas com a Universidade do Porto (Portugal), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) recebeu a professora Paula Guerra (UPorto) que ministrou o seminário “Vi:g(en) . Novos movimentos sociais, ativismo e sustentabilidade ambiental e alimentar”, nos dias 29 e 30 de novembro e do minicurso “Sonhar mais alto que o céu. Arte, cidadania, metodologias participativas e novas formas de resistência juvenil” que ocorreu na manhã do dia 1o. de dezembro. As atividades foram realizadas pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Uece.

A professora Paula Guerra é doutora em Sociologia pela Universidade do Porto e investigadora integrada no Instituto de Sociologia da mesma Universidade (IS-UP). Membro da Comissão Científica do Mestrado em Sociologia da Universidade do Porto, faz também parte de outros centros de investigação internacionais: Investigadora Associada no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT); no CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória”; no Dinâmia’CET – IUL; Professora Associada Adjunta do Griffith Centre for Social and Cultural Research (GCSCR); Pesquisadora Convidada Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (PPGS-UFF), do Grupo de Pesquisa em História, Cultura e Subjetividade da Universidade Federal do Piauí e da Universidade de Brasília (Brasil); do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE) e do Laboratório de Música e Análise Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco (L.A.M.A.). É fundadora e coordenadora da Rede Todas As Artes, Rede Luso-Afro-Brasileira de Sociologia da Cultura e das Artes (com Glória Diógenes e Lígia Dabul). Pertence à Rede Interdisciplinar de Estudo das Subculturas, Música Popular e Mudança Social e à Rede de Pesquisa Sociológica das Artes da Associação Sociológica Europeia. Tem sido professora/investigadora convidada em várias universidades internacionais: Université Cadi Ayyad Marrakech – UCA (Marrocos), Université Sidi Mohammed Ben Abdellah, Fez – USMBA (Marrocos), Hué University – HUEUNI (Vietnã), Universidade Nacional de Timor Lorosae – UNTL (Timor), Griffith University (Austrália), Università di Padova (Itália), Uniwersytet Im Adama Mickiewicza W Poznaniu – UAM (Polónia), Katholieke Universiteit – KU Leuven (Bélgica), Concordia University of Edmonton – CUE (Canadá) e Universitat Autònoma de Barcelona – UAB Barcelona (Espanha) – entre outras.

A professora Paula Guerra coordena e participa ainda de vários projetos de pesquisa nacionais e internacionais no campo das culturas juvenis e da sociologia da arte e da cultura. É também orientadora de vários projetos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento nessas áreas temáticas. É membro do conselho editorial de várias revistas científicas nacionais e internacionais, assim como revisora científica de vários artigos e livros de âmbito internacional. Os seus interesses de investigação atuais incluem música popular, culturas e carreiras DIY, subculturas e pós-subculturas, teoria crítica social, teorias sociológicas, metodologias de investigação qualitativa, música e cenas musicais underground, autenticidade, aura e carisma nas artes, campos culturais, mundos da arte, cinema, performance. É coordenadora e fundadora da Conferência KISMIF e coordenadora da Secção Temática Arte, Cultura e Comunicação da Associação Portuguesa de Sociologia. É fundadora e diretora (em conjunto com Glaucia Villas Boas) da revista científica Todas as as Artes. Revista Lusófona de Arte e Cultura. É autora (com Andy Bennett) do livro DIY Cultures and Underground Music Scenes (Oxford: Routledge, 2018), (com Mike Dines, Alastair Gordon e Russ Bestley) The Punk Reader. Research Transmissions from the Local and the Global (Bristol: Intellect, 2019), e (com Pedro Quintela) do livro Punk, Fanzines and DIY Cultures in a Global World. Fast, Furious and Xerox (Londres: Palgrave, 2020). Publicou recentemente os livros Redefining art worlds in the late modernity (Universidade do Porto, 2016), More than loud (Porto: Afrontamento, 2015), On the road to the American underground (Universidade do Porto, 2015), As Palavras do Punk, Lisboa: Alêtheia, 2015), A Instável Leveza do Rock (Porto: Afrontamento, 2013). Publicou 55 capítulos de livros (40 em editoras internacionais – Reino Unido, EUA, Canadá, Alemanha e Brasil) e 87 artigos em revistas especializadas – 55 deles em revistas internacionais, incluindo revistas WOS-Q1, como o Journal of Sociology, Popular Music and Society, European Journal of Cultural Studies, Critical Arts, Portuguese Journal of Social Sciences, Cultural Sociology, Young, and top ranked Latin-American journals such as Sociologia & Antropologia, Horizontes Antropológicos and Tempo (Niterói, online).