Professor da UECE fez acompanhamento físico de dupla do vôlei de praia nas Olimpíadas

10 de agosto de 2021 - 10:31 # # #

O professor Adriano Loureiro, do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (Uece), participou das Olimpíadas 2020, em Tóquio, acompanhando a preparação física e o monitoramento fisiológico da dupla Ana Patrícia e Rebecca, que representou o Brasil no vôlei de praia feminino.

O docente conta que, há um ano, recebeu convite do preparador Reis Castro, técnico da dupla, para fazer parte do ciclo olímpico. “Ele estava precisando de uma orientação mais detalhada com relação à preparação física e à fisiologia das atletas. O acompanhamento é feito diariamente, com cerca de uma hora de treino por dia, de segunda a sexta-feira. Tem uma pequena variação, dependendo se tem competição ou se elas vão viajar”, detalha o professor Adriano.

De acordo com o preparador físico, vários aspectos foram considerados no treinamento da dupla olímpica, sobretudo, pelo fato de o vôlei de praia se tratar de uma modalidade esportiva muito árdua, em que uma partida dura aproximadamente 45 minutos, quando é disputada em dois sets, podendo chegar a uma hora e cinco minutos, se for para o tie-break (que é disputado quando há empate nos dois sets anteriores).

“A partida é jogada, normalmente, sob o sol, com clima adverso, e, devido a isso, o atleta tem que ter uma boa resistência para sustentar as ações motoras. Se ele tem um condicionamento físico baixo, mesmo que tenha boa habilidade e boa técnica, ele não consegue colocá-las em prática porque estará fadigado. No caso do voleibol, é necessário ter boa resistência física para suportar o período de jogo e, além disso, ter potência, velocidade e agilidade, porque as ações do voleibol são muito rápidas. É preciso muita força. Basicamente, a prioridade nos treinamentos, tanto técnico quanto físico, é o desenvolvimento desse padrão motor, além das habilidades motoras, que são condições sine qua non para uma boa prática esportiva”, explica o educador físico.

 

PREPARAÇÃO FÍSICA

Adriano Loureiro informa que sua profissão de base é a de preparador físico, sempre acompanhando atletas de alto rendimento. Esta já é a terceira edição das Olimpíadas em que o docente atuou como preparador de atletas do vôlei de praia. Em 2004, nos jogos de Atenas, o docente integrou a equipe de treinadores da dupla Márcio e Benjamin. Também participou da preparação da dupla Márcio e Fábio Luiz, que conquistou a medalha de prata nos jogos olímpicos de Pequim, em 2008.

O professor ressalta a importância dos educadores físicos no acompanhamento do treinamento dos atletas. Segundo ele, sem um trabalho especializado, a probabilidade de rendimento dos atletas diminui. “Participamos de uma Olimpíada em que o nível técnico é muito alto. Por isso, há necessidade de ter um suporte técnico especializado. Pudemos encontrar os melhores profissionais do mundo na área do esporte, e a Educação Física do Brasil está de parabéns, pois a gente produz muitos profissionais qualificados e estudiosos de diversas áreas. A formação do profissional na Educação Física – a graduação é o primeiro passo, depois é necessário se especializar – é muito importante”, enfatiza o professor Adriano.

A dupla Ana Patrícia e Rebeca ficou em quinto lugar na classificação geral do vôlei de praia feminino nas Olimpíadas de Tóquio. O professor Adriano Loureiro destaca a importância da “missão especial, honra e satisfação” que foi representar o Brasil em um torneio olímpico, evento que envolve todos os países do mundo. “Mesmo sem medalhas, o fato de estar representando seu País e jogar bem, ser agraciado e receber elogios pelo seu trabalho é muito bacana. É uma distinção profissional participar de uma olimpíada”, conclui o docente.